O que diz a LDB sobre a participação da família na escola?

Perguntado por: Tomás Nuno Vieira Torres Valente  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

O artigo 2º da LDB afirma que a educação é direito de todos e dever da família e do Estado cabendo aos pais, na idade própria, matricular seus filhos na rede escolar, cumprindo ao Estado a responsabilidade de oferecer vagas e condições adequadas de ensino.

Qual a importância da participação da família na escola?

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.

O que diz a Constituição Federal com relação à participação da família no processo educacional?

Segundo o disposto na Constituição Federal, a educação é um direito de todos, bem como dever do Estado e da própria família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração de toda a sociedade, para o desenvolvimento pleno da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (CF ...

O que diz a LDB sobre a responsabilidade dos pais?

“Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais. Parágrafo único.

Como a escola deve trabalhar a parceria com a família?

É fundamental que a escola ofereça um canal de comunicação para que a família possa, sempre que necessário, dialogar com professores e coordenadores sobre problemas e dificuldades, tirar dúvidas, dar sugestões, entre outros. Essa dica vale também para as reuniões periódicas, mas principalmente para o dia a dia.

Educação: dever do Estado e da família (LDB arts. 4º e 6º)

29 questões relacionadas encontradas

Como deve ser a relação família e escola?

A família é o primeiro universo que a criança tem contato, logo após é a escola, por isso ambas as instituições devem ter uma relação de confiança, pois é isso que a criança necessita para melhorar seu processo de aprendizagem.

Como fortalecer o vínculo família e escola?

  1. Conheça as famílias. Entender a realidade dos responsáveis pelos alunos é essencial para definir estratégias de aproximação e construção de parceria.
  2. Criar espaços de diálogos. ...
  3. Comunique-se de forma construtiva. ...
  4. Agende encontros individuais. ...
  5. Construa uma escola democrática. ...
  6. Qualifique as reuniões coletivas.

Qual a responsabilidade dos pais na educação dos filhos?

Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais na velhice. No ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) existe previsão obrigando os pais ou responsáveis a matricular seus filhos na rede escolar: Art.

Quais são as responsabilidades dos pais?

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda, convivência, assistência material e moral e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais (NR).

O que é responsabilidade dos pais?

Como regra geral, os pais são responsáveis pela reparação civil decorrente de atos ilícitos praticados pelos filhos menores que estiverem sob seu poder e em sua companhia.

Qual a importância da família na inclusão do aluno na escola?

Além dos próprios educadores, as famílias que integram a comunidade escolar podem estimular uma cultura de respeito às diferenças, observar e mediar os conflitos que tais diferenças geram entre os estudantes, contribuir, enfim, para a inclusão e um ambiente de respeito e solidariedade.

Qual a importância da interação familiar?

A participação da família dá mais segurança para os filhos

Quando a família participa ativamente da vida escolar dos seus filhos, ela demonstra estar interessada no processo em que as crianças estão inseridas. Com isso, elas se sentem apoiadas, acolhidas e mais seguras para seguir no desenvolvimento educacional.

Quais são os deveres dos pais com os filhos?

Para além do plano jurídico, existe o plano moral: Pais são Pais, e a eles devem os filhos amor, respeito, carinho, espírito de sacrifício e devem, ainda, os filhos ter capacidade para os entender, para deles cuidar e para os ajudar, tal como eles próprios fizeram com os filhos.

Quando os pais humilham os filhos?

Esses pais são chamados de tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Com isso, afetam principalmente a autoestima, autoconfiança e autonomia de seus filhos.

Qual papel dos pais na educação?

O papel principal dos pais na educação é proporcionar espaço para que essa aconteça, ou seja, permitindo que ocorra e seja presente no contexto familiar, escolar ou qualquer outro onde haja interação social.

O que a Bíblia fala sobre a educação dos filhos?

"Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma" (Provérbios 29.17). Filhos, escutemos as recomendações sábias: . "Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros (Provérbios 10.17).

Como fortalecer o vínculo familiar?

5 maneiras de fortalecer o vínculo afetivo familiar
  1. Participe das atividades do seu filho. ...
  2. Aprendam algo juntos. ...
  3. Deixe que seu filho ajude na casa. ...
  4. Demonstre afeto e empatia. ...
  5. Programem atividades em família.

Quais são os benefícios da parceria família e escola?

Benefícios da relação próxima entre família e escola

Uma boa relação entre família e escola pode produzir muitas vantagens para o aprendizado das crianças. Uma delas é a melhora no rendimento escolar do aluno, já que a participação familiar nos assuntos escolares ajuda a criança a compreender a importância da educação.

Como fortalecer a família?

9 maneiras simples de fortalecer os laços da família
  1. Shantala. Mais do que uma técnica de massagem, a Shantala é um ato de muito amor e carinho entre mãe/pai/cuidador e pequeno. ...
  2. Ler juntos. ...
  3. Ter hobbies em comum. ...
  4. Deixar que o pequeno se envolva com as tarefas da casa. ...
  5. Brincar junto. ...
  6. Sessão cinema. ...
  7. Cozinhar. ...
  8. Ouvir música.

Quais são os seus direitos e deveres como filho?

35 Direitos das crianças
  1. Não discriminação. O Estado deve proteger a criança contra todas as formas de discriminação;
  2. Interesse superior da criança. ...
  3. Sobrevivência e desenvolvimento. ...
  4. Nome e nacionalidade. ...
  5. Proteção da identidade. ...
  6. Separação dos pais. ...
  7. Reunificação da família. ...
  8. Deslocações e retenções ilícitas.

O que é interação familiar?

É o vínculo afetivo estabelecido na família, que garante uma boa aprendizagem em todos os aspectos do ser humano. Estudiosos têm indagado como os pais não estão conseguindo perceber que não precisam trabalhar tanto para oferecer o essencial ao ser humano que é o afeto, isto é, o amor.

Qual a importância participação que a sua família tem no seu desenvolvimento como cidadão que convive em sociedade?

A família tem papel fundamental na formação do cidadão, pois ela é a primeira escola da vida, lugar em que se têm os primeiros exemplos de valor. Sendo assim, ela é a principal base para a vida. Nos últimos tempos, em meio às diversas transformações que vêm ocorrendo, a estrutura familiar está passando por mudanças.

Qual o papel dos pais na educação inclusiva?

O papel dos pais é estimular o comportamento de estudante nos filhos mostrando interesse no que eles aprendem a ensinar a educação básica e preparar os filhos para a vida. Já a escola complementa isso, oferecendo conteúdo e formação educacional.

Como deve ser a relação escola e família na percepção de uma escola inclusiva?

Em suma, para se resultar em um desenvolvimento de qualidade e eficaz, a escola e a família devem caminhar juntas para atingir o alvo comum que é o bem estar e a aprendizagem da criança com necessidades especiais incluída na rede regular de ensino.

Qual a importância da autoridade dos pais?

A autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e independência. Cabe aos homens assumirem seu lugar na educação dos filhos. O modelo masculino é fundamental para o desenvolvimento saudável da identidade dos meninos e também das meninas.

Artigo anterior
Qual o horário de trabalho de um residente?
Artigo seguinte
O que é objeto singular?