Como funciona o turbo compressor?

Perguntado por: Vítor Jorge Garcia de Vicente  |  Última atualização: 16. Januar 2025
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Durante o funcionamento de um turbocompressor, gases provenientes do motor, são direcionados por intermédio do coletor de escape para a carcaça da turbina. Esses gases, possuindo energia na forma de pressão, temperatura e velocidade, provocam a rotação do rotor da turbina e, consequentemente, do rotor do compressor.

Como um turbocompressor funciona?

É uma peça responsável por dar mais potência ao motor, sem a necessidade ser maior. É composto por uma turbina, além de uma entrada de ar e uma saída, permitindo que o ar se misture ao combustível. A alimentação desse sistema é feita com base nos gases expelidos pelo veículo no seu escapamento.

Qual o objetivo do turbo compressor?

É função do turbocompressor comprimir mais ar que flui no cilindro do motor. Quando o ar é comprimido, as moléculas de oxigênio são mais compactadas entre si. Este aumento no ar significa que mais combustível pode ser adicionado ao motor com o mesmo tamanho do motor de aspiração natural.

Qual é a vantagem do motor que possui um turbo compressor?

O turbo-compressor tem a grande vantagem de aproveitar a energia - conforme explicado acima - que seria descarregada ao ambiente pelo duto de escapamento para aumentar a massa de ar admitida pelo motor enquanto o compressor de polias consome parte do torque do motor para o mesmo efeito.

Como funciona sistema de turbo?

Através do coletor de escapamento, a turbina recebe esses gases que passam através de um rotor que está dentro da turbina . Ao girar o rotor da turbina, o rotor do compressor passa a girar também, afinal eles estão conectados por um mesmo eixo, e após passar pelo rotor, os gases vão para a saída do escapamento.

Actual working model of turbo charger

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O que faz girar a turbina?

Essa diferença de pressão ajudada pela força de ação e reação de Newton, cria uma espécie de força de sustentação, e é essa força a responsável por fazer o rotor girar.

Quais as desvantagens do motor turbo?

Uma das desvantagens é o maior consumo de óleo em relação a motores aspirados convencionais. Isso ocorre porque o calor e a alta pressão gerados pelo funcionamento do turbocompressor proporcionam maior queima de óleo. Além disso, a alta pressão pode forçar o óleo a vazar pelas vedações do motor.

Quais são os tipos de turbocompressor?

Os principais tipos de turbocompressores são turbocompressores de geometria fixa, turbocompressores de válvula de escape e turbocompressores de geometria variável. Os fabricantes de motores consideram vários fatores ao escolher o tipo de turbocompressor que é melhor para seu motor e aplicação.

Quem inventou a turbo compressor?

Turbocompressor, superalimentador de ar, kit turbo e turbina são apenas alguns dos nomes mais utilizados para o sistema que foi inventado pelo suíço Alfred Büchi em 1905, na busca por melhorar a performance de motores a combustão interna.

Quantos cv Um carro ganha com turbo?

Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro.

Por que todo motor diesel e turbo?

Turbo. A norma, hoje em dia, é todos os motores a diesel modernos estarem equipados com turbocompressor. Isto permite criar maior pressão dentro do cilindro que acaba se traduzindo num aumento de torque.

Qual é a função do intercooler no motor?

O intercooler é uma espécie de radiador que atua resfriando o ar que sai da turbina e, posteriormente, entra no coletor de admissão. O arrefecimento pode ser feito por meio de água, utilizando um sistema circulação próprio, ou mesmo de ar frio, onde o ar quente passa pelas colmeias e é resfriado.

Quais são os benefícios mais significativos no uso de dois turbo compressores?

Nesse sentido, promovem vários benefícios para quem busca reduzir os custos com combustível e elevar a performance dos veículos na operação. Os turbocompressores contribuem para aumentar a quantidade de ar queimada junto ao combustível. Conforme a combustão ocorre, o veículo ganha potência.

Para que serve o turbo compressor no motor de um caminhão?

Na prática, o turbocompressor utiliza a energia dos próprios gases gerados pela combustão, que deixam de ser expelidos diretamente na atmosfera, para antes rotacionar um rotor, se tornando o principal gerador da turbina.

O que é o torque de um motor?

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

O que quer dizer a palavra turbo?

adj. e s. (1) Diz-se de um motor ou de um veículo equipado com uma turbina que lhe permite aumentar o rendimento. (2) Veículo equipado com uma turbina acionada polos gases do motor que permite um aumento de rendimento.

Qual é a função da turbina do motor?

As turbinas são acessórios para aumento de performance de motores. Basicamente, sua função é restringir a ação do gás de escape do motor em uma área da seção transversal de vazão e, a partir daí, obtêm-se uma queda da pressão e de temperatura.

O que é um after cooler?

O Aftercooler é um trocador de calor que abaixa a temperatura do ar comprimido, permitindo a precipitação primária do condensado, não deixando que a água permaneça nas tubulações. O resfriamento do ar comprimido no Aftercooler é feito pela água.

Quais são os ciclos de funcionamento do motor?

O funcionamento do motor de combustão interna ocorre em quatro tempos: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape. O combustível mais utilizado atualmente no mundo inteiro é a gasolina.

Qual é a diferença entre turbo e turbina?

A turbina é apenas parte do turbocompressor e não um sinônimo para turbocompressor ou turbo. Por essa razão também o compressor centrífugo de polia não é chamado de turbo: ele não tem uma turbina, apenas uma polia que move o rotor do compressor.

Qual o RPM de uma turbina?

Uma turbina funciona em cerca de 20 mil a 200 mil RPM em trabalho normal, dependendo do modelo, giro absurdo requerido para manter um bom funcionamento (pressão, boa combustão, potencia, etc).

Qual a diferença entre turbofan e Turbojato?

Motor turboélice

O turboélice é recomendável para velocidades moderadas e o turbofan é melhor para velocidades altas, imaginou-se que a velocidades medianas uma junção dos dois sistemas seria melhor.

Qual a vida útil de um motor turbo?

Os turbinados de fábrica ultrapassam 200 mil km ou 300 mil km sem nenhum problema. Mas, mesmo eles, quando solicitados e excedidos os limites do bom-senso (e das rotações…), podem ter sua durabilidade reduzida.

Qual o problema dos motores turbo?

Conforme os especialistas, os principais problemas com motores turbo hoje são causados por falhas na lubrificação e alterações dos parâmetros de fábrica não recomendadas, como o remapping do motor.

Qual diferença entre turbo e aspirado?

Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica.

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