Como guardar comprovante de registro de ponto?
Perguntado por: Vera Fabiana Gaspar | Última atualização: 21. Mai 2025Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)
Condições de armazenamento Para obter maior durabilidade do comprovante de registro de ponto ele deve ser armazenado em condições ambientais brandas, evitando altas temperaturas e locais úmidos. Também deve ser evitada a exposição a luz ultravioleta ou fluorescente.
Tem que guardar o comprovante de registro de ponto?
Os funcionários que possuem registros de entrada e saída no cartão de ponto devem armazenar os comprovantes por até cinco anos, de acordo com recomendação do procurador do Ministério Público do Trabalho no Paraná Alberto Emiliano.
O que fazer com o comprovante de ponto?
O comprovante de ponto é um documento muito importante, tanto para os trabalhadores, como para os empregadores. Esse documento deve ser bem guardado, pois pode ser uma prova em casos de processos trabalhistas que envolvam horários de jornada de trabalho.
O que diz a CLT sobre espelho de ponto?
O espelho de ponto é obrigatório para toda a empresa com mais de 10 funcionários, sendo determinado pelo Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
É direito do trabalhador ter acesso a folha de ponto?
O que a lei diz sobre espelho de ponto? A Portaria 671 estabelece a obrigatoriedade da criação do espelho de ponto por ser um documento comprobatório das obrigações da empresa e colaborador. Ademais, também estabelece a necessidade de acesso a esses dados por parte do trabalhador pelo menos uma vez por mês.
Registro e controle de ponto: o que diz a CLT - É OBRIGATÓRIO?
Quanto tempo guardar folha de ponto?
Dessa forma, as folhas ponto em suporte papel devem ser mantidas nos setores por 5 (cinco) anos em arquivo corrente, e mais 52 (cinquenta e dois) anos em arquivo intermediário, devendo, portanto, ser preservadas por 57 anos, até que possam ser encaminhadas para destinação final – eliminação.
Onde deve ficar o livro de ponto?
Para evitar problemas jurídicos ou fiscais, o RH deve armazenar esse documento em um local seguro e arejado, para que não acabe deteriorado. Outra dica é transferir todas as informações do livro de ponto para uma planilha, como uma espécie de backup.
É obrigatório a assinatura do espelho de ponto?
A legislação trabalhista vigente no Brasil não exige a assinatura no registro de ponto do empregado para que seja conferido validade a ele – pois a simples ausência da assinatura do empregado não desqualifica este documento.
Sou obrigado a assinar o espelho de ponto?
O funcionário não pode se negar a assinar esse documento, ele pode até receber uma advertência, e se o caso persistir pode levar ao distrato do contrato de trabalho, ou demissão.
E obrigado assinar o espelho de ponto?
De acordo com a Portaria 671/2021, que regulamenta o uso de soluções eletrônicas de controle de ponto, é recomendado que o documento seja assinado ao final de cada mês.
Pode sair 5 minutos antes do trabalho?
Pode sair 5 minutos antes do trabalho? (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001).” Vale salientar que a CLT estipula o limite de 10 minutos diários para que o trabalhador atrase e de 5 minutos antes do início da sua jornada, entre as pausas ou no final delas.
Para que serve o Comprovante de registro de ponto do trabalhador?
Comprovante de ponto do trabalhador
São impressos os dados necessários para identificar o empregador e o empregado, a data e a hora da marcação, o local de prestação do serviço, a identificação do Registrador Eletrônico de Ponto – REP no qual foi feita a marcação, e o número sequencial de registro.
Pode bater o ponto 5 minutos antes?
O artigo 58, parágrafo 1 da CLT deixa claro que bater o ponto 5 minutos antes ou 5 minutos depois do começo da jornada não configurará hora extra desde que esse atraso não seja maior que 10 minutos no total de todas as marcações de ponto do dia (incluindo almoço, por exemplo).
Como arquivar folha de ponto?
A melhor solução é a utilização de sistemas centrais que captam dados e os resguardam em um só local. É claro que haverá subdivisões dentro de cada um deles, como uma pasta voltada para cada empregado ou assunto. O importante é que haja um local em que as informações e documentos estão concentrados.
Quem fica com a folha de ponto?
Se for trabalho remoto a folha de ponto fica com o funcionário e ele entrega ao final do período. Além disso não temos uma legislação específica para a folha de ponto, muito do que definimos de seu modelo e dados necessários vem da jurisprudência e interpretação legal.
Pode bater o ponto e continuar trabalhando?
A legislação assegura o pagamento adicional para essas horas, estabelecendo o adicional mínimo de 50% ao valor da hora normal. Diante disso, fique atento! A prática de bater o ponto e continuar trabalhando é irregular. Os empregados devem registrar o efetivo horário de trabalho.
O que diz a lei sobre o registro de ponto?
Em seu artigo 74, no parágrafo 2, a CLT define normas específicas para empresas que possuem 20 funcionários ou mais. Entre essas especificações, ela obriga que esses estabelecimentos façam a marcação do ponto. Vale lembrar ainda que a CLT obriga a marcação tanto da entrada, quanto da saída dos funcionários.
O que acontece quando o colaborador chega antes do horário?
Se o colaborador chega 15 minutos com antecedência, a tolerância para o pagamento de horas extras também será de 10 minutos, sendo este o limite máximo. Se ultrapassado este limite, a empresa terá que realizar o pagamento das horas extras com acréscimo de 50%.
O que acontece se o funcionário não assinar o ponto?
A ausência da assinatura do funcionário na folha de ponto pode resultar em problemas de documentação, controle de horas e conformidade legal. Isso pode levar a inconsistências nos registros, dificuldades de cálculo preciso das horas trabalhadas e horas extras, além de desafios na gestão de pessoal.
De quem é a responsabilidade do registro de ponto?
Algumas das principais responsabilidades do empregador são: Manutenção e disponibilidade do registro de ponto: O empregador é responsável por manter um sistema adequado de registro de ponto, que registre de forma precisa as marcações de entrada, saída e intervalos dos funcionários.
Pode rubricar na folha de ponto?
Entende-se pela desnecessidade de mensalmente o funcionário rubricar o cartão de ponto para conferir a sua validade. Isso porque, não há exigibilidade da lei que o ponto esteja assinado para se ter validade, e entende-se que não é necessário a assinatura como condição para a validade do ato jurídico.
Quais funções não precisam registrar ponto?
- Colaborador que faz atividade externa;
- Cargos de confiança como gerentes, diretores e chefes;
- Trabalhador em regime de teletrabalho.
Como registrar o ponto corretamente?
O registro de ponto funciona de forma bastante simples, todos os dias os colaboradores marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
Pode alterar o ponto de um funcionário?
A prática de manipular os horários do ponto por parte da empresa é indevida. Essa pode ser feita para adicionar mais horas ou retirar, assim como mudar os registros de alguma forma. Independente da informação manipulada, essa não é uma prática legal.
Como assinar o caderno de ponto?
Como assinar o livro de ponto? No livro ponto tradicional, o gestor deve preencher a primeira linha, informando o dia, mês e ano atual, em seguida, deve-se orientar os colaboradores para que comecem assinando seus nomes completos, seguidos do horário de entrada.
O que se espera de um Técnico de Segurança do Trabalho?
Qual é a casa da Ninfadora Tonks?