O que diz a LDB sobre avaliação na educação Infantil?

Perguntado por: Luana Assunção Coelho  |  Última atualização: 4. August 2024
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Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Como deve ser a avaliação de acordo com a LDB?

A atual LDB (Lei n. 9.394/1996) estabeleceu que a avaliação deve ser contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos sempre prevaleçam sobre os quantitativos, priorizando, dessa forma, a qualidade e o processo de aprendizagem. Em outras palavras, expressou claramente que a avaliação deveria ser formativa.

O que diz a BNCC sobre a avaliação na educação infantil?

A BNCC não aborda, especificamente, a questão da avaliação na Educação Infantil, mas registra a necessidade da intencionalidade educativa e do acompanhamento da prática. DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Como deve ser feita a avaliação em crianças da educação infantil?

Seguindo essa perspectiva, a Avaliação na Educação Infantil, segundo as professoras da pesquisa, deve ser realizada através de observações, registros, acompanhamento, podendo participar no processo de conhecimento da criança, e também estar envolvendo a avaliação de um grupo todo e da criança individualmente.

O que diz o artigo 21 da LDB?

Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I – educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – educação superior.

LDB - 50 QUESTÕES ATUALIZADAS PARA GABARITAR EM 2024

25 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 35 da LDB?

A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Art. 35.

O que diz o artigo 14 da LDB?

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

O que diz a BNCC sobre a avaliação?

A BNCC muda as avaliações regulares, também chamadas de avaliações formativas. Elas consistem em propostas avaliativas capazes de melhorar o processo de ensino a partir dos dados coletados na aplicação de provas e outros instrumentos. O objetivo é identificar dificuldades de aprendizagem para a correção rápida.

Como fazer a avaliação na educação infantil seguindo as diretrizes da BNCC?

Como fazer a avaliação na Educação Infantil seguindo as diretrizes da BNCC
  1. LEIA MAIS Guia da Base: entenda as mudanças em Educação Infantil. ...
  2. LEIA MAIS Conheça uma experiência que coloca o pensar e agir da criança no centro do processo educativo. ...
  3. LEIA MAIS Conheça os conceitos essenciais para a BNCC e Educação Infantil.

O que é uma avaliação na educação infantil?

A avaliação na Educação Infantil não tem o objetivo de fazer a criança passar de ano, mas o intuito de observar, privilegiar os interesses e as necessidades de cada criança, como também acompanhar a sua evolução, acreditar e valorizar suas descobertas.

Como avaliar crianças de 0 a 3 anos?

Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
  1. Quais são as características do aluno?
  2. Como é a sua participação nas atividades?
  3. Tem autonomia?
  4. Quais são as suas habilidades e dificuldades?
  5. Como se ele comporta nas aulas?
  6. Como se relaciona com colegas e professores?
  7. Como reage às conquistas e fracassos?

Qual é a principal ferramenta de avaliação na Educação Infantil?

A principal ferramenta de avaliação na Educação Infantil é a observação (alternativa b). Através da observação, os educadores podem acompanhar o desenvolvimento das crianças, identificar suas habilidades, dificuldades e progressos, além de adaptar as atividades de acordo com suas necessidades individuais.

O que avaliar em uma criança de 2 anos?

Junta duas ou mais palavras, construindo frases curtas; Linguagem pode ser incompreensível, mesmo pelos familiares; Nomeia objetos familiares e figuras; Identifica cabelo, mãos, pés, nariz, boca e sapatos.

O que diz o artigo 24 da lei 9394 96?

ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. VII - cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

O que diz o artigo 32 da LDB sobre o ensino fundamental?

“Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, inicia-se no ano em que a criança completar 6 (seis) anos de idade, e tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (...)”

O que diz a LDB número 9394 96 Capítulo V da educação especial?

V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à ...

Quais são os tipos de avaliação de acordo com a BNCC?

3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC
  • Seminários. O seminário é o primeiro dos métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC que resolvemos apresentar a você. ...
  • Autoavaliação. A autoavaliação é o segundo método de nossa lista de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC. ...
  • Atividades online.

O que significa planejar e avaliar na etapa da Educação Infantil?

O planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de ...

Quais são os 4 tipos de avaliação?

Dessa forma, é essencial conhecê-los para aplicar o método ideal para cada etapa educacional. Entre as avaliações principais, destacamos a formativa, somativa, diagnóstica e normativa. É válido ressaltar que, em determinadas situações, essas concepções podem abrir mão de alguns instrumentos avaliativos tradicionais.

Qual a importância do artigo 31 na Educação Infantil?

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Quais são os critérios de avaliação escolar?

Confira as 4 principais metodologias para avaliar o aluno!
  • Sala de aula invertida. A metodologia da sala de aula invertida é um critério de avaliação da metodologia ativa de aprendizado. ...
  • Ensino híbrido. ...
  • Seminários e Rodas de Conversa. ...
  • Gamificação. ...
  • Prova avaliativa. ...
  • Autoavaliação. ...
  • Simulados. ...
  • Atividades online.

O que diz o artigo 42 da LDB?

Art. 42. As escolas técnicas e profissionais, além dos cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.

O que diz o artigo 17 da LDB?

Os servidores civis e militares, quando transferidos de sede no interesse da Administração Pública, possuem direito à matrícula em estabelecimento de ensino superior, desde que congêneres as instituições. 3. Deve ser afastada a multa aplicada pelo tribunal de origem com base no parágrafo único do art.

O que diz o artigo 44 da LDB?

O candidato aprovado em concurso vestibular só tem direito à matrícula se, na data estabelecida para a sua realização, já houver concluído seus estudos de nível médio ou equivalente, não lhe sendo lícito efetivá-la sem o preenchimento desse requisito, expressamente estabelecido pelo art.

O que diz o artigo 12 da LDB?

ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. X - estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas. XI - promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.

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