O que diz a CLT sobre periculosidade?

Perguntado por: Leonardo Cardoso Magalhães  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

O que diz o artigo 193 da CLT?

193, da CLT, aponta expressamente as atividades que ensejam o reconhecimento do direito à percepção do adicional de periculosidade, quais sejam, a "aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivo".

Qual artigo da CLT que fala sobre periculosidade?

O adicional de periculosidade tem previsão legal no artigo 7, inciso XXII da Constituição Federal, bem como na Consolidação das Leis Trabalhistas, artigo 193 e seguintes, vejamos: Artigo 7º (...) XXIII - Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; Art.

O que diz o artigo 195 da CLT?

195 da CLT: “A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.”

Qual NR fala de periculosidade?

A Norma Regulamentadora 16 afirma que a caracterização da periculosidade ou insalubridade se dá por meio de laudo técnico. Tal laudo técnico precisa ser elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho inscrito no Conselho Regional de Engenharia.

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE.

19 questões relacionadas encontradas

O que diz a NR 23?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate a incêndios a serem adotadas pelas empresas em todos os casos. Ela traz uma série de disposições que orienta o que deve ser feito para proteger os colaboradores e o patrimônio em caso de incêndio.

O que é periculosidade NR-16?

Podemos dizer que a periculosidade diz respeito a perigos imediatos, ou seja, é um benefício concedido aos profissionais que são expostos a situações de riscos fatais, como uso de explosivos, substâncias inflamáveis ou atuam em locais que estejam constantemente suscetíveis a roubos, por exemplo.

Quando o empregado tem direito ao adicional de transferência?

O adicional de transferência deve ser pago a todos os empregados que forem transferidos para outro local de trabalho de forma temporária e tem por objetivo ajudar o trabalhador a se manter enquanto estiver longe de sua região originária de domicílio.

Quais profissionais têm direito a periculosidade?

Agora vamos ver algumas profissões que dão direito ao adicional de periculosidade:
  • motoboy.
  • eletricista predial.
  • engenheiro elétrico.
  • vigilante/segurança.
  • cabista de rede de telefonia e TV.
  • profissional da escolta armada.

O que diz a CLT sobre insalubridade?

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pela SEPRT, assegura a percepção de adicional de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente, conforme prevê artigo 192 da ...

O que diz o artigo 469 da CLT?

O que diz o artigo 469 da CLT

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

O que diz o artigo 189?

Art. 189. Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Quem tem direito a periculosidade 2021?

O Adicional de Periculosidade é pago aos trabalhadores sujeitos a Inflamáveis, Explosivos e Eletricidade, radiações ionizantes ou substâncias radioativas. Trabalhadores da segurança pessoal ou patrimonial sujeitos a roubos ou outras espécies de violência física também tem direito à Periculosidade CLT.

Quem utiliza moto no trabalho tem direito a adicional de periculosidade?

Segundo a lei 12.997, aprovada em 2014 e que incluiu o parágrafo 4.º do artigo 193 da CLT, todo funcionário que exercer suas atividades diárias na motocicleta (mototáxi, motoboy e motofrete) tem direito a receber o adicional de periculosidade em 30% sobre o salário-base.

Pode o trabalhador receber insalubridade e periculosidade ao mesmo tempo?

TST reafirma a impossibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade. A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que os adicionais de insalubridade e de periculosidade não são cumuláveis, reafirmando a jurisprudência pacífica da Corte (RR-11734-22.2014.5.03.0042, DEJT 21/05/2021).

Qual a porcentagem de periculosidade e insalubridade?

A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base. Note-se bem a diferença: enquanto o adicional de insalubridade (10 a 40%) é pago sobre o salário mínimo, o adicional de periculosidade (30%) é pago sobre o salário-base do empregado.

Quais atividades são consideradas periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais são os requisitos para pagamento do adicional de transferência?

Resumo:
  • Adicional de Transferência - 25% do salário;
  • Requisitos - Mudança de localidade e domicílio, transferência provisória e necessidade do serviço;
  • Cargo de Confiança - É devido para os empregados que exerçam cargos de confiança;
  • Despesas pagas pelo empregador;

Quem tem direito ao adicional de deslocamento?

Além do reembolso dos gastos da viagem, o funcionário que aceitar viajar a trabalho deve receber um adicional de deslocamento, como você verá no tópico abaixo. Esse adicional consta nas normas da CLT e é devido ao funcionário que exercer as suas funções em condições de trabalho fora da rotina acordada no contrato.

É devido ao empregado o adicional de transferência de 25% toda vez que o empregado for transferido de um local para o outro?

Determina o artigo o do artigo 469 § 2º, da CLT que, quando o empregado for transferido provisoriamente para localidade diversa da resultante do contrato de trabalho (deslocamento que acarreta mudança de domicílio), o empregador ficará obrigado a pagar-lhe um adicional de, no mínimo, 25% de seu salário, enquanto durar ...

O que é periculosidade e exemplos?

Exemplos de periculosidade no trabalho

Atividades e operações com radiações ionizantes ou substâncias radioativas; Atividades e operações com exposição a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais; Atividades e operações com energia elétrica; Atividades e operações com motocicleta.

Quais os riscos de periculosidade?

A periculosidaderepresenta um risco de morte iminente, imediato, tal como o trabalho com explosivos e produtos inflamáveis, atividades que possuem um alto risco de acidente (o qual poderá resultar na morte do empregado).

O que é área de risco periculosidade?

Obrigatoriedade do pagamento de adicional de periculosidade nas áreas de risco. Podemos entender, portanto, que são consideradas áreas de risco todas aquelas em que existam agentes que possam oferecer riscos à integridade física do trabalhador, conforme listado anteriormente.

Onde se aplica a NR 23?

A NR-23 trata dos temas relativos à proteção e combate à incêndios, ela deve ser observada por todas as empresas, em especial àquelas que são obrigadas a manter uma equipe de brigadistas e uma CIPA.

Quais normas devem ser observadas com a NR 23?

Entre as normas principais que devem ser observadas em conjunto com a NR 23, aplicáveis a todo o território brasileiro, destacam-se:
  • A NBR 9077. Trata das saídas de emergência. ...
  • A NBR 11742. Dispõe sobre as portas corta-fogo. ...
  • A NBR 13714. Trata de hidrantes e mangotinhos. ...
  • A NBR 10987. ...
  • As NBRs 12683, 15808 e 15809.

Artigo anterior
Como colar couro em metal?
Artigo seguinte
Pode renovar o visto americano antes de vencer?