O que define a literatura?

Perguntado por: Beatriz Fernandes de Ramos  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".

Qual é a definição de literatura?

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Qual a verdadeira função da literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Quais são as principais características da literatura?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Quais são as 5 funções da literatura?

As funções da literatura
  • 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
  • 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
  • 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
  • 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
  • 5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.

5 Minutos Sobre: Definição Literatura

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as características?

Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.

O que são as funções da literatura?

Função da literatura

A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.

O que é literatura e suas funções?

O que é Literatura:

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

Qual a verdadeira função da literatura engajada?

Finalmente, a literatura engajada tem como principal objetivo superar a antinomia entre a palavra e a ação: “A obra escrita pode ser condição essencial da ação, ou seja, o momento da consciência reflexiva” (SARTRE, 2004, p. 120).

Qual é a origem da literatura?

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nómadas, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

Quais são os tipos de literatura?

Tipos de Literatura Que Existem
  • Literatura Infanto-juvenil.
  • Literatura Infantil.
  • Literatura de Cordel.
  • Literatura Adulta.
  • Literatura Cientifica.
  • Literatura Popular.
  • Literatura Humorística.
  • Literatura Religiosa.

O que é a poesia engajada?

POESIA ENGAJADA é um contraponto à idéia, muito difundida nos dias de hoje, de que a arte basta por si mesma. Combate, portanto, de forma direta e democrática, as práticas dos adeptos desta linha artística que apregoa a idéia de que a poesia, enquanto arte, não pode ser discurso.

Quais são os dois géneros literários mais usados na literatura engajada?

A poesia e o romance constituem os dois principais gêneros literários usados, por autores, como instrumento de denúncia e manifestação a uma luta social referente, sobretudo, a questões políticas e sociais.

Em que consiste a literatura engajada e o processo de marginalização do personagem na literatura?

Na literatura, o termo marginal designa obras e autores que de alguma maneira se afastam do cânone, podendo se referir à produção literária que circula fora do circuito comercial das grandes editoras, a textos que procuram se opor às principais tendências literárias e a trabalhos relacionados a grupos cuja identidade ...

Qual é a função da literatura na sociedade?

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

O que é literatura De acordo com Antônio Cândido?

Candido destaca que chama de literatura, nesse texto, tudo aquilo que tem toque poético, ficcional ou dramático nos mais distintos níveis de uma sociedade, em todas as culturas, desde o folclore, a lenda, as anedotas e até as formas complexas de produção escritas das grandes civilizações.

Qual é a importância da literatura para a sociedade?

A literatura e sua importância para a sociedade

Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.

Quais são as principais características do ser humano?

O ser humano possui, dentre outras, duas características intrínsecas: falibilidade e imprevisibilidade. Conhecer e administrar essas duas características é o desafio do líder, do pai, do educador e de todos nós que temos de nos relacionar permanentemente com seres humanos.

Quais são as 8 características dos seres vivos?

A seguir, descrevemos 12 das características que permitem identificar um ser vivo.
  1. Organização celular. Os seres vivos são formados por células. ...
  2. Composição química. ...
  3. Metabolismo. ...
  4. Crescimento e desenvolvimento. ...
  5. Reprodução. ...
  6. Hereditariedade. ...
  7. Nutrição. ...
  8. Processamento de energia.

Quais são suas características pessoais mais positivas e quais ainda precisam ser melhoradas para que você aumente suas oportunidades profissionais?

Confira a seguir as mais importantes!
  • 1 Boa comunicação.
  • 2 Automotivação.
  • 3 Conhecimento técnico aliado ao teórico.
  • 4 Vivência prática no mercado.
  • 5 Saber trabalhar em equipe.
  • 6 Vontade de aprender.
  • 7 Proatividade.

Quais são os três gêneros da literatura?

O termo “gênero” origina-se do latim genus, eris, que significa nascimento, descendência, origem, e refere-se a um conjunto de características temáticas e formais intrínsecas às manifestações literárias. Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático.

Quais são os gêneros literários explique cada um deles?

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.

Quais são os tipos de gêneros de livros?

Todos os gêneros, porém, partem de uma classificação padrão, adotada desde a Antiguidade: narrativo ou épico; lírico e dramático. Deste tronco principal partem as ramificações menores, ou seja, os subgêneros.
...
Gêneros narrativos
  • Romance de Aprendizagem;
  • Romance Policial;
  • Romance Psicológico;
  • Romances Históricos;

O que é poesia social exemplos?

A poesia social surgiu como uma espécie de manifestação contra o radicalismo expresso pelo movimento concretista, o qual se manifestava através de aspecto visual e geométrico, em um poema-objeto. Entre lojas de flores e de sapatos, bares, mercados, butiques, viajo num ônibus Estrada de Ferro-Leblon.

Como fazer um poema intimista?

Principais características da poesia intimista
  1. Exploração da alma humana;
  2. Introspecção, emoção e reflexão;
  3. Sensibilidade e musicalidade;
  4. Conflitos pessoais do indivíduo;
  5. Valorização do psicológico;
  6. Questões espirituais e metafísicas;
  7. Universo onírico (sonho);
  8. Exploração do consciente e inconsciente.

Artigo anterior
O que é tempo de retenção em cromatografia?
Artigo seguinte
Como fazer caixa de texto no Discord?