O que deve ter em uma sequência didática?

Perguntado por: Joana Leite Esteves  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (33 avaliações)

Itens para fazer uma sequência didática:
  1. Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
  2. Tema que será trabalhado;
  3. Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
  4. Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
  5. Tempo de duração desta sequência;
  6. Forma de organização da turma;

Quais são os passos de uma sequência didática?

Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
  1. 1º) Apresentação da proposta aos alunos. ...
  2. 2º) Definição dos objetivos. ...
  3. 3º) Definição da sequência. ...
  4. 4º) Produção final.

O que são conteúdos em uma sequência didática?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

O que é uma sequência didática exemplo prático?

Exemplo prático

Um docente aborda o tema do espaço urbano. A sequência didática poderia começar com uma introdução geral sobre as cidades e suas características. Em seguida, pode-se realizar um passeio pela cidade e é aí onde os professores podem explicar sobre as diversas áreas da cidade.

Como fazer uma sequência didática na educação infantil?

Incentive que manipulem as imagens e respeite suas proposições na organização da sequência. Em histórias de repetição já conhecidas pelas crianças, elas naturalmente recitam as partes que se repetem, se isso não acontecer, faça pausas durante a leitura para incentivar a participação delas.

Metodologia para a Educação Básica: Resolução de Problemas - O que é uma sequência didática?

26 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma sequência didática para alfabetização?

Para a compreensão inicial, faça perguntas que os levem a refletir sobre a proposta, como “O que vamos escrever?”, “Para quem vamos escrever?” e “Como será essa escrita?”. A partir disso, para desenvolver essas habilidades, são cinco as práticas envolvendo oralidade, leitura e escrita propostas, que descrevo a seguir.

O que é uma sequência didática para educação infantil?

39) define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino-aprendizagem”.

Como elaborar um plano de aula para prova didática?

Vamos descrever um pouco de cada um destes elementos importantíssimos para seu plano de aula nota máxima.
  1. 1 – PÚBLICO-ALVO: Aqui você informa qual é a turma que será ministrada a aula. ...
  2. 2 – DURAÇÃO. É o tempo total que durará a aula. ...
  3. 3 – CONTEÚDO. ...
  4. 4 – OBJETIVOS. ...
  5. 5 – METODOLOGIA. ...
  6. 6 – RECURSOS DIDÁTICOS. ...
  7. 7 – AVALIAÇÃO:

O que é situação didática no plano de aula?

Podemos conceituar situações didáticas como um conjunto de ações e atividades que desenvolvem no aluno algumas competências para lidar com as múltiplas e variadas situações financeiras do cotidiano. As situações didáticas tratam dos conteúdos sociais e formais.

Como fazer uma avaliação de um sequência didática?

Pode se dar por meio de qualquer instrumento: oral, escrito ou mesmo desenho”, assinala Bauer. A análise dos resultados nessa primeira atividade pautará as que virão na sequência. Por sua vez, essas ações planejadas no meio do percurso possibilitam ver quanto os alunos caminharam desde a avaliação diagnóstica.

Como fazer uma sequência didática interdisciplinar?

83), a estrutura de base de uma sequência didática é um processo formado por quatro etapas, que são: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Essa estrutura é operacionalizada pela situação de produção, pelos objetivos e atividades propostas durante a realização da sequência didática.

Qual seria a melhor maneira de aplicar a didática na educação básica?

No entanto, a didática escolhida por um professor não deve homogeneizar, mas sim tentar agregar conhecimento em muitos alunos com base na diversidade, não com um relativismo absoluto, mas também mostrando as singularidades, porque o processo de absorção do ensino, como já foi citado, é de um caráter subjetivo e ...

Quais são as etapas que o professor deve seguir para trabalhar os livros didáticos?

É possível seguir essa trajetória à risca, assim como usá-la apenas como um ponto de partida para o trabalho.
  • Apoio em sala de aula. ...
  • Autor da obra. ...
  • Coleção. ...
  • Metodologia. ...
  • Propostas inovadoras. ...
  • Material de apoio para o professor. ...
  • Adequação à faixa etária. ...
  • Linguagem da obra.

Como fazer uma boa aula didática?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Qual a importância da sequência didática na educação infantil?

Sua importância:

Valoriza a investigação, a integração, a cooperação e incentiva a ação do aluno. É o estímulo à cooperação entre o grupo (alunos e professor) e busca o desenvolvimento de habilidades como características básicas do processo de aprendizagem.

Como montar um plano de aula para apresentar a banca?

Como fazer plano de aula para banca examinadora?
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...

O que é uma prova didática com arguição?

7º - A prova didática com arguição, de caráter eliminatório e classificatório, é aquela em que o candidato profere aula com arguição sobre o tema do ponto sorteado, constante da listagem dos cinco (5) pontos previstos no conteúdo programático, idêntico para todos os candidatos (da área de conhecimento ou matéria ...

O que é a metodologia de um plano de aula?

A metodologia para um plano de aula consiste no modelo que o professor vai escolher para realizar o ensino de determinado assunto ou disciplina. Simplificando, metodologia nada mais é do caminho que o docente escolhe para alcançar os seus objetivos.

Qual objetivo de trabalhar sequência?

Reconhecer e identificar os numerais; Organizar os numerais na sequência; Atuar de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações (EI03EO02); • Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

Qual a diferença entre sequência didática e plano de aula?

DIFERENÇA ENTRE PLANO DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA

De fato, a diferença entre um plano de aula e uma sequência didática é que a primeira diz respeito a apenas uma aula. Já a SD é responsável por trabalhar uma unidade temática completa, assim como é demonstrado no vídeo e nos exemplos de sequências didáticas abaixo.

O que é sequência didática PDF?

“Sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito.” “Procura favorecer a mudança e a promoção dos alunos ao domínio dos gêneros e das situações de comunicação”. (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004, p. 97).

Como é o sinal de igual e diferente?

Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...

Artigo anterior
O que acontece quando os chakras estão alinhados?
Artigo seguinte
Como explicar preposição?