O que determina a ambiguidade?
Perguntado por: Rodrigo Márcio Nunes Araújo Nascimento | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.8/5 (45 avaliações)
Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.
Como identificar ambiguidade no texto?
Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.
Porque ocorre a ambiguidade?
A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.
O que são regras Ambiguas?
O que é Ambíguo:
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. Termos ambíguos, inclusive, podem ter significados totalmente distintos.
O que é ambiguidade de um exemplo?
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. Para solucionar a ambiguidade: Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
O que é AMBIGUIDADE?
Como usar a ambiguidade?
- Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais. ...
- Exemplo: Por fim, levou o filho para o seu quarto. ...
- Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
O que é polissemia cite 2 exemplos?
O que é Polissemia:
Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
O que é ambiguidade sinônimo?
Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.
O que é redundância exemplos?
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Porque precisamos eliminar as ambiguidades de um texto?
Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.
Como evitar a ambiguidade no texto?
- Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
- Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
- Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
- Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.
Como acabar com a ambiguidade?
Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.
O que é ambiguidade do texto?
O que é uma ambiguidade:
A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico. ... Neste caso, ela compromete o significado do enunciado.
Quais os principais tipos de ambiguidade explique e dê exemplos?
Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais
Tipo de ambiguidade que acontece quando há o uso de verbos na forma nominal (gerúndio, infinitivo ou particípio). Confira o exemplo: “O menino viu a vizinha correndo”. Nessa frase, fica a dúvida a respeito de quem estava correndo, se era o menino ou a vizinha.
Qual é a diferença entre duplo sentido e ambiguidade?
O duplo sentido é um recurso expressivo em que as palavras e expressões utilizadas possuem diferentes interpretações. A diferença do duplo sentido para a ambiguidade é que muitas vezes a ambiguidade não é intencional, enquanto que o duplo sentido é planejado, principalmente visando o humor.
Quais são os tipos de redundância?
- Duplicação de dados. ...
- Duplicação de sistemas. ...
- Duplicação de redes. ...
- Duplicação do data center. ...
- Duplicação de infraestrutura física. ...
- Aumenta a disponibilidade dos serviços. ...
- Não interrompe a geração de receitas. ...
- Reduz as paralisações das operações.
O que é uma frase redundante?
O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.
O que é parte redundante da frase?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
O que é pessoas ambíguas?
Sem precisão e sem certeza; em que há indecisão ou dúvida; incerto ou indefinido: sensação ambígua; gosto ambíguo. Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo). A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.
O que é uma obscuridade?
Significado de Obscuridade
Estado do que é duvidoso ou mal conhecido; incerteza. Condição humilde: obscuridade do nascimento; obscuridade do lar.
O que é uma pessoa dúbia?
Duvidoso; incerto; ambíguo.
O que é polissemia resposta?
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Quais são as palavras polissemia?
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
- estetoscópio (instrumento médico);
- eneágono (polígono com nove ângulos);
- vulcanologista (especialista em vulcanologia).
Quais os tipos de polissemia?
- 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
- 1 – Banco. ...
- 2 – Letra. ...
- 3 – Vela. ...
- 4 – Gato. ...
- 5 – Cabeça. ...
- 6 – Dama. ...
- 7 – Cabo.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como entrar com processo no STF?
Qual a diferença entre assédio e elogio?