O que determina a cor da pele de uma pessoa?

Perguntado por: Cláudia Anna de Fonseca  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (46 avaliações)

A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.

O que determina a cor da pele?

A cor da nossa pele é determinada pela melanina. É essa substância, fabricada por células chamadas de melanócitos, que colore o maior órgão do nosso corpo. O quanto cada organismo produz de melanina é uma característica individual, determinada geneticamente.

Quais são esses fatores que podem influenciar o fenótipo da cor da pele?

Quando falamos que uma pessoa apresenta sangue A, B, AB ou O, estamos nos referindo ao seu fenótipo. A cor da pele pode sofrer alteração devido à exposição ao Sol. A influência do meio ambiente sobre o fenótipo pode ser observada também quando verificamos a coloração do flamingo.

O que influencia o fenótipo?

O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos.

Quais dois tipos de fatores influenciam o fenótipo?

Fenótipo é um termo da genética usado para descrever as características observáveis de um indivíduo, que resultam da interação dos fatores epigenéticos com o genótipo e os fatores ambientais não herdáveis.

Como surgiram as cores de pele | Drauzio Comenta #97

19 questões relacionadas encontradas

Como classificar as cores de pele?

Os diferentes fototipos de pele são classificados em seis níveis, de acordo com a Classificação de Fitzpatrick.
...
  1. 1 – Pele branca. ...
  2. 2 – Pele branca. ...
  3. 3 – Pele morena clara. ...
  4. 4 – Pele morena moderada. ...
  5. 5 – Pele morena escura. ...
  6. 6 – Pele negra.

Quantos genes determinam a cor da pele?

Herança da cor da pele no homem

Segundo Davenport (1913), a cor da pele na espécie humana é resultante da ação de dois pares de genes (AaBb), sem dominância. Dessa forma, A e B determinam a produção da mesma quantidade do pigmento melanina e possuem efeito aditivo.

Como fazer a cor da pele?

Faça uma mistura com partes iguais de cada cor.

Use o pincel para juntar porções iguais de vermelho, amarelo e azul. Limpe o pincel num copo com água após misturar as tintas. O resultado será a base para o tom de pele. Neste estágio, a mistura será um pouco escura.

Quais estruturas do DNA são responsáveis pela determinação da cor da pele?

A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.

Quem determina a cor do cabelo olho e pele?

É o DNA e ele é muuuito importante, porque é nele que estão guardadas todas as receitas para sermos o que somos. É lá que tem receita para a cor do cabelo, o formato dos dentes, o tamanho do pé e tudo o mais, inclusive a cor dos olhos.

Quais são os tons de pele que existem?

Após 514 anos de miscigenação, os brasileiros têm vários tipos de tons de pele. Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes.

Qual é a classificação das cores?

Classificação das cores

O vermelho, o amarelo e o azul são cores primárias. Cores secundárias: são conquistadas ao misturar cores primárias. O verde, por exemplo, é obtido a partir da mistura do azul com o amarelo. Cores terciárias: são as cores alcançadas na mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Que tipo de pessoa é considerada parda?

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

O que é genotipo e Fenotipo exemplos?

Ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo). ... Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros.

Quais são os tipos de genótipos?

Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo).

Onde é determinada histologicamente a cor da pele?

b) O pigmento melanina é produzido nas células do tecido epitelial, denominadas melanócitos.

O que determina a aparência do bebê?

Os cromossomos contêm todos os nossos genes, arranjados em unidades de ácido desoxirribonucleico — o famoso DNA. É essa estrutura, o DNA, que vai influenciar a aparência do seu bebê, a cor dos olhos, a textura dos cabelos, o formato do rosto, a estrutura dos ossos e muitas outras características.

Qual a base celular da pigmentação da pele?

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele.

Qual a mistura de cores que dá marrom?

A primeira e mais básica forma de se criar o marrom é mesclando todas as cores primárias juntamente. Isso significa que você usará uma paleta para misturar azul, amarelo e vermelho até alcançar a tonalidade lamacenta desejada.

Como fazer cor de marrom?

Nesse caso, fique sabendo que é perfeitamente possível criar uma grande variedade de tons terrosos usando as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Para criar um marrom básico, basta misturar as três cores.

Artigo anterior
O que é representação de conjuntos?
Artigo seguinte
Qual luta representa o Brasil?