O que diz a CLT sobre estudante?

Perguntado por: Verónica Ana Teixeira de Oliveira  |  Última atualização: 27. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

O trabalhador-estudante deve comprovar perante o empregador a sua condição de estudante, apresentando igualmente o horário das atividades educativas a frequentar. a jornada de trabalho, sob pena de não se beneficiar dos direitos previstos neste Capítulo. Art. 441-H.

É lei a empresa liberar o funcionário para estudar?

Esse acordo pode ser feito verbalmente, mas é recomendável que seja por escrito para evitar problemas futuros. 2. Acordo coletivo de trabalho: Se a empresa tiver um acordo coletivo de trabalho (CCT) que prevê a liberação de funcionários para provas na faculdade, a empresa é obrigada a cumprir o acordo.

O que diz o artigo 441 da CLT?

Art. 441-D. É obrigatório o exame médi- co do idoso, às expensas do empregador, na admissão, semestralmente e por ocasião de seu desligamento da empresa. § 1º Além dos exames de clínica médica, é obrigatório o de acuidade visual.

Quais são os direitos do trabalhador estudante?

O empregado estudante tem direito a abono de falta ou compensação de horas em caso de exames vestibulares, supletivos oficiais, ENEM e concursos públicos que ocorram durante o horário de trabalho. É necessário comunicar ao empregador com antecedência de 48 horas e comprovar a participação em até 5 dias.

Quem estuda tem prioridade no horário de trabalho?

Pela proposta, o empregado que seja estudante dos ensinos fundamental, médio, tecnológico ou superior poderá sair até uma hora mais cedo ou entrar até uma hora mais tarde durante o período de aulas. Para se beneficiar do horário especial, o estudante deverá apresentar ao empregador atestado de matrícula.

Estudante trabalhador pode sair mais cedo?

25 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 143 da CLT?

Art. 143. É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes. § 1º O abono de férias deverá ser requerido até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.

Qual é a lei que ampara o estudante?

O Projeto de Lei 336/23 assegura ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, o acesso e a permanência de seus filhos ou pupilos (órfão menor que possui tutor) no estabelecimento durante as aulas.

Quem faz graduação pode sair mais cedo do trabalho?

Não há qualquer obrigatoriedade de liberar o funcionário que esteja cursando o ensino superior mais cedo do serviço, salvo acordo entre as partes para compensação de horas. Somente se o empregado for menor de idade é que o horário de trabalho deverá ser adaptado para permitir a frequência às aulas na forma do Art.

Quantas horas um estudante pode trabalhar?

6 horas diárias e 30 horas semanais, para estudante do ensino superior, profissionalizante e do ensino médio regular; 4 horas diárias e 20 horas semanais, para estudantes do ensino especial e dos últimos anos do ensino fundamental.

O que diz o artigo 468?

468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

O que diz o artigo 403 da CLT?

O artigo 403 da CLT, por sua vez, estabelece também a idade mínima para o trabalho aos 16 anos.

O que quer dizer o artigo 444 da CLT?

444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

O que diz o artigo 459 da CLT?

Art. 459 - O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. Parágrafo único.

Pode estudar durante o trabalho?

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo, é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Embora não pareça ser o ideal, é possível, sim, e existem muitas vantagens para quem adota esse estilo de vida.

Quem estuda pode mudar de turno?

A mudança de turno é recomendada sempre que o aluno percebe que a rotina está passando por alterações e que o período em que se matriculou não está mais compatível com as demais atividades que precisa realizar.

Pode faltar no trabalho para fazer prova da faculdade?

Empregado que falta trabalho para fazer vestibular não pode ter dia descontado. Comprovar realização de prova para ingresso no ensino superior justifica falta de empregado. A educação é um direito social consagrado na Constituição Federal de 1988 (Art.

Pode ser estagiário e CLT ao mesmo tempo?

É permitido fazer estágio e trabalhar ao mesmo tempo. No entanto, o estudante precisa tomar cuidado com o conflito de horários. Na maioria dos casos, um emprego tem jornada diária de 8 horas, enquanto o estágio o período máximo é de 6 horas. Nesse sentido, é muito difícil conciliar os dois e ainda frequentar as aulas.

Estou trabalhando é preciso fazer estágio?

  1. Organize os seus horários de aula para encaixar o estágio. ...
  2. Tente fazer o estágio aos finais de semana. ...
  3. Aproveite as férias para fazer estágio. ...
  4. Faça estágio na própria empresa onde trabalha. ...
  5. Negocie com o seu chefe. ...
  6. Avalie a possibilidade de fazer um estágio remunerado. ...
  7. Opte por uma faculdade EAD.

Sou obrigado a trocar de turno no trabalho?

Sou obrigada a aceitar mudança de horário no trabalho? Dessa forma, o contrato de trabalho só pode ser alterado se ambas as partes (empresa e colaborador) concordarem com a alteração.

O que diz o artigo 437 da CLT?

437 CLT: faltas justificadas sem dias estabelecidos. Existem também os casos em que o colaborador pode se ausentar pelo tempo que for necessário, sem o prejuízo do seu salário, desde que as faltas sejam justificadas por atestado.

Como solicitar a mudança de horário de trabalho?

O comunicado de mudança de horário de trabalho deve ser feito por escrito para não deixar dúvidas de que todas as definições estão de acordo com o que é previsto pela CLT. Só assim ele servirá também como um documento capaz de manter a empresa protegida de processos trabalhistas e multas.

Quem estuda tem direito?

Como estudante, você tem direitos garantidos por lei que protegem sua dignidade e sua experiência educacional. No entanto, muitos alunos desconhecem esses direitos e, como resultado, podem enfrentar situações injustas ou discriminatórias.

Quais são os cinco direitos do aluno?

No Estatuto, eles estão divididos em capítulos, mas na vida estão misturados entre si.
  • Direito à vida e à saúde. ...
  • Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. ...
  • Direito à convivência familiar e comunitária. ...
  • Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. ...
  • Direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

O que diz o artigo 139 da CLT?

Art. 139 - Poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. § 1º - As férias poderão ser gozadas em 2 (dois) períodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos.

O que diz artigo 23 da CLT?

O artigo 23° deixa claro que : “Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego.

Artigo anterior
O que faz o cérebro ficar lento?
Artigo seguinte
Qual é o valor do salário de Ana Hickmann?