O que compõe um Plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

Perguntado por: Denis Gonçalo Machado Faria Correia  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados e quais as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.

Quais itens compõem um Pgrss?

De acordo o Capítulo V da Resolução da Anvisa Nº 306/2004, o PGRSS tem o seguinte conteúdo mínimo obrigatório:
  1. 1 - Diagnóstico dos resíduos gerados ou administrados no local. ...
  2. 2 - Ações relativas ao manejo dos Resíduos Sólidos. ...
  3. 3 - Rotinas e processos de higienização e limpeza.

Quais as etapas do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos?

Esses procedimentos contemplam etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos.

O que é Pgrss e quais suas etapas?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um conjunto de procedimentos que contempla a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos.

Quais as etapas integram o sistema de gerenciamento de resíduos urbanos?

respeito às etapas operacionais do sistema de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, transbordo, armazenamento, recuperação, tratamento e disposição final.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) | Passo a passo para elaboração

33 questões relacionadas encontradas

Quem deve compor a equipe do PGRSS?

O PGRSS deverá ser elaborado por profissional de nível superior, habilitado pelo seu conselho de classe, com apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certificado de Responsabilidade Técnica ou documento similar, quando couber.

Quais os grupos de resíduos?

Classificação dos resíduos
  • Grupo A – Infectantes. ...
  • Grupo B - Químicos. ...
  • Grupo C - Radioativo. ...
  • Grupo D - Resíduos comuns. ...
  • Grupo E - Perfuro cortantes.

Quais os tipos de resíduos do serviço de saúde?

Podendo ser constituídos de: agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, entre outros. Neste artigo abordaremos sobre o que a lei diz sobre os resíduos dos serviços de saúde.

O que são os resíduos do serviço da saúde?

O lixo hospitalar, ou Resíduo de Serviço de Saúde – RSS, são os resíduos gerados por prestadores de assistência à saúde, seja médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, assim como institutos de beleza e ...

O que são resíduos do Grupo A?

GRUPOS: Grupo A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos e risco de infecção, por apresentar características de maior virulência ou concentração.

Quais são os resíduos do grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C - São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - "Licenciamento de Instalações Radiativas", e para os quais a reutilização é ...

Quais são resíduos do Grupo E?

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ...

Quais são os resíduos do grupo B?

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados; Saneantes e domissanitários.

Quem é responsável pelo gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Quem é Responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos? A gestão de resíduos sólidos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população. Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento.

O que o gerenciamento deve abranger?

O gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, dos recursos materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS.

De quem é a responsabilidade da coleta e do destino do lixo?

O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.

O que são resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Onde descartar resíduos do grupo B?

O atendimento para descarte de resíduos Grupo B tem sua realização como uma atividade técnica executada, na Recicla Brasil, especializada neste ramo, a qual realiza a coleta e a eliminação adequada destes componentes por meio de ações como tratamento e incineração.

São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo B?

Pergunta 9 Correta São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo “B”: I - Drogas quimioterápicas. II - Resíduos farmacêuticos (medicamentos vencidos, contaminados, interditados ou não utilizados). III - Animais usados em experimentação.

Qual grupo de resíduos e o perfurocortante?

Grupo E - Resíduo Perfurocortante

Os resíduos com objetos perfurocortantes pertencem ao GRUPO E da classificação da Anvisa.

Quais são os resíduos biológicos do grupo A?

· Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais não submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações; cadáveres de animais provenientes de serviços de assistência. · Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão.

Como descartar resíduos do Grupo A?

Os resíduos de saúde do Grupo A devem ser separados em saco branco leitoso ou em saco vermelho. Os sacos brancos são designados para os resíduos que serão autoclavados. Já os sacos vermelhos são destinados para os resíduos de saúde que serão incinerados.

Como descartar resíduos do grupo C?

Eles devem ser destinados a um aterro sanitário. Além disso, esses rejeitos podem ser separados e encaminhados para reciclagem.

Qual a cor do lixo infectante?

CONAMA NO 283/200 UNIFESP/HSP Page 8 GRUPO A: INFECTANTES Resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido à presença de agentes biológicos. São identificados pelo símbolo de infectante e pela cor vermelha.

Quais são os cinco tipos de resíduos hospitalares?

Quais são os tipos de resíduos hospitalares e como classificá-los...
  • Grupo A – Potencialmente infectantes.
  • Grupo B – Químicos.
  • Grupo C – Rejeitos radioativos.
  • Grupo D – Resíduos comuns.
  • Grupo E – Perfurocortantes.

Artigo anterior
Como terminar a conclusão de uma redação?
Artigo seguinte
Como calcular a área de pintura de um tubo?