O que devo levar em uma perícia judicial?

Perguntado por: Débora Matos Correia  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

Só se deve levar os atestados que sejam relacionados com a doença/lesão. Não adianta levar para a perícia um monte de atestados que não estejam relacionados com a doença/lesão que está gerando a incapacidade, pois isso não ajuda em nada!

O que falar na perícia médica judicial?

Dicas de Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial

Fique calmo e a perícia irá fluir. Pense como se você estivesse na consulta do seu médico. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. Ela é uma oportunidade que você tem de demostrar a verdade.

Quais as perguntas que um perito judicial faz?

O perito pode fazer diversas perguntas durante a perícia, dependendo das questões técnicas ou científicas envolvidas no processo. Algumas das perguntas mais comuns incluem: Qual é o histórico do caso em questão? Quais são os procedimentos adotados pela empresa ou profissional envolvido no caso?

Como se preparar para uma perícia judicial?

mantenha seus documentos médicos organizados e disponíveis (laudos, exames, atestados, receitas etc.) mantenha seus exames atualizados. se você tiver condições financeiras, combine com seu médico (ou com outro médico que você escolher) para ele te acompanhar à perícia (como assistente técnico).

Como se vestir para uma perícia judicial?

1º QUAL A MELHOR VESTIMENTA? O ideal é que seja usada roupas leves e confortáveis e que facilitem os movimentos que forem pedidos pelo perito, caso o problema seja nos pés o recomendado é usar calçados abertos, evite usar acessórios e maquiagens, principalmente se for tratar de um caso de depressão.

DOCUMENTOS MÉDICOS PARA LEVAR NA PERÍCIA JUDICIAL!

35 questões relacionadas encontradas

O que não devo falar numa perícia médica?

Evite chegar já falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito. Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso.

Quais são as perguntas que o médico da perícia faz?

Se você está passando por uma perícia para determinar sua elegibilidade para um benefício, o médico pode fazer perguntas sobre sua condição de saúde atual, histórico médico, medicamentos que você está tomando e suas atividades diárias.

Quanto tempo demora o resultado de uma perícia judicial?

O tempo que leva do despacho do juiz até a realização da perícia, são, em média, 60 dias. Quando chega o momento da perícia, o advogado do segurado deve orientá-lo sobre quais documentos deve priorizar para apresentar ao perito e sobre outras orientações.

Quanto tempo demora para sair o resultado da perícia judicial?

Na prática, não existe um prazo estabelecido no CPC. Normalmente, o próprio juiz designa esse prazo. Aqui em Santa Catarina o prazo para marcar a data da perícia é de 30 dias.

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença de uma perícia judicial?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

O que o perito analisa na perícia?

Laudo pericial

Dessa forma, o perito analisa exames, documentos, a atividade do trabalhador e o ambiente de trabalho. Em casos de doença ocupacional ou acidente de trabalho, pode se fazer necessária também a apuração in loco, realizada por outro perito, além do médico.

Quem pôde acompanhar a perícia judicial?

Vão estar presentes o médico perito, seu médico assistente e o médico assistente da outra parte. Acompanhantes são permitidos somente se estritamente necessários, como crianças ou portadores de deficiência mental.

Quando o juiz pede uma perícia?

156 do CPC/15 dispõe que o “juiz será assistido por perito quando a prova de fato depender de conhecimento técnico ou científico” e que “os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados (§1o)”.

Como ser aprovado em uma perícia médica?

Primeiramente seja gentil com perito, de Bom dia ou Boa tarde, pergunte como ele esta, pois gentileza gera gentileza, deixe que o perito conduza a pericia, apenas atenda a demanda do perito, responda de forma direta e objetiva as perguntas deste, podendo conter detalhes desde de que seja pertinente ao caso.

Como saber se a perícia judicial foi aprovada?

Como Saber o Resultado da Perícia Judicial? Você tem que aguardar o perito anexar o laudo no processo.

O que acontece depois de uma perícia judicial?

A próxima audiência, depois da perícia, é denominada de audiência de instrução e julgamento. É comum alguns juízes permitirem que o perito responda mais de uma vez sobre seu laudo, por escrito.

Quando o perito judicial nega a incapacidade O que acontece?

Depois de ter sua perícia inicial negada no INSS, você poderá optar por fazer um recurso administrativo. Assim que você tomar ciência do resultado da sua avaliação, o prazo para você fazer um recurso administrativo será de até 30 dias.

Como é que é feita a perícia judicial?

A perícia judicial é uma atividade técnica realizada por peritos nomeados pelo juiz. O propósito da perícia é esclarecer os aspectos técnicos de uma causa. O perito é um especialista no assunto a ser avaliado e suas conclusões são fundamentadas em experiência e conhecimento técnico.

Qual é a diferença da perícia do INSS com a perícia judicial?

Primeiramente o perito do INSS é um médico, na maioria clínicos gerais, concursados e o perito judicial é um médico especialista na área da suposta doença que acomete o segurado e é nomeado pelo juiz, sendo assim um colaborador da justiça.

Quais são os tipos de perícia judicial?

Tipos de Perícia do Instituto de Criminalística
  • PERICIA EXTERNA.
  • Perícia contra a vida. ...
  • Perícia contra o patrimônio. ...
  • Exame pericial em local de acidente de trânsito. ...
  • PERÍCIA INTERNA.
  • Exame documentocospia forense. ...
  • Exame de informática forense. ...
  • Exame de balística.

Qual a chance de ganhar um processo na Justiça contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

O INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento do benefício após a concessão, em decorrência da perícia. Isso varia de acordo com o dia de aprovação do benefício. Se ele for liberado até o dia 20, será pago no mês seguinte à aprovação.

Quais são as doenças que têm direito ao benefício?

Dentre as diversas doenças e condições que podem dar direito ao auxílio-doença, destacam-se aquelas que afetam a capacidade laborativa de maneira temporária, tais como doenças infectocontagiosas, lesões ortopédicas, transtornos mentais, entre outras.

Quem aprova perícia médica?

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. O perito apenas analisa se o pedido do segurado goza de veracidade e se está enquadrado na previsão legal.

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Artigo anterior
O que é uma pesquisa quantitativa TCC?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora o tabaco a sair do organismo?