O que é preciso para se tornar um conselheiro tutelar?

Perguntado por: Sérgio Azevedo Lima  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Em geral, os requisitos podem variar de acordo com a legislação de cada município, mas algumas características comuns incluem:
  1. Idade mínima de 21 anos para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar;
  2. Residência no município;
  3. Boa conduta moral;
  4. Capacidade física e mental;
  5. Ensino médio completo.

Quais os requisitos para se candidatar a conselheiro tutelar?

Para se candidatar ao cargo, os interessados devem cumprir alguns critérios definidos em lei, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar.

Qual faculdade devo fazer para trabalhar no Conselho Tutelar?

No curso de Conselheiro Tutelar, você desenvolve competências e habilidades para atuar na proteção integral da criança e do adolescente, na preservação, garantia e promoção dos direitos individuais, humanos, familiares, coletivos e sociais.

Qual é o salário de um conselheiro tutelar?

Nenhuma remuneração adicional foi relatada para esta função. Qual é o salário de Conselheiro tutelar? O salário médio nacional de Conselheiro tutelar é de R$1.900 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Conselheiro tutelar na sua região.

O que preciso saber para ser conselheiro tutelar?

O conselheiro tutelar deve conhecer o ECA, saber cumprir suas atribuições específicas, conhecer as políticas públicas, o funcionamento da administração pública municipal e tudo o que contribuir para o melhor desempenho de suas funções.

Conselho tutelar: O passo a passo para você ser uma conselheira tutelar

36 questões relacionadas encontradas

Quantos votos são necessários para se eleger conselheiro tutelar?

No término do processo eleitoral, as cinco que acumularem a maior quantidade de votos irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município e região administrativa. Além disso, serão eleitos outros cinco conselheiros suplentes.

Quem trabalha no Conselho Tutelar pode ter outro emprego?

28 , "ser vedada a acumulação da função de conselheiro tutelar com cargo, emprego ou outra função pública remunerados" - Embora sejam considerados agentes honoríficos, a partir da vigência da Lei nº 12.696 /12, que alterou o art.

Quantas horas por dia trabalha um conselheiro tutelar?

люб Page 4 sofrer interrupção. Não se admite, por exemplo, férias coletivas ou recesso administrativo, como nos finais de ano. A carga horária mínima prevista nas leis municipais dos Conselhos Tutelares, é regra geral, de 40h (quarenta) horas semanais, sendo a jornada diária de 08 (oito) horas.

Quem pode se candidatar a conselheiro tutelar?

- Ter reconhecida idoneidade moral; - Ter idade superior a 21 anos; - Residir no município. O processo de escolha deverá ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - que deve ser criado e estar funcionando antes do(s) Conselho(s) Tutelar(es).

Quem paga o salário dos conselheiros tutelares?

A Lei nº 234/92, que dispõe sobre os Conselhos Tutelares, determina, em seu art. 19, que a remuneração de seus conselheiros corresponderá a 30% (trinta por cento) do Padrão três da Classe Especial do Cargo de Administração Pública do Distrito Federal.

Qual a duração do mandato de um conselheiro tutelar?

O mandato dos conselheiros dura quatro anos.

Quanto tempo dura a Faculdade de Conselho Tutelar?

20 horas/aula. Curso intensivo com duração de 20 horas. Conselheiros Tutelares, suplentes, equipe técnica e demais profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que atuam na rede de proteção de crianças e adolescentes.

Quem trabalha no Conselho Tutelar é funcionário público?

O conselheiro tutelar não é caracterizado como servidor público, e embora se afaste de seu cargo, para concorrer à eleição para vereador, não tem direito à remuneração, no período de afastamento, sem previsão específica em lei municipal.

Quantas vezes pode se candidatar a Conselheiro Tutelar?

O Plenário aprovou por unanimidade o projeto (PL 1783/2019) que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para permitir que os conselheiros tutelares possam disputar indefinidamente a reeleição.

Quando será a próxima eleição para Conselho Tutelar 2024?

Na ocasião, serão escolhidos cinco titulares com mandato válido para o quadriênio 2024/2027. A eleição será realizada no dia 1º de outubro e a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes será em 10 de janeiro de 2024.

Como comprovar experiência para ser Conselheiro Tutelar?

Segundo o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF), serão aceitas como comprovantes dessa experiência as declarações emitidas por entidade regularmente registrada a mais de um ano no CDCA/DF, contendo função, período e atividades exercidas.

Qual é a autoridade de um Conselheiro Tutelar?

De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

Quantas vagas são para Conselheiro Tutelar?

Estão disponíveis 260 vagas de conselheiros tutelares, o correspondente a cinco cargos por CT.

O que faz um Conselheiro Tutelar perder o cargo?

As penalidades de suspensão do exercício da função e de destituição do mandato poderão ser aplicadas ao Conselheiro Tutelar nos casos de descumprimento de suas atribuições, prática de crimes que comprometam sua idoneidade moral ou conduta incompatível com a confiança outorgada pela comunidade.

Quais são os direitos trabalhistas de um Conselheiro Tutelar?

O ECA já assegura aos conselheiros tutelares, cuja principal função é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, direito a cobertura previdenciária; férias anuais remuneradas e acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal; licença-maternidade; licença-paternidade; e gratificação natalina.

Quantos dias da semana o Conselheiro Tutelar trabalha?

De qualquer modo, importante jamais perder de vista que o Conselheiro Tutelar é Conselheiro 24 (vinte e quatro) horas por dia, 07 (sete) dias por semana (como também é o caso do Promotor de Justiça, do Juiz e de outros "agentes políticos"), e que o Conselho Tutelar é um órgão COLEGIADO, que para funcionar adequadamente ...

O que não compete ao Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar não pode atuar para suprir ausências, faltas, omissões de outros órgãos, como por exemplo: de uma Vara do Poder Judiciário, de um órgão do Ministério Público, de uma Delegacia de Policia, de uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (ou homólogas) etc.

Quem é concursado pode ser conselheiro tutelar?

Por fim, cumpre-nos ressaltar que a legislação federal que regulamenta os Conselhos Tutelares prever que “a função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada”.

Quem é aposentado pode ser conselheiro tutelar?

Indaga-se, em síntese, se servidor aposentado pelo regime geral de previdência social pode exercer função de Conselheiro Tutelar, auferindo, simultaneamente, o benefício de aposentadoria junto ao INSS e remuneração, sem incorrer em vedação constitucional.

O que é vedado ao conselheiro tutelar?

139, §3º que: "no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor".

Artigo anterior
Porque não ter um Pitbull?
Artigo seguinte
Como é feito a curva de nível?