O que devo observar em uma creche?

Perguntado por: Júlia Oliveira Branco  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Veja abaixo o que observar em cada um dos pontos:
  1. LOCALIZAÇÃO.
  2. ESPAÇO FÍSICO E INFRAESTRUTURA.
  3. 3 . QUALIFICAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
  4. NÚMERO DE PROFISSIONAIS POR CRIANÇA.
  5. TOTAL DE CRIANÇAS POR TURMA.
  6. MÉTODO DE ADAPTAÇÃO.
  7. RELAÇÃO COM OS PAIS E HORÁRIOS DAS REUNIÕES.
  8. LINHA PEDAGÓGICA.

O que não pode faltar em uma creche?

Os mais adequados são os de peças de montar, encaixar, jogar e empilhar, além dos que fazem barulho. É preciso ter cuidado com a segurança e só usar objetos maiores do que o tamanho da boca do bebê quando aberta. Para um trabalho eficiente, uma boa estrutura é essencial.

O que devo ensinar na creche?

O que a creche pode ensinar?
  1. Exploração dos objetos e brincadeiras. ...
  2. Linguagem oral e comunicação. ...
  3. Desafios corporais. ...
  4. Exploração do ambiente. ...
  5. Identidade e autonomia. ...
  6. Exploração e linguagem plástica. ...
  7. Linguagem musical e expressão corporal.

O que devemos observar no desenvolvimento da criança?

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.

Como é o desenvolvimento de uma criança?

O desenvolvimento físico e psicológico das crianças começa desde a fecundação, passando pela primeira infância, adolescência, juventude e segue por toda a vida. No entanto, conforme ressalta a Sociedade Brasileira de Pediatria, é nos três primeiros anos de vida que o cérebro evolui com maior intensidade.

A Creche Perfeita - LDB | Educação Infantil

42 questões relacionadas encontradas

Quais aspectos são importantes de serem observado no desenvolvimento de uma criança na escola em casa e na clínica?

Há 4 áreas de desenvolvimento infantil na escola que devem ser acompanhadas: física, cognitiva, social e afetiva (emocional). Elas precisam ocorrer na mesma proporção para identificar que a criança tem um desenvolvimento saudável.

O que se deve trabalhar na creche?

Para ingressar na área, além de buscar uma preparação prévia através de cursos para auxiliar de creche, é muito importante ter algumas características que acabam sendo muito apreciadas na profissão: Gostar de crianças, tendo paciência e muito tato para lidar com a psicologia infantil.

O que uma criança de 3 anos aprende na creche?

Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia das crianças até 3 anos nas boas creches do país. Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica.

Quais conteúdos trabalhar na educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Pode faltar na creche?

“Art. 23. “O aluno dos níveis berçário I, berçário II, infantil I e infantil II que apresentar faltas injustificadas por 10 (dez) dias letivos consecutivos será considerado desistente e terá sua vaga preenchida pelo próximo candidato da lista de classificação.”

Quais atividades devem ser trabalhadas na educação infantil?

Essas atividades, aliás, são ótimas para desenvolver a concentração. Ainda há jogos e brincadeiras para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como o jogo da memória, esconde-esconde, amarelinha e queimada. Elas estimulam, desde cedo, o raciocínio lógico e estratégico.

O que ensinar para alunos da educação infantil?

  • Jogar e brincar. ...
  • Ouvir histórias. ...
  • Construir a identidade e a autonomia. ...
  • Falar, perguntar, argumentar. ...
  • Pesquisar. ...
  • Desenhar, pintar e colar em Artes Visuais. ...
  • Ler e escrever. ...
  • Recitar, contar e quantificar.

O que trabalhar na Semana da Educação Infantil?

“A proposta é fazer os pais refletirem sobre o seu próprio papel enquanto pai, educador, cuidador, tia, avó, né. Em como propicia esse brincar livre, que traz elementos da própria infância, que traz elemento da sociedade”, explica. Histórias – Toda família tem causos e contos que atravessam gerações.

O que se aprende na escola com 3 anos?

Nesse momento, elas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a sociedade, a natureza e como algumas coisas funcionam. Com isso, os professores podem desenvolver atividades que envolvam hábitos e costumes culturais, crescimento de plantas, nomes de animais, princípios de contagem, meio ambiente, entre outras coisas.

O que uma criança de 3 anos tem que aprender na escola?

Aos três anos, a criança já é capaz de folhear livros e pode segurar o lápis de forma mais correta. Além de rabiscos, a criança faz desenhos com mais sentido, pintando vários personagens que têm relação com ela mesma e com o seu meio.

O que ensinar para bebê de 3 anos?

Ensine a criança a fazer música, ou barulho como preferir, com caixas de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira. Com isso você estimula a criatividade da criança. Com latinhas, copos de iogurte vazios, papelões e garrafas de plástico, ensine a criança a encher os objetos com areia ou água.

O que é necessário para trabalhar em escola infantil?

Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.

O que o professor faz na creche?

Recepcionam as crianças, cuidam da higiene, asseio, alimentação e controla o repouso. Auxiliam na elaboração do planejamento pedagógico; preparam material didático, desenvolvem atividades recreativas e acompanham o desenvolvimento das crianças.

Qual é o papel da escola no desenvolvimento da criança?

O espaço escolar possibilita ao educando participar de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro e crescimento como cidadão. Por meio deste processo, a criança começa a entender seu papel na sociedade e enxergar formas de interagir e aprender junto com os colegas.

O que precisamos saber sobre crescimento e desenvolvimento?

Crescimento físico é aumento no tamanho. Desenvolvimento é crescimento da capacidade funcional. Os dois processos são altamente dependentes de fatores genéticos, nutricionais e ambientais. A medida que as crianças desenvolvem-se física e emocionalmente, é útil definir certos grupos baseados na idade.

Quais os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento infantil?

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Como trabalhar os dias da semana na Educação Infantil Bncc?

Ensine ao seu filho que todo dia é um novo dia. Comece explicando que sempre que ele acorda é o começo de um dia. Diga os nomes dos dias da semana. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo.

O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que trabalhar na Educação Infantil no mês de outubro?

Muitas foram as atividades desenvolvidas no mês de outubro, na Educação Infantil, voltadas para o imaginário infantil e para o lúdico. Na Semana da Criança, as professoras do segmento desenvolveram muitas ações educativas. Foram peças teatrais, brincadeiras diversas, circuitos de leitura de histórias etc.

O que ensinar na Educação Infantil 4 anos Bncc?

Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Artigo anterior
Quais os direitos da pessoa com TDAH?
Artigo seguinte
Porque o Canadá é monarquia?