O que crase?

Perguntado por: Gil Machado  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Crase é um dos metaplasmos por supressão de fonemas a que as palavras podem estar sujeitas à medida que uma língua evolui. Neste caso, há a fusão de dois fonemas vocálicos idênticos e seguidos em um só. Exemplos: {2} door > dor noo > nó seer > ser veer > ver

O que é crase exemplo?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando se usa a crase?

1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. ... Caso você fique em dúvida sobre quando utilizar o acento grave, substitua a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao”, ele receberá o acento grave.

Como se define a crase?

Crase é a junção da preposição “a” com o artigo “a” e com alguns pronomes que se iniciam com a letra “a”. A crase é um fenômeno fonético ( ` ) que representa a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”.

Como identificar a crase?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

22 questões relacionadas encontradas

Qual a origem da palavra crase?

A origem da crase vem da Grécia: a palavra significa mistura ou fusão. Dessa forma, você já pode imaginar todo o conceito por trás dessa regra gramatical. Na língua portuguesa, o “acento agudo invertido”, como alguns gostam de chamar, indica a junção de duas vogais idênticas.

Quando não usar crase exemplos?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como usar a crase PDF?

Se, antes da palavra masculina aparecer ao(s), isso indica que se deve usar o sinal de crase antes da palavra feminina. Ex.: Ele se refere à festa de hoje. Ele se refere ao baile de hoje. A crase será proibida sempre que a palavra que vem após o A não apresentar artigo.

Tem crase antes de esta?

h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s), essa(s), isto, isso. i) Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja(s). - Nome próprio geográfico: com nomes de lugar (cidade, estado, país, continente, planeta), o fenômeno da crase acontece quando a palavra admite artigo "a".

O que é vírgula exemplo?

A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Exemplo: Vamos de carro; eles, de ônibus. Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase.

Quando há crase no início da frase?

Crase no início de frase

Não há regras que impeçam o uso de crase no início de frases. Por isso, a atenção ao seu uso é apenas nas regras de aplicação gerais do acento grave.

Como estudar crase concurso público?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Quanto à atividade tem crase?

Na frase 3, a crase ocorre porque o substantivo “aversão” exigiu a preposição “a” e o substantivo “atividade” admitiu o artigo feminino “a”. ... Na frase 9, “me referi” exige preposição “a”, e o pronome relativo “a qual” é iniciado por artigo “a”, por isso há crase.

Quanto à liberação tem crase?

Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a. A existência de crase, ou seja, de uma contração, é indicada com a escrita do acento grave por cima da vogal a.

Quais os casos em que não se usa o acento grave?

* Antes de pronomes de tratamento, exceto em se tratando de “dona”, “senhora” “senhorita” e “madame”. Fizemos o convite a Vossa Senhoria, portanto, o evento está confirmado.

Quem inventou o crase?

Você sabe o que é crase? A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

O que é dar origem?

1. Dar origem, fazer aparecer, causar, provocar.

Quanto à vacina tem crase?

Para entender o princípio do acento grave, é preciso notar a "validade por dois" que o sinal representa: À - PARA A(S). Vejamos: "As vacinas já foram enviadas às prefeituras." ... "As vacinas já foram enviadas a todas as prefeituras."

Quanto às medidas tem crase?

Quando a expressão tiver o sentido de proporção, desenvolvimento simultâneo e gradual, recomenda-se o uso da crase no “a”. É uma locução conjuntiva (ou seja, que exerce função de conjunção). Pode ser trocado por “à proporção que”. O medo aumentava à medida que entrávamos naquele ambiente estranho.

Quando usar crase concurso?

Haverá crase sempre que:
  1. I. o termo antecedente exija a preposição a;
  2. II. o termo consequente aceite o artigo a.
  3. I. se, com antecedente masculino, ocorrer ao que / aos que, com o feminino ocorrerá crase;
  4. II. se, com antecedente masculino, ocorrer a que, no feminino não ocorrerá crase.

Como aprender crase de uma vez por todas?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.

Como não errar na hora de usar crase?

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida.

Porque no início da frase?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Pode começar frase com há?

Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.

Qual é a função da vírgula?

Este sinal exerce três funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; impedir qualquer ambiguidade.

Artigo anterior
Com quantos quilos pode fazer redução de estomago?
Artigo seguinte
O que e processo judicial?