O que determina a 1 e 2 leis da radioatividade?

Perguntado por: Bernardo Lopes Neto  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

A 1ª lei da radioatividade trata da emissão de uma radiação alfa a partir do núcleo de um átomo. Como a radiação alfa apresenta número de massa igual a 4 e número atômico igual a 2, temos as seguintes alterações no núcleo do átomo: Diminuição de 2 prótons e 2 nêutrons no núcleo do átomo.

O que diz a primeira e a segunda lei da radioatividade?

O texto Primeira lei da radioatividade ou primeira lei de Soddy mostrou a primeira lei geral que corresponde ao que ocorre quando um átomo de um elemento radioativo sofre um decaimento alfa. A segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy refere-se ao decaimento beta.

Qual a expressão para a 1 lei da radioatividade?

Veja o que essa lei diz: “Quando um átomo sofre um decaimento alfa (α), o seu número atômico (Z) diminui duas unidades e o seu número de massa (A) diminui quatro unidades”.

Quais as duas leis de radioatividade?

Segundo esses cientistas, existem duas leis da radioatividade, uma específica para a radiação alfa e outra para a radiação beta, as quais são discutidas a seguir.

Porque os elementos 43 e 6-1 e radioativos e não estão alocados nos elementos a partir do número atômico 84?

Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa. ... Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis.

Leis da Radioatividade - SODDY FAJANS E RUSSEL - Aula Grátis de Química para ENEM e Vestibular

15 questões relacionadas encontradas

Para que serve a radiação e quais os elementos radioativos que existem na tabela periódica?

Dá-se essa definição no estudo da radioatividade. Dentre os elementos químicos radioativos, destacam-se o urânio (U), o polônio (Po), o rádio (Ra) e o césio (Cs), os quais servirão como objetos de investigação do presente texto. O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07.

Qual é o elemento mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Quais são as leis da radiação?

As leis da radioatividade tratam da transformação que um átomo sofre em seu núcleo ao emitir radiação alfa ou beta. As leis da radioatividade foram propostas pelo químico inglês Frederick Soddy, no ano de 1911, com o objetivo de explicar a emissão de radiação a partir do núcleo de átomos instáveis.

Qual é a segunda lei da radioatividade?

A segunda lei da radioatividade trata da emissão de radiação beta pelo núcleo de um átomo e formação de um novo átomo, com aumento do número atômico.

O que é radiação alfa beta e gama?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Como fazer o cálculo da radioatividade?

Z = 2.x - y + C
  1. Z = número atômico do elemento que emite as partículas alfa;
  2. x = número de partículas alfa emitidas;
  3. y = número de partículas beta emitidas;
  4. C = número atômico do elemento formado após a emissão de todas as partículas alfa e beta.

Quanto é meia vida?

A meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade dos núcleos radioativos desintegre-se, ou seja, é o tempo que leva para uma amostra radioativa reduzir-se à metade. ... Assim sendo, a meia-vida desse isótopo radioativo é de 14 dias.

O que é fissão e fusão nuclear?

Fissão Nuclear e Fusão Nuclear

A fissão nuclear do urânio pode liberar a energia de 8.107 kJ/g. A fusão nuclear é o processo contrário ao da fissão. Ao invés de dividir o núcleo do átomo, ocorre a junção do núcleo de dois ou mais átomos. A reação mais comum é a união de dois isótopos do elemento hidrogênio (H).

Quais são as três séries radioativas naturais?

No estudo da radioatividade, constatou-se que existem apenas 3 séries ou famílias radioativas naturais, conhecidas como: 1) Série de Urânio, 2) Série do Actínio e 3) Série do Tório.

O que é a segunda lei de Soddy?

A segunda lei de Soddy se refere à transformação sofrida pelo núcleo que emite partículas beta (β). Lembre-se que uma partícula beta é um elétron que foi emitido pelo núcleo atômico.

O que encontramos na Eletrosfera?

* Eletrosfera: É uma região onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo. Apesar de ser uma região de volume muito maior que o do núcleo, ela é praticamente vazia, pois cada elétron é 1836 vezes menor que 1 próton (ou que 1 nêutron).

O que é decaimento gama?

Decaimento Gama

A radiação gama não passa de uma onda eletromagnética de alta frequência, ou seja, ela não possui carga, número de massa e nem número atômico: Dessa forma, em um decaimento gama, o número de prótons e o número de nêutrons não se altera. Sendo assim, o elemento químico também se mantém o mesmo.

Como emitir nêutrons?

Fissão espontânea como fonte de nêutrons

A fissão nuclear é o processo da quebra de um núcleo instável em dois menores. Ela pode ser realizada de forma induzida, isso é, provocando colisões entre partículas aceleradas e o núcleo, ou de forma espontânea, natural.

Quais são as leis da radiação solar?

Da lei de Wien decorre que a radiação solar é concentrada nas partes visível e infravermelho próximo, enquanto a radiação emitida pela Terra e sua atmosfera, é principalmente confinada ao infravermelho. Quanto mais quente o corpo radiante, menor é o comprimento de onda da máxima radiação.

Qual é a lei de Wien?

A lei de Wien, é uma lei da radiação que estipula que o comprimento de onda a que um corpo negro irradia a máxima energia é inversamente proporcional à sua temperatura, isto é, quanto mais quente estiver o corpo, menor será o comprimento de onda.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Qual é o elemento mais raro do mundo?

O astato é, portanto, o elemento mais raro na tabela periódica, porque é o mais difícil de produzir. Tão difícil de produzir, de fato, que os cientistas que o criaram em 1939 não puderam detectar sua existência diretamente e tiveram que recorrer a um truque.

Quais são os elementos mais radioativos?

Principais Elementos Radioativos
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Qual é o elemento mais pesado?

Na atual versão da tabela periódica, o elemento mais pesado, que figura em seu canto inferior direito, é o oganessônio (Og), de número atômico 118.

Quais são os tipos de radiação emitida pelos elementos radioativos?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).

Artigo anterior
O que é rebentos na Bíblia?
Artigo seguinte
Quantas frutas Uma grávida deve comer por dia?