O que diz a Bíblia sobre o dízimo?

Perguntado por: Lia Henriques  |  Última atualização: 16. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).

O que Jesus Cristo fala sobre o dízimo?

No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.

Onde está escrito na Bíblia sobre os 10% do dízimo?

“Separem o dízimo de suas colheitas, um décimo de toda a sua safra anual. Levem o dízimo ao lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher para estabelecer seu nome e comam o dízimo ali, na presença do SENHOR.

Qual a forma correta de dar o dízimo?

Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.

O que diz a Bíblia sobre o dízimo no Novo Testamento?

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Meu dízimo como eu entrego? Claudio Duarte

40 questões relacionadas encontradas

É obrigatório dar o dízimo na igreja?

Ninguém é obrigado a oferecer o dízimo. Ele deve ser doado de boa vontade com a mesma regularidade com que o fiel recebe seus ganhos regulares. Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante.

É pecado não dá o dízimo?

Se usar o dinheiro que deveria ir para o seu dízimo para pagar o aluguel, você estará devendo a Deus. Se você usar o dinheiro para dar o dízimo em vez de pagar o aluguel, estará em dívida. A verdade é que você nunca deveria pegar o dinheiro de Deus (o dízimo) e torná-lo em dinheiro de seu aluguel.

O que acontece com quem não dá o dízimo?

Acredita-se que aqueles que se omitem nesta prática estão prejudicando sua própria relação com Deus e suas bênçãos isso é o que acontece quando não damos o dízimo.

Qual o valor do dízimo na igreja evangélica?

Dízimo: Algumas pessoas pensam que dar o dízimo é dar uma oferta para a igreja, contribuir um valor qualquer. “Dízimo” na verdade refere-se a 10%. Dar o dízimo significa dar a décima parte dos rendimentos: da colheita, do gado, do salário, … O texto bíblico que melhor apresenta esta dinâmica é Levítico 27.30-33.

Por que o dízimo e 10%?

Os israelitas davam dez por cento do que colhiam da terra e do trabalho. Daí vem a palavra dízimo, que significa décima parte, dez por cento daquilo que se ganha. Veja como Deus é bom. Ele lhe dá tudo.

Quem criou o dízimo em dinheiro?

A Igreja Católica institucionalizou a cobrança no Concílio de Macon, em 585, estabelecendo a quantia de 10% das posses dos fiéis. Mas foi Carlos Magno, rei dos francos, que expandiu a prática: conforme alargava seu império no século 9, difundia a cobrança nas regiões conquistadas.

Quais são as igrejas que não cobram o dízimo?

Depende da denominação. Por exemplo, a IECLB, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, não cobra o dízimo, mas recebe uma contribuição mensal dos membros, que é usada para pagar o salário do pastor, e manter a estrutura da comunidade funcionando (água, luz, manutenção).

Quantos tipos de dízimos existem na Bíblia?

Biblicamente, a prática do dízimo hoje não é lei para os cristãos, mas também não é condenável diante de Deus, já que quem contribui sadiamente na obra do Senhor o faz voluntariamente e por fé.

Qual é a diferença entre dízimo e oferta?

É um exercício de doação e partilha em que o cristão se mostra disponível a cuidar das dimensões religiosa, social e missionária. Já a Oferta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso que pode ser feita em qualquer igreja, sem necessariamente ter uma periodicidade.

Qual a importância de dar o dízimo?

Sim, o dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A devolução do dízimo nasce do coração sensível. O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos. É uma resposta de fé e de corresponsabilidade pela evangelização, pois a esta tem uma dimensão econômica.

Quem não dizima pode pregar?

Segundo Malaquias, quem não dá o dízimo é ladrão (Mal 3,7), e, os ladrões não herdarão o Reino de Deus, conforme atestam vários textos das Escrituras. Também em uma estação de rádio, ouvi um outro pastor (que também é líder de outra denominação bastante numerosa) sustentar opinião parecida com essa.

Quanto deve ser o valor do dízimo?

Como visto, a Igreja não exige a doação de 10% de tudo o que você ganha. Porém, para ser considerado dízimo, é preciso que seja realmente um percentual, isto é, uma porcentagem dos seus ganhos, sendo no mínimo 1%.

O que a Bíblia diz sobre quem deve e não paga?

O que Deus diz sobre quem deve e não paga? Quando não pagamos as nossas dívidas e compromissos. "Os que vivem sem Deus, pedem empresta do e ficam sempre a dever; mas os que seguem a justiça de Deus não só pagam o que devem como até dão sem recompensa." Salmos 37:21.

É errado pagar dízimo?

Nota para o professor. Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

O que é feito com o dinheiro do dízimo da Igreja Católica?

O dízimo pode ser usado para:

Imprimir as escrituras e outros materiais. Fazer pesquisa de história da família. Proporcionar projetos de bem-estar e humanitários. Realizar a obra missionária.

Sou obrigado a ser dizimista?

O dízimo não é obrigatório, ninguém vai perder a salvação de não for dizimista, a menos que seu amor ao dinheiro seja maior que sua fé em Deus. O dízimo e as ofertas testam isso.

O que o Papa Francisco fala sobre o dízimo?

“A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros” (cf. Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 88). O dízimo está profundamente relacionado à vivência da fé e à pertença a uma comunidade eclesial.

Sou obrigado a devolver o dízimo?

Todo cristão que acredita em Deus e quer levar a sério o seu compromisso de Fé, tem obrigação de devolver o seu Dízimo.

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

O principal motivo, é uma declaração do religioso que afirma que quem não dá o dízimo é ladrão e vai para o inferno. Segundo Brandão, quem não doa ofertas ou dízimos a igreja, está roubando a Deus.

É pecado comprar e não pagar?

Não pagar uma dívida é pecado e, em muitos casos, pode ser considerado crime. Quando não tomamos cuidado, as dívidas podem causar muita confusão em nossa vida.

Artigo anterior
Como funciona o turbo compressor?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para chocar ovo de codorna?