O que é preciso para se tornar um conselheiro tutelar?
Perguntado por: Sérgio Azevedo Lima | Última atualização: 29. März 2025Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)
- Idade mínima de 21 anos para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar;
- Residência no município;
- Boa conduta moral;
- Capacidade física e mental;
- Ensino médio completo.
Quais os requisitos para se candidatar a conselheiro tutelar?
Para se candidatar ao cargo, os interessados devem cumprir alguns critérios definidos em lei, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar.
Qual faculdade devo fazer para trabalhar no Conselho Tutelar?
No curso de Conselheiro Tutelar, você desenvolve competências e habilidades para atuar na proteção integral da criança e do adolescente, na preservação, garantia e promoção dos direitos individuais, humanos, familiares, coletivos e sociais.
Qual é o salário de um conselheiro tutelar?
Nenhuma remuneração adicional foi relatada para esta função. Qual é o salário de Conselheiro tutelar? O salário médio nacional de Conselheiro tutelar é de R$1.900 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Conselheiro tutelar na sua região.
O que preciso saber para ser conselheiro tutelar?
O conselheiro tutelar deve conhecer o ECA, saber cumprir suas atribuições específicas, conhecer as políticas públicas, o funcionamento da administração pública municipal e tudo o que contribuir para o melhor desempenho de suas funções.
Conselho tutelar: O passo a passo para você ser uma conselheira tutelar
Quantos votos são necessários para se eleger conselheiro tutelar?
No término do processo eleitoral, as cinco que acumularem a maior quantidade de votos irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município e região administrativa. Além disso, serão eleitos outros cinco conselheiros suplentes.
Quem trabalha no Conselho Tutelar pode ter outro emprego?
28 , "ser vedada a acumulação da função de conselheiro tutelar com cargo, emprego ou outra função pública remunerados" - Embora sejam considerados agentes honoríficos, a partir da vigência da Lei nº 12.696 /12, que alterou o art.
Quantas horas por dia trabalha um conselheiro tutelar?
люб Page 4 sofrer interrupção. Não se admite, por exemplo, férias coletivas ou recesso administrativo, como nos finais de ano. A carga horária mínima prevista nas leis municipais dos Conselhos Tutelares, é regra geral, de 40h (quarenta) horas semanais, sendo a jornada diária de 08 (oito) horas.
Quem pode se candidatar a conselheiro tutelar?
- Ter reconhecida idoneidade moral; - Ter idade superior a 21 anos; - Residir no município. O processo de escolha deverá ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - que deve ser criado e estar funcionando antes do(s) Conselho(s) Tutelar(es).
Quem paga o salário dos conselheiros tutelares?
A Lei nº 234/92, que dispõe sobre os Conselhos Tutelares, determina, em seu art. 19, que a remuneração de seus conselheiros corresponderá a 30% (trinta por cento) do Padrão três da Classe Especial do Cargo de Administração Pública do Distrito Federal.
Qual a duração do mandato de um conselheiro tutelar?
O mandato dos conselheiros dura quatro anos.
Quanto tempo dura a Faculdade de Conselho Tutelar?
20 horas/aula. Curso intensivo com duração de 20 horas. Conselheiros Tutelares, suplentes, equipe técnica e demais profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que atuam na rede de proteção de crianças e adolescentes.
Quem trabalha no Conselho Tutelar é funcionário público?
O conselheiro tutelar não é caracterizado como servidor público, e embora se afaste de seu cargo, para concorrer à eleição para vereador, não tem direito à remuneração, no período de afastamento, sem previsão específica em lei municipal.
Quantas vezes pode se candidatar a Conselheiro Tutelar?
O Plenário aprovou por unanimidade o projeto (PL 1783/2019) que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para permitir que os conselheiros tutelares possam disputar indefinidamente a reeleição.
Quando será a próxima eleição para Conselho Tutelar 2024?
Na ocasião, serão escolhidos cinco titulares com mandato válido para o quadriênio 2024/2027. A eleição será realizada no dia 1º de outubro e a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes será em 10 de janeiro de 2024.
Como comprovar experiência para ser Conselheiro Tutelar?
Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), serão aceitas como comprovantes dessa experiência as declarações emitidas por entidade regularmente registrada a mais de um ano no CDCA/DF, contendo função, período e atividades exercidas.
Qual é a autoridade de um Conselheiro Tutelar?
De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.
Quantas vagas são para Conselheiro Tutelar?
Estão disponíveis 260 vagas de conselheiros tutelares, o correspondente a cinco cargos por CT.
O que faz um Conselheiro Tutelar perder o cargo?
As penalidades de suspensão do exercício da função e de destituição do mandato poderão ser aplicadas ao Conselheiro Tutelar nos casos de descumprimento de suas atribuições, prática de crimes que comprometam sua idoneidade moral ou conduta incompatível com a confiança outorgada pela comunidade.
Quais são os direitos trabalhistas de um Conselheiro Tutelar?
O ECA já assegura aos conselheiros tutelares, cuja principal função é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, direito a cobertura previdenciária; férias anuais remuneradas e acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal; licença-maternidade; licença-paternidade; e gratificação natalina.
Quantos dias da semana o Conselheiro Tutelar trabalha?
De qualquer modo, importante jamais perder de vista que o Conselheiro Tutelar é Conselheiro 24 (vinte e quatro) horas por dia, 07 (sete) dias por semana (como também é o caso do Promotor de Justiça, do Juiz e de outros "agentes políticos"), e que o Conselho Tutelar é um órgão COLEGIADO, que para funcionar adequadamente ...
O que não compete ao Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar não pode atuar para suprir ausências, faltas, omissões de outros órgãos, como por exemplo: de uma Vara do Poder Judiciário, de um órgão do Ministério Público, de uma Delegacia de Policia, de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (ou homólogas) etc.
Quem é concursado pode ser conselheiro tutelar?
Por fim, cumpre-nos ressaltar que a legislação federal que regulamenta os Conselhos Tutelares prever que “a função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada”.
Quem é aposentado pode ser conselheiro tutelar?
Indaga-se, em síntese, se servidor aposentado pelo regime geral de previdência social pode exercer função de Conselheiro Tutelar, auferindo, simultaneamente, o benefício de aposentadoria junto ao INSS e remuneração, sem incorrer em vedação constitucional.
O que é vedado ao conselheiro tutelar?
139, §3º que: "no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor".
Porque não ter um Pitbull?
Como é feito a curva de nível?