O que é um relé de proteção?

Perguntado por: Renato Samuel Leal de Leal  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

Os relés de proteção ou IEDs (Intelligent Eletronic Devices) são dispositivos cujo objetivo é monitorar as condições do sistema elétrico onde ele está inserido e, ao identificar condições anormais, dar ordem de acionamento para um ou mais disjuntores, retirando de operação os equipamentos ou dispositivos envolvidos com ...

Quais os tipos de relé de proteção?

Tipos de Relés de Proteção
  • Relé Térmicos de Proteção ou Relés de Proteção Térmica. ...
  • Relé de Proteção de Tensão. ...
  • Relé de Proteção de Fase – (Falta de Fase, sequência de fase) ...
  • Relé de Proteção de Isolamento – Relés de Isolamento.

Qual é a função de um relé?

Relé que funciona para desarmar um disjuntor, contator ou equipamento para permitir o desarme imediato através de outros dispositivos ou evitar o religamento imediato de um interruptor de circuito se tiver que ser aberto automaticamente, mesmo se o seu circuito de fechamento permanecer fechado.

O que são relés quais são os tipos?

Existem três principais tipos de relés, que são: temporizadores, térmicos e de proteção. Os relés podem ser definidos como componentes elétricos destinados a gerar mudanças repentinas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, cada vez que são atingidas certas condições no circuito de entrada.

Onde podemos aplicar os relés de proteção?

Cobrindo todas as aplicações em proteção de média tensão e alta tensão, desde a sobrecorrente ou motor até a proteção de distância complexa, nossos relés de proteção lhe dão a segurança e confiabilidade necessárias para operar com confiança.

Quais os tipos de relés de proteção?

30 questões relacionadas encontradas

Para que serve os relés de segurança?

Os relés de segurança Instrutech são equipamentos que fazem a supervisão de circuitos que garantem a segurança do equipamento/sistema e do operador. São projetados para atender as mais atualizadas normas de segurança, sempre com o objetivo de obter o máximo de eficiência e confiabilidade em um só produto.

Como utilizar relé de segurança?

COMO FUNCIONA O RELÉ DE SEGURANÇA

Ao alimentar o circuito, as saídas mudam de posição, permitindo o funcionamento da máquina. Porém caso o botão de emergência em uma das entradas seja acionado, o relé atua, voltando ao estado original e interrompendo o funcionamento da máquina.

Quais as principais características de um relé?

Os relés são interruptores simples que são operados elétrica e mecanicamente. Os relés consistem em um eletroímã e também um conjunto de contatos. O mecanismo de comutação é realizado com a ajuda do eletroímã. Existem também outros princípios operacionais para o seu funcionamento.

Quais são os tipos de contatores?

Existem dois tipos de contatores com utilizações bem distintas, de acordo com a corrente que eles suportam! São eles os contatores de potência e os contatores auxiliares.

Quais os principais tipos de disjuntores?

Tendo isso em mente, podemos considerar três tipos de disjuntores principais, que possuem uma atuação muito semelhante. São eles: térmicos, magnéticos e termomagnéticos.

O que significa o relé?

1. [ Electricidade ] Dispositivo que retransmite o sinal recebido, amplificando-o bastante.

Para que serve um relé de carro?

Os relês poupam a passagem de altas correntes elétricas para dentro do carro e para o painel de instrumentos, evitando o uso de fios de grosso diâmetro e diminuindo o risco de incêndio no automóvel. Fique sempre de olho na parte elétrica e continue cuidando muito bem do seu carro.

O que é um relé eletrônico?

O relé eletrônico por ser um dispositivo eletromecânico, tem como vantagem poder isolar inteiramente o circuito de controle do circuito controlado, realiza funções complexas de comutação e também pode controlar correntes nos dois sentidos, é resistente a surtos e ruídos, não provoca correntes de fugas.

Quais são os elementos básicos de um relé de proteção?

Funcionamento do relé:

Armadura móvel, que se desloca devido a atração do campo eletromagnético induzido no núcleo, sendo este movimento responsável pelos movimentos dos contatos. Conjuntos de contatos, NA e NF; Mola de rearme; Terminais, que podem variar de acordo com a sua aplicação.

Quais os principais fabricantes de relés de proteção?

  • Relés de proteção de sobrecorrente GE.
  • Relés de proteção de sobrecorrente SIEMENS.
  • Relés de proteção GE.
  • Relés de proteção SIEMENS.
  • Relés de proteção ABB.
  • Relés de proteção CIRCUTOR.
  • Relés de proteção Eaton.
  • Relés de monitoramento ABB.

O que é proteção 50 51?

Sistema de Proteção Secundária com Relé Microprocessado, com funções 50/51 para fase e neutro, destinado a proteger o circuito em média tensão de subestações de consumidores, a serem utilizados. Esta Especificação se aplica na subestação do consumidor que é atendido no sistema de distribuição em média tensão.

Qual a diferença entre AC1 e AC3?

AC1 – Manobra de cargas resistivas, potência nominal de cargas trifásicas, como por exemplo: fornos industriais e aparelhos com resistência de aquecimento, com cos φ = 0,95 em 60º C. AC3 – Manobra de cargas indutivas, potência nominal de motores a gaiola de esquilo.

O que é AC1 AC2 AC3 elétrica?

Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4. ... Por exemplo, o tipo do motor que está sendo ligado ou se serão ligadas resistências no contator.

Para que serve A1 e A2 da Contatora?

No interior do contator existe uma bobina, que quando energizada através dos bornes A1 e A2, seja diretamente como por comandos elétricos, irá atrair o núcleo móvel, fazendo com que os contatos NO se invertam para NF e os NF para NO, tanto nos contatos de carga (contato principal) quanto nos contatos auxiliares.

O que faz um relé de impulso?

O relé de impulso funciona com o auxílio de um botão pulsador, que pode ser uma botoeira sem retenção ou interruptores usados em campainhas. Sempre que este botão é pressionado, o contato de saída do telerruptor é comutado, podendo ligar ou desligar uma carga.

Como funciona o relé de tempo?

Esse temporizador trabalha com duas programações de tempo, porque ele funciona assim: Quando é alimentado e a sua bobina é energizada, os contatos do relé se comutam na hora e depois de um determinado tempo, voltam para as suas posições originais.

Como funciona o relé de segurança Pilz?

O aparelho é construído de modo a identificar erros no circuito de entrada, como a “fusão” de um contato do botão de desligamento de emergência ou de um dos contatos de segurança do relé de saída. O dispositivo de segurança evita a religação do aparelho e, desse modo, a ativação dos relés K1 e K2.

Como testar relé de segurança?

Utilize uma fonte de tensão independente, certifique-se se a bobina é protegida por diodo, confira se a fonte indicada está ligada com a polaridade adequada. Ao energizá-la emitirá um pequeno barulho, um “estalo”. Em seguida, utilize o multímetro para testar as resistências dos contatos.

O que é um PLC de segurança?

O CLP de Segurança PSCBR é utilizado para monitorar e controlar sistemas completos de segurança. Os controladores PSCBR possuem como base um sistema modular que oferece ao usuário grande variedade de cartões de entrada e saída, atendendo aos mais diversos segmentos industriais.

Artigo anterior
Como habilitar meu ID Santander pelo celular?
Artigo seguinte
Porque os medicamentos genéricos são mais baratos?