O que diz a Lei nº 12.305 2010?

Perguntado por: Bruno Jaime Loureiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

A Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”). Possui uma abordagem atual e importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O que diz a Lei do lixo?

O Governo Federal através da Lei nº 14.026 de 15 de julho de 2020, institui o novo Marco Legal do Saneamento Básico. A lei obriga os municípios brasileiros a aplicarem tarifas ou taxas de serviços de gestão dos resíduos sólidos, o lixo produzido pelas cidades.

O que diz o Plano Nacional de resíduos sólidos?

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.

O que aborda o artigo 1º da Lei 12.305 2010 sobre a Política Nacional dos resíduos sólidos?

1o Esta Lei institui a Política Nacional de Residuos Solidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos ...

Quais as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

DIRETRIZES APLICÁVEIS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS. Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A Lei 12.305/2010 e os Planos de Resíduos Sólidos

36 questões relacionadas encontradas

O que diz a Lei 14026 20?

“Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.666, de 21 de junho de 1993, e 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; e revoga a Lei nº 6.528, de 11 de maio de 1978.”

Quem é responsável pelo lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

Quem é responsável pelo descarte de lixo no Brasil?

Por esses motivos novas alternativas para a destinação do lixo no país se tornam cada vez mais necessárias, e vem sendo elaboradas não só pelo poder público, mas também por ambientalistas e profissionais da área, além da própria população.

Qual ministério cuida do lixo?

Ministério do Meio Ambiente — Português (Brasil)

Qual órgão cuida do lixo no Brasil?

No âmbito Federal os órgãos que podem fiscalizar esse documento são: Ministério do Meio Ambiente (MMA); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Ibama);

O que mudou com a Lei 14026?

O novo marco regulatório do saneamento básico, introduzido por meio da Lei nº 14.026/2020, traz algumas relevantes inovações: prevê a obrigatoriedade de os contratos preverem metas de desempenho e de universalização dos serviços; adota como princípio a regionalização dos serviços de saneamento; promove mudanças ...

São ações do saneamento básico?

Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômicas de uma região tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Quais são as 4 grandes áreas do saneamento básico?

Água de qualidade, drenagens pluviais, esgoto eficiente, resíduos sólidos e limpeza urbana integram os quatro pilares do saneamento básico.

Quais são os benefícios do saneamento básico?

Não deixe de acompanhar e entender mais desse assunto tão relevante!
  • Erradicação de doenças. ...
  • Aumento da qualidade de vida. ...
  • Melhoria nos indicadores de saúde. ...
  • Aumento do Índice de Desenvolvimento Humano. ...
  • Redução de gastos em saúde pública. ...
  • Preservação do meio ambiente. ...
  • Estímulo ao turismo.

Quem tem direito a saneamento básico?

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

O que mudou no marco do saneamento?

Com o novo marco do saneamento, a meta do governo federal é que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto até 2033.

Quais as principais alterações trazidas pela Lei nº 11.445 2007?

A partir de agora, será obrigatória a abertura de licitação, na qual poderão concorrer prestadores de serviço públicos ou privados. - Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico no país.

Qual a Lei do novo marco do saneamento?

Uma subcomissão de deputados vai acompanhar a regulamentação e a implementação do novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/20), em vigor desde julho do ano passado.

Qual é o órgão responsável pela fiscalização de resíduos industriais?

Cabe ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e os órgãos estaduais e municipais a fiscalização ambiental, dependendo do tipo de atividade econômica. Sendo assim a NR 25 deve ser aplicada somente a partir da consulta da legislação federal, estadual e municipal.

O que é a gestão do lixo?

O gerenciamento de resíduos pode ser entendido como uma série de ações que envolvem as etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequadas.

O que o governo pode fazer com o lixo?

Novembro/2019: Inclusão da recuperação energética de resíduos sólidos no Programa de Parcerias de Investimento do Governo Federal - Decreto nº 10.117/2020. Dezembro/2019: Ampliação da logística reversa de óleo lubrificante, com incremento em mais de 100 milhões de litros enviados para reciclagem até 2023.

O que podemos fazer para resolver o problema do lixo?

Atualmente, costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos quatro Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Reduzir e reutilizar são soluções que acontecem quase paralelamente.

O que podemos fazer para solucionar o problema do lixo?

As soluções são inúmeras, basta escolher…
  1. Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
  2. Biodigestão. ...
  3. Crédito de carbono. ...
  4. Incineração. ...
  5. O lixo que vira asfalto.

O que podemos fazer para diminuir o problema do lixo?

Como reduzir a produção de lixo no dia a dia
  1. Planeje suas compras.
  2. Opte pela produção caseira. ...
  3. Priorize produtos com refil e a granel. ...
  4. Prefira embalagens reutilizáveis e retornáveis. ...
  5. Colabore com a reciclagem de lixo eletrônico e a coleta seletiva. ...
  6. Evite descartáveis. ...
  7. Reaproveite o lixo orgânico.

Qual o objetivo da gestão de resíduos?

Minimizar a geração de resíduos; Proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e correto; Proteger os trabalhadores, a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente.

Artigo anterior
Como funciona o Tether?
Artigo seguinte
Quais são as vantagens de energia elétrica?