O que é responsabilidade objetiva e subjetiva do Estado?

Perguntado por: Irina Alves de Pinho  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Pode ser objetiva – quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa – ou subjetiva, quando basta demonstrar o dano provocado pelo agente do Estado, e o nexo causal.

O que é responsabilidade subjetiva exemplo?

Por exemplo: se o cliente de uma empresa de qualquer segmento é prejudicado por uma ação dolosa da própria companhia ou de um funcionário, esse caso pode ser considerado como responsabilidade civil subjetiva no momento de se definir uma indenização*.

Quais são os tipos de responsabilidade do Estado?

A responsabilidade civil é a obrigação de reparar os danos lesivos a terceiros. A responsabilidade do Estado pode ser contratual ou extracontratual.

Quem tem responsabilidade objetiva?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.

Quais são as três responsabilidades que possui o servidor público?

1) Exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; 2) Ser leal às instituições a que servir; 3) Observar as normas legais e regulamentares; 4) Cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; 5) Atender com presteza: 5.1) ao público em geral, prestadas as informações requeridas, ressalvadas as ...

Responsabilidade Civil Objetiva e Subjetiva 2024 📚Código Civil🤔 Qual é a Diferença? O que é?

20 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do servidor público para o funcionário público?

Em linhas gerais, os servidores públicos são aqueles que ocupam cargos efetivos no serviço público, ou seja, são concursados e têm estabilidade no emprego. Já os funcionários públicos são aqueles que ocupam cargos comissionados ou de confiança, que podem ser nomeados e exonerados livremente pelo poder público.

Qual o objetivo do servidor público?

O servidor público pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento do município, estado e país mediante a suas ações, visando atender às solicitações do cidadão sempre que possível e que deve esforçar-se para fazê-lo, com disposição e desprendimento, profissionalismo, transparência e, principalmente, ...

Quando a responsabilidade de Estado será subjetiva?

A responsabilidade do Estado será subje va no caso de omissão genérica e obje va, no caso de omissão específica, pois aí há dever individualizado de agir.

O que é responsabilidade objetiva exemplo?

Entenda a Responsabilidade Civil Objetiva

Um exemplo comum é o caso de ocorrências no transporte de mercadorias. Se um carro de uma companhia se envolve em um acidente e causa danos a terceiros, a empresa pode ser responsabilizada mesmo que não haja culpa direta do motorista.

Quem responde por responsabilidade subjetiva?

A responsabilidade subjetiva é aquela que depende da existência de dolo ou culpa por parte do agente delituoso. É comportamento humano voluntário consciente dirigido a um fim. É comportamento exterior, vontade dirigida a um fim, com antecipação mental do resultado pretendido e da escolha dos meios.

Qual a diferença entre a responsabilidade objetiva e subjetiva?

Pode ser objetiva – quando os atos praticados pelos agentes públicos resultam em prejuízos ou danos a terceiros, mesmo sem culpa – ou subjetiva, quando basta demonstrar o dano provocado pelo agente do Estado, e o nexo causal.

O que diz o artigo 932 do Código Civil?

932 do Código Civil e da Sumula 341 do STF, o empregador responde civilmente pelos danos causados por ato praticado pelos seus prepostos.

Quando o Estado responde solidariamente?

A possibilidade do Estado responder solidariamente emerge quando demonstrado que o evento danoso ocorreu em virtude da má escolha efetivada pelo Poder Público, quando elege mal o particular para quem o serviço foi concedido, em se tratando de atividade diretamente constitutiva do exercício do serviço, bem como nos ...

Quando a responsabilidade é subjetiva?

Responsabilidade subjetiva. Na responsabilidade subjetiva a obrigação que surge é decorrente da ocorrência de ato ilícito. Para melhor esclarecer, convém recordar o art. 186 do Código Civil[1], o qual dispõe que ato ilícito é aquele em que há uma conduta culposa violadora de direito que causa prejuízo a outrem.

O que é objetiva e subjetiva?

A principal diferença entre a descrição objetiva e subjetiva está na profundidade, porém ambas se esforçam para demonstrar as características de um objeto. Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.

Quais os elementos da responsabilidade subjetiva?

A responsabilidade subjetiva é o dever de indenizar os danos causados diante de uma ação ou omissão, dolosa ou culposa. Para memorizar, lembre-se de que os quatro elementos devem estar presentes: culpa ou dolo, ato ilícito, dano, nexo de causalidade. No Código Civil, a responsabilidade subjetiva é a regra.

Qual é a responsabilidade civil do Estado?

A responsabilidade civil do Estado é objetiva, na forma do artigo 37, §6º, da Constituição Federal, aplicando-se a teoria do risco administrativo, através da qual exsurge a obrigação estatal de indenizar sempre que vier a causar prejuízo a terceiros, sendo imperiosa, para este fim, a comprovação do dano e do nexo ...

Qual o objetivo do princípio da responsabilidade objetiva?

A responsabilidade objetiva, ou responsabilidade sem culpa, somente pode ser aplicada quando existe lei expressa que a autorize. Portanto, na ausência de lei expressa, a responsabilidade pelo ato ilícito será subjetiva, pois esta é a regra geral no direito brasileiro.

Quais os requisitos da responsabilidade objetiva?

A responsabilidade civil objetiva caracteriza-se com a demonstração de três requisitos: conduta (ação ou omissão), dano e nexo de causalidade, não sendo exigido, portanto, a demonstração da culpa do agente.

Quais são os 4 elementos da responsabilidade civil?

civil, a saber: o fato, o dano, o nexo de causalidade e a culpa.

O que exclui a responsabilidade civil do Estado?

Quando o evento danoso acontece por culpa ou fato exclusivo da vítima, afasta a responsabilidade do Estado indenizar, porque deixa de existir a relação de causa e efeito entre seu ato e o prejuízo sofrido pelo lesado.

Qual a teoria do risco adotada no Brasil?

Já a teoria do risco administrativo, adotada pela Constituição Federal Brasileira, assevera que o Estado será responsabilizado quando causar danos a terceiros, independente de culpa. Exceto nos casos de existência de excludentes como as de caso fortuito ou força maior e culpa exclusiva da vítima.

Qual a lei que rege o servidor público?

Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

Qual é a lei que protege o funcionário público?

A Constituição da República, ao cuidar do servidor público (art. 37 a 41), detalhou seus direitos, indicando especificamente os que lhe são extensivos dentre os reconhecidos aos trabalhadores urbanos e rurais.

O que diz o artigo 331 do Código Penal Brasileiro?

331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.

Artigo anterior
O que é desativar sobreposição HW?
Artigo seguinte
O que aconteceu com Sara Lance?