O que cobre a garantia da construtora?

Perguntado por: Sérgio Baptista Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

De acordo com a jurisprudência e com as determinações do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor, a garantia da construtora deve ser de, pelo menos, cinco anos. Durante esse prazo, o consumidor tem direito à reparação de vícios ocultos e aparentes.

Como funciona a garantia da construtora?

A garantia da construtora vale para os cinco primeiros anos do condomínio. Porém o proprietário, independentemente de ser o mesmo que comprou pela primeira vez ou não, tem até 10 anos para entrar com a reclamação na justiça.

Qual a garantia da construtora?

O novo código civil, reformulado em 2002, trouxe uma proteção maior para as construtoras. Enquanto a garantia atual é de 5 anos, a versão de de 1916 previa uma cobertura de 20 anos contra defeitos aparentes e não aparentes.

Quando começa a contar a garantia da construtora?

A validade da garantia deve começar a partir de dois possíveis pontos: a data de entrega ou da certidão do habite-se. Passa a valer a data que ocorrer por último. No caso de vícios ocultos, a garantia passa a contar a partir do momento que o problema na estrutura ou no imóvel passa a ser perceptível.

Quanto anos de garantia a construtora é responsável pela obra?

A construtora responde pela solidez e segurança da obra por 5 anos após a sua entrega, segundo o art. 618 do Código Civil. As correções devem ser solicitadas pelo proprietário ou síndico dentro do prazo legal.

TUDO SOBRE GARANTIA DO IMÓVEL

43 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo de responsabilidade da construtora?

1.245, do Código Civil, relativo a responsabilidade do construtor, é de garantia pela solidez e segurança da obra executada; e não de prescrição ou decadência. O proprietário que contratou a construção tem o prazo de 20 (vinte) anos para propor ação de ressarcimento, que é lapso de tempo prescricional.

Quanto tempo é a garantia de uma obra?

618 do Código Civil, a qual estabelece que o proprietário tem apenas 180 dias, a partir do aparecimento do defeito, para exigir judicialmente do empreiteiro o reparo do vício.

Como funciona a garantia de um imóvel?

A garantia do imóvel é um direito de quem adquire uma propriedade, esteja ela pronta ou ainda na planta, e sua validade é assegurada pelo Novo Código Civil. Ela é obrigatória para todas as construções civis do país e prevê a execução de reparos em benefício dos proprietários.

Qual o tempo de garantia de uma impermeabilização?

Prazos de Garantia e de Vida Útil

Para dar um exemplo, a garantia para estanqueidade da impermeabilização é de 5 anos. Ou seja, se tiver um problema antes de completar 5 anos a partir da entrega da obra, a construtora ou incorporadora tem que refazer o trabalho.

Como colocar a construtora na Justiça?

Um processo contra uma construtora deve ser iniciado sempre que a empresa incorporadora do imóvel que você comprou não cumprir com o prometido. Portanto, é importante reunir provas que mostrem essa falha da empresa.

Qual a responsabilidade da construtora?

Em termos mais técnicos, “a construtora é responsável pela solidez e segurança da obra, nos cinco anos seguintes à entrega da edificação, sendo de dez anos o prazo prescricional da ação contra a construtora em relação a defeitos verificados no período de sua responsabilização”.

Quais são as garantias dos consumidores caso o construtor deixe de construir determinado empreendimento?

Portanto, trata-se de garantia legal e de ordem pública, que durante cinco anos o construtor fica obrigado a assegurar a solidez e segurança da construção, respondendo por todos os prejuízos, vícios ou defeitos que se manifestem nesse período, podendo, ainda, ser responsabilizado por qualquer dano causado a terceiro.

O que cobre a garantia de um imóvel novo?

Nestes casos, a construtora responde pelos defeitos que se manifestem no período de 1 (um) ano contado da entrega da unidade, tais como ineficiência de impermeabilizações ou estanqueidade, má aderência ou fixação de revestimentos, empenamentos de pisos, entre outros que, somente com imóvel em uso, é que se tornarão ...

Como reclamar defeitos de construção?

Notifique a construtora

O primeiro passo que o proprietário deve tomar ao notar um vício ou defeito em seu imóvel é notificar o construtor ou incorporador. O comunicado deve se dar, preferencialmente, por meio escrito, físico ou digital (e-mail).

O que perde a garantia do apartamento?

Nas casas e apartamentos construídos com alvenaria estrutural ou paredes de concreto é proibida a retirada e mudança, mesmo que parcial, de qualquer parede ou laje para abertu- ra de vãos, portas, janelas ou escadas, pois vai deixar em risco toda a estrutura do imóvel.

O que é considerado vício de construção?

A ABNT NBR 13752, lei que define as diretrizes e bases da engenharia civil, define assim o conceito de vícios construtivos: Anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor.

Qual a garantia da manta asfáltica?

Fabricantes são obrigados pela NBR 9.952/2014 – Manta asfáltica para impermeabilização, da ABNT, a dar cinco anos de garantia para mantas asfálticas. A estimativa de vida é de 10 anos. Depois desse tempo, é indicado refazer o sistema.

Qual o prazo de garantia para pintura?

Normalmente é de 3 a 5 anos, mas veja o contrato com a empresa de pintura.

Quais são os casos em que há a perda de garantia ofertada pela empresa?

Haverá perda da garantia,

· Se, forem executadas reformas no imóvel ou descaracterizações dos sistemas construtivos, com fornecimentos de materiais e serviços pelo próprio usuário. · Se houver danos por mau uso, ou não se respeitarem os limites admissíveis de sobrecarga nas instalações e estruturas.

Quando compro uma casa quanto tempo tenho de garantia?

De acordo com o código de defesa do consumidor, o prazo para reclamar de defeitos aparentes é até 90 dias da compra ou após a detecção da falha. Já para os casos de defeitos construtivos, o prazo estende-se para 5 anos.

O que entra na garantia da casa?

"A garantia deve abranger toda a solidez e segurança do edifício, ou seja, toda a parte estrutural e, ainda, a parte de engenharia hidráulica e engenharia elétrica", afirma.

Quanto tempo de garantia quando compra uma casa?

Existe garantia para compra de imóvel? O artigo 618, do Código Civil, prevê uma garantia de 5 anos contra problemas na construção do imóvel. Ou seja, essa lei se aplica mais para situações onde será comprado um imóvel recém construído ou na planta.

Como funciona a garantia de mão de obra?

O consumidor é também protegido pelo código ao contratar uma prestação de serviço, como o conserto na oficina mecânica ou um reparo em seu produto, qualquer que seja ele. Só ao se comprar de uma pessoa física é que não se caracteriza a relação de consumo e o produto não tem garantia.

Qual o prazo de garantia de um serviço?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido.

Quais os direitos de quem compra uma casa?

Quais são os seus direitos ao comprar um imóvel?
  • #1 Reparação por problemas no imóvel.
  • #2 Reparação por atraso na entrega.
  • #3 Desistir da compra.
  • #4 Pagar taxas e serviços após entrega das chaves.
  • #5 Imóvel compatível com a publicidade anunciada.
  • #6 Liquidar os débitos de forma antecipada.
  • #7 Receber todas as informações.

Artigo anterior
Qual a largura e altura máxima que posso empilhar e guardar o material?
Artigo seguinte
O que dá pra ver na transvaginal com 4 semanas?