O que devo saber antes de abrir um MEI?

Perguntado por: António Cunha Garcia  |  Última atualização: 20. März 2022
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8 fatos que você precisa saber antes de abrir um CNPJ MEI
  1. 1 – Escolha bem sua atividade de atuação (CNAE) ...
  2. 2 – Defina um endereço físico para sua empresa. ...
  3. 3 – Você pode fazer seu cadastro de MEI online. ...
  4. 4 – MEIs podem emitir nota fiscal – o que é ótimo. ...
  5. 5 – Lembre-se de controlar suas despesas e receitas.

O que eu preciso saber antes de abrir o MEI?

Para obter o seu CNPJ MEI, é preciso informar seus dados pessoais, além de alguns documentos específicos como:
  1. Número do seu CPF.
  2. Título de eleitor ou recibo da última declaração do imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos dois anos.
  3. CEP de sua residência e do local onde exercerá sua atividade.

O que todo MEI precisa saber?

MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

O que fazer depois de se cadastrar no MEI?

Após a formalização no Portal do Empreendedor, recomendamos: a) Imprimir os DAS para recolhimento das contribuições ao INSS, para o ano. b) Imprimir o Certificado de Microempreendedor Individual – CCMEI. c) Imprimir o Cartão do CNPJ no site da Receita Federal.

Qual primeiro passo para abrir MEI?

Recebemos suas informações, logo nossos especialistas entrarão em contato.
  1. 1º passo: Atender às condições para se tornar um MEI: ...
  2. 2º passo: Criar sua conta Gov.br: ...
  3. 3º passo: Completar seu cadastro no Portal do Empreendedor: ...
  4. 4º Passo: Definir nome fantasia e atividades: ...
  5. 5º Passo: Definir endereço:

? O Que Devo Saber ANTES de ABRIR Um MEI

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Qual o custo para abrir um MEI?

Para abrir uma empresa MEI não há custo, é gratuito. Sua despesa com a empresa será apenas o pagamento mensal do Simples Nacional. Independentemente do valor das notas fiscais que você emitir no mês (e mesmo se não emitir), você vai pagar apenas o valor mensal correspondente à sua área de atuação.

Quanto tempo o MEI fica pronto?

Após a validação de todas as informações necessárias, o Qipu estipula o prazo de 7 dias úteis para que o CNPJ do MEI seja efetivado. Entretanto, uma vez que você tenha em mãos a documentação completa, o processo se torna muito mais rápido, podendo ser finalizado em até 1 dia útil.

Onde imprimir o das do MEI?

Como emitir o DAS? A emissão da guia de recolhimento mensal é feita pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI (PGMEI), através do Portal do Empreendedor.

Quanto tempo demora para sair a inscrição municipal do MEI?

Para o MEI o fornecimento do número de inscrição do CCM, tem o prazo de 30 dias, contados da disponibilização automática dos dados cadastrais repassados pela Receita Federal.

Quanto paga por mês o ME?

Nesse regime, todos os impostos são compilados em um único pagamento mensal, no valor de R$ 52,95 para o comércio e indústria (ICMS), R$ 56,95 para o setor de serviços (ISS) e R$ 57,95 para o comércio e serviços (ICMS e ISS).

O que o MEI tem que pagar?

Microempreendedor Individual (MEI) e tributos

Por isso, fica isento dos tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, PIS, Cofins, IPI e CSLL. Porém, deve pagar o valor fixo mensal de R$ 45, se for comércio ou indústria; de R$ 49, para prestação de serviço; ou de R$ 50, quando for comércio e serviços.

Quem é Microempreendedor Individual pode receber seguro desemprego?

MEI tem direito ao seguro-desemprego? De acordo com o Governo Federal, quem é apenas microempreendedor individual não recebe o seguro-desemprego . No entanto, caso ele seja MEI, mas tenha sido demitido de um emprego onde possuía vínculo empregatício pela CLT, ele poderá solicitar o benefício.

Como saber o número da inscrição municipal?

Como encontrar o número da Inscrição Municipal e onde ela consta? A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada. Este documento deve ficar exposto, bem visível na sede da sua empresa.

O que é preciso para ter inscrição municipal?

Para obtê-la, o empreendedor responsável pela empresa precisa encaminhar-se ao órgão da prefeitura de sua cidade que emite esse documento. Em alguns casos, o preenchimento de formulários da inscrição municipal é realizado de maneira online e totalmente gratuita, mas há municípios em que fazem apenas presencialmente.

Como regularizar o MEI na prefeitura?

Como solicitar o Alvará MEI

Após a abertura da empresa, o MEI deve ir a prefeitura de sua cidade realizar o cadastro de contribuinte. Esse cadastro consiste em basicamente registrar a empresa dentro do município, gerando um número de registro chamado inscrição municipal.

Como saber se o MEI foi aprovado?

Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI:
  1. Acesse a página de serviços do site da Receita Federal;
  2. Preencha o CNPJ (somente números) e os caracteres exibidos na imagem;
  3. Clique em consultar.
  4. As informações básicas do seu negócio serão exibidas e a situação de ativo ou não;

Quanto custa o MEI por mês 2021?

O valor mensal é de 5% do salário-mínimo, referente a contribuições previdenciárias, e R$ 5 de ISS para o Município, se a atividade for serviço, ou R$ 1 de ICMS para o Estado, se for comércio ou indústria.

Quanto custa o MEI por mês 2022?

Qual o valor da contribuição do MEI 2022? O valor do DAS é 5% do salário mínimo mais os impostos de acordo com a atividade exercida.

Como abrir o MEI gratuito?

O cadastramento é feito diretamente no site Portal do Empreendedor. Basta preencher o formulário com seus dados pessoais, não tem erro: clique aqui. Caso ainda restem dúvidas, você pode entrar em contato com o SEBRAE por meio do telefone 0800-570-0800.

Como saber o número da Inscrição Municipal pelo CNPJ?

Em resumo, para consultar a inscrição municipal basta se dirigir até a prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta munido de todos os documentos pertinentes à sua empresa, ou seja, cartão de CNPJ e alvarás devem sempre estar visíveis, impressos e expostos em um quadro.

O que é número de Inscrição Municipal?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Normalmente ela é obtida nas prefeituras de maneira presencial e no sites de cada município, a partir dos dados providos pelo empreendedor. É o mesmo que Comprovante de Inscrição Municipal.

Quem tem empresa em seu nome pode receber seguro desemprego?

Sócio tem direito a receber seguro-desemprego? Caso o trabalhador venha a ser dispensado da empresa na qual trabalha com registro em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), mesmo que seja sócio em outra companhia, ele não será impedido de receber o seguro-desemprego.

Quem tem CNPJ pode receber seguro desemprego 2021?

Conforme a determinação do Governo Federal, o Microempreendedor Individual tem o direito de receber as parcelas do seguro-desemprego. Para que isso ocorra, ele não pode ter atingido a renda mensal igual ou maior que um salário mínimo (R$1.100,00 em 2021) durante o tempo de pagamento do seguro.

Como fica o seguro desemprego para quem tem CNPJ?

Nesta mesma linha de raciocínio o governo tem negado a concessão do seguro-desemprego para os empregados que tenham empresas ativas em seu nome, seja como microempreendedor Individual (MEI), sócio minoritário de empresa ou qualquer outro. ...

Quanto se paga de MEI por mês?

O valor mensal a ser pago pelo MEI varia de acordo com o setor econômico. Em 2021 os valores são: Comércio ou Indústria R$56,00 (R$55,00 de INSS + R$1,00 de ICMS); Serviços R$60,00 (R$55,00 de INSS + R$5,00 de ISS);

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