O que diz a CLT sobre descanso semanal?

Perguntado por: Benjamim Pinheiro de Barros  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
“Art. 67º: Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.

Pode trabalhar mais que 7 dias seguidos?

Se todo trabalhador tem direito a um descanso remunerado semanal, garantido por lei e inegociável, isso quer dizer que ele pode trabalhar, no MÁXIMO 6 dias seguidos.

O que diz a CLT sobre descanso semanal remunerado?

O que diz a Lei sobre Descanso Semanal Remunerado? Quem tem direito? A lei determina que todos os colaboradores que são registrados em regime CLT têm direito a um dia de folga na semana, sem desconto no salário. Ou seja, são 24 horas corridas.

O que diz a Súmula 146 do TST?

O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

Pode trabalhar 4 domingos seguidos?

A legislação trabalhista institui que o colaborador só pode trabalhar dois domingos seguidos. Ou seja, o funcionário precisa de pelo menos um domingo de folga no mês.

Descanso Semanal Remunerado - Especialista Responde #72

35 questões relacionadas encontradas

O que diz a CLT sobre o trabalho aos domingos?

“será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte”.

É correto trabalhar todos os domingos?

O empregado não pode se negar a trabalhar aos domingos e feriados. Quem determina é o empregador, que fará uma escala de revezamento de trabalho aos domingos e feriados. A empresa não pode exigir que o empregado trabalhe todos os domingos do mês.

O que é Súmula 146?

A Súmula 146 é uma orientação do TST que regulamenta o pagamento dos trabalhadores que necessitarem prestar serviços às empresas também aos domingos e aos finais de semana.

Sou obrigado a vender folga?

O funcionário não é obrigatório a trabalhar no dia de sua folga,o problema é caso seja demitido você provar que a demissão de deu por você não aceitar trabalhar nos dias de folga.

Como calcular o valor da folga trabalhada?

No caso de ausência de folga compensatória, o empregador é obrigado a pagar a remuneração em dobro, ou seja, pagará a hora trabalhada mais adicional de 100%.... Aplica-se a mesma regra, ou seja, pagamento em dobro.

O que diz o artigo 66 da CLT?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Como fica o DSR com a reforma trabalhista?

– Adoção do sistema 2×2, ou seja, a cada dois domingos trabalhados, corresponderá o mesmo número de domingos de descanso, a título de DSR, devendo este ser concedido, no máximo, após seis dias trabalho. – O DSR não poderá ser concedido após o sétimo dia consecutivo de trabalho.

Qual obrigação do empregador em relação ao DSR?

Este é um trecho do artigo 67 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que nos leva à pergunta: o que você sabe sobre o descanso semanal remunerado (DSR)? É responsabilidade do empregador agir de forma a garantir que os direitos de seus funcionários, apresentados pela legislação trabalhista, sejam preservados.

O que acontece se trabalhar 7 dias seguidos?

TST: operário receberá descanso semanal em dobro por trabalhar 7 dias consecutivos. O trabalhador que desenvolver suas atividades durante sete dias consecutivos e usufruir do descanso semanal remunerado somente após este período tem direito ao pagamento em dobro.

Quantos dias de folga posso ter no trabalho?

De acordo com a Orientação Jurisprudencial nº 410, da SDI-1, do TST, a concessão de folga após o sétimo dia seguido de trabalho viola o artigo 7º, XV, da Constituição da República, que estabelece que o repouso remunerado deve ser semanal, preferencialmente aos domingos.

Pode folgar no oitavo dia?

FOLGA NO OITAVO DIA . IMPOSSIBILIDADE. O art. 7º, XV, da Constituição da República assegura ao trabalhador o direito de 24 horas consecutivas de descanso integral dentro da semana.

Quem escolhe o dia da folga?

Através do banco de horas, a empresa oferece um dia útil, de preferência do empregado, para que ele substitua o dia trabalhado no período. Esse acordo pode ser feito por acordo coletivo previamente fechado ou por negociação feita entre empregado/empregador.

Quem escolhe a folga compensatória?

A lei prevê que as empresas que não puderem suspender as suas atividades em feriados e solicitarem a presença dos seus funcionários, devem escolher entre ceder folga compensatória ou realizar o pagamento dobrado pelos serviços prestados.

Quantas folgas o funcionário tem direito?

Os empregadores concederão uma folga a cada seis dias trabalhados, folgas nos dias de feriados e um descanso semanal coincidente com o domingo, sendo este ultimo uma vez a cada quatro semanas.

O que é folga súmula?

O repouso semanal remunerado corresponde à folga semanal a que tem direito o empregado e é direito previsto na Constituição Federal (artigo 7º. XV), na CLT (artigo 67) e na lei (605/49). O período de descanso deve ser de 24 horas consecutivas e preferencialmente aos domingos.

Quem trabalha no feriado tem direito a folga?

É direito de todo trabalhador o descanso em dias de feriado ou a remuneração em dobro, caso a compensação não aconteça na mesma semana. Ou seja, se o trabalho no feriado for compensado com folga em outro dia da semana, o empregador não é obrigado a pagar em dobro pela data trabalhada.

O que é horas repouso remunerado?

O descanso semanal remunerado é um direito fundamental do profissional brasileiro, previsto na Lei nº 605. Trata-se de uma espécie de permissão para que, ao menos uma vez por semana, o colaborador possa descansar e receber por isso.

É permitido trabalhar 9 horas por dia?

CLT: Art. 58. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Quantas horas se trabalha no domingo?

Atualmente ela prevê novas regras para jornadas de domingos e feriados, incluindo a compensação do trabalho via banco de horas. Quem trabalha aos domingos deve seguir a mesma carga horária prevista para a semana: 8h diárias e possibilidade de, no máximo, 2h extras.

Quem trabalha 6 por 1 tem direito ao domingo?

Como funciona a escala de trabalho 6×1

De acordo com o Artigo 67 das leis trabalhistas, o domingo é folga obrigatória na escala 6×1 a cada, no máximo, sete semanas. Isto para os homens, já para as mulheres, o domingo é folga obrigatória a cada 15 dias.

Artigo anterior
Quais partículas não possuem carga elétrica?
Artigo seguinte
O que acontece quando o processo da revelia?