O que Darwin explica sobre o pescoço da girafa?

Perguntado por: Melissa Érica Barbosa  |  Última atualização: 2. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Para os darwinianos, as girafas nascem, ao acaso das variações entre indivíduos, dotadas de pescoços longos ou curtos. As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural.

Qual a explicação de Darwin para o pescoço da girafa?

As girafas de pescoço curto apresentavam maior dificuldade de conseguir alimento em locais mais altos, quando os vegetais mais baixos estavam escassos. As girafas de pescoço longo apresentavam vantagem, uma vez que conseguiam alimentar-se em árvores com a copa mais alta.

Como se justifica o tamanho do pescoço da girafa Segundo Darwin?

Darwin explicaria o pescoço comprido da girafa pela Seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. ... Assim, seus filhos também teriam pescoços compridos, podendo sobreviver.

Qual a teoria do pescoço da girafa?

De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa Brainly?

Lamarck usou lei do uso e desuso, por tanto a girafa que usava mais seu pescoço ficou. Darwin disse que havia dois tipos de girafas com o pescoço longo e com pescoço curto, e então foi a seleção natural e quem tinha o pescoço maior para alcançar seu alimento permaneceu.

quest 2- Como Darwin explicaria o pescoço da girafa?

35 questões relacionadas encontradas

Em que Darwin e Lamarck concordavam?

Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos. Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Que conceito foi desenvolvido por Darwin para explicar a evolução?

Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum. O mecanismo que Darwin propôs para evolução é a seleção natural.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução da girafa?

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa? Darwin - as girafas com pescoço mais longo conseguiam facilmente se alimentar, por alcançarem as folhas que estavam no alto das árvores. Dessa forma, os animais com essas características sobreviveram e tiveram descendentes.

Qual é a teoria de Darwin?

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

O que diz a teoria de Charles Darwin?

Teoria da evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. A teoria da evolução mais conhecida é a de Charles Darwin. De acordo com a teoria da evolução, nenhuma espécie é imutável, todas mudam ao longo do tempo.

Como Lamarck explicaria a evolução do pescoço das girafas?

Para explicar sua teoria, Lamarck utilizou como exemplo o pescoço longo das girafas. Segundo esse pesquisador, existiam inicialmente girafas com pescoço curto, todavia, elas tinham de esticar-se para alcançar o alimento em árvores altas.

Qual é a principal diferença entre as teorias de Lamarck e Darwin?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

Qual é a diferença básica entre o lamarckismo e o darwinismo?

O Lamarckismo, referindo-se à necessidade de adaptação individual, assenta em dois princípios: Lei do Uso e do Desuso e Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos. O Darwinismo baseia-se, fundamentalmente, em três ideias: variabilidade intraespecífica, seleção natural e reprodução diferencial.

Qual o problema com o darwinismo?

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Qual o principal objetivo do darwinismo?

O fundamento principal do darwinismo é a seleção natural, que funciona como o mecanismo essencial que dirige a evolução das espécies. Segundo o darwinismo, apenas os mais aptos sobrevivem, transmitindo as suas características mais favoráveis. As espécies possuem nas suas populações indivíduos com variações naturais.

Qual a importância da teoria de Darwin nos dias de hoje?

Ao passo que suas pesquisas norteiam estudiosos dos campos da antropologia e da biologia até hoje. “Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin.

Quem foi Charles Darwin e o que ele defendia?

Charles Darwin foi um dos pesquisadores mais influentes da história da ciência, uma vez que levantou importantes pontos sobre como as espécies mudaram ao longo dos tempos. Nascido em 1809, em Shrewsbury, Darwin, desde muito novo, interessou-se pelas ciências naturais.

Onde Lamarck errou na sua teoria?

Entretanto, hoje sabemos que Lamarck estava errado em muitos pontos, pois suas teorias possuem vários furos, como por exemplo: se um homem malha muito, ele vai desenvolver seus músculos e ficar extremamente forte, mas quando ele tiver um filho, esse não nascerá malhado também, o que contradiz a Lei da Herança dos ...

Qual foi o erro na teoria de Lamarck?

A lei do uso e desuso é falha, pois ele afirma que todas as características usadas pelos progenitores serão passadas para a prole de forma mais notável, e as não usadas irão diminui a sua expressividade até sumir.

Qual era a religião de Charles Darwin?

Todos os seus biógrafos concordam que ao morrer, em abril de 1882, era [Darwin] um agnóstico, se não um ateu. Quando exatamente a fé foi perdida é matéria de debate. Ao desembarcar do Beagle em outubro de 1836, havia deixado de acreditar nos fatos descritos da Bíblia como verdadeiros.

Qual foi a maior descoberta de Charles Darwin?

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Em que Darwin se inspirou?

Para escrever sua teoria, Darwin inspirou-se em um estudo em que se dizia que o aumento da população poderia levar todos à miséria e fome e aplicou esse conhecimento para analisar populações de plantas e animais.

Artigo anterior
Quais são as maiores multinacionais brasileiras?
Artigo seguinte
Qual vitamina atrapalha a absorção do ferro?