O que causa bronquiolite?
Perguntado por: Sandro Paulo Henriques Teixeira | Última atualização: 2. März 2025Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)
A bronquiolite é causada por um vírus, mais comumente o vírus sincicial respiratório (RSV). No entanto, vários outros vírus podem causar essa condição, incluindo parainfluenza, influenza e adenovírus.
Como se contrai bronquiolite?
É extremamente contagiosa e a transmissão faz-se pelo contacto com secreções respiratórias contaminadas. Embora a tosse produza aerossóis (pequenas gotículas infetadas) que as crianças inalam, o modo mais frequente de transmissão é através das mãos que possuem secreções infetadas.
O que causa a crise de bronquiolite?
Entre as causas da bronquiolite figuram a inalação de poeira, fumaça e gases tóxicos, as reações induzidas por medicações e, principalmente, as infecções respiratórias provocadas por agentes virais, sobretudo o vírus sincicial respiratório e outros microrganismos que desencadeiam gripes e resfriados, como o adenovírus, ...
O que é bronquiolite e como evitar?
A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, a parte mais estreita das vias aéreas, que provoca sintomas como tosse, chiado no peito, respiração rápida e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar.
Como é o chiado de bronquiolite?
Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”. Ocorrem geralmente nas crianças pequenas até 2 anos de vida como consequência de uma infecção pelos vírus sazonais.
Bronquiolite: Causas e tratamento
Quais são os primeiros sinais de bronquiolite?
- Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos)
- Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.
Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Usar álcool gel;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados: “O ideal é que o bebê comece a sair de casa após completar o ciclo vacinal, dessa forma, o sistema imune estará mais fortalecido.
Quanto tempo leva para curar a bronquiolite?
A bronquiolite normalmente melhora de 3 a 7 dias, entretanto, se a criança ou bebê estiver apresentando muita dificuldade para respirar, afundamento dos músculos da costela ou boca e dedos roxos, recomenda-se procurar rapidamente um atendimento médico de um hospital.
Qual é a vacina para bronquiolite?
A aplicação da vacina deve ser feita nas mães, durante a gestação. Saiba mais. Foi publicada, nesta segunda-feira (01/04), a autorização de registro da vacina Abrysvo, da empresa Pfizer (link para DOU).
Como cuidar da bronquiolite em casa?
Tratamento caseiro da bronquiolite
De modo geral, o tratamento caseiro para a bronquiolite consiste principalmente na ingestão de líquidos, sendo importante oferecer água para a criança, em doses pequenas e frequentes, para garantir a hidratação e ajudar na limpeza e umidificação das vias respiratórias.
Quais sequelas a bronquiolite deixa?
A bronquiolite não costuma deixar seqüelas, embora seja freqüente a repe- tição de episódios de chiado no peito nos primeiros anos de vida. Os casos secundários à infecção do vírus Adenovírus podem eventualmente deixar lesões pulmonares de caráter irreversível.
É grave bronquiolite?
O quadro pode ser desde muito leve, apenas secreção nasal e tosse discreta, até um quadro grave com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Cinco por cento das crianças com bronquiolite necessitam de internação, e destas, 2% evoluem para óbito.
Quais são os perigos da bronquiolite?
Em casos graves, a doença pode impedir que suficiente oxigênio atinja os pulmões, o que pode levar a danos em outros órgãos. Em casos raros, ela pode causar uma falha nos pulmões, tornando a respiração quase impossível sem assistência.
É possível ter bronquiolite sem febre?
“A bronquiolite começa com sintomas de uma nasofaringite (obstrução nasal, corrimento nasal, acessos de tosse, com ou sem febre), que se intensificam nas horas ou dias seguintes.
Qual o melhor antibiótico para bronquiolite?
o Antibióticos não devem ser utilizados no tratamento de rotina da bronquiolite, exceto em infecções bacterianas documentadas. A presença de estertores faz parte do quadro clínico, e sua presença não caracteriza pneumonia bacteriana.
O que fazer para ajudar o bebê a respirar melhor?
- Aplicação de soro fisiológico (preferencialmente em unidoses) ou “água do mar”;
- Remoção das secreções com o auxílio de uma seringa pequena ou com a pontinha de um cotonete ou de um lenço de papel limpo, e em movimentos circulares e suaves.
Qual remédio é bom para bronquiolite infantil?
O medicamento utilizado, em casos específicos, para prevenir infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite, é o palivizumabe. O remédio é administrado em crianças e, somente no ano passado, foram atendidas 390 que precisaram utilizá-lo.
Qual a faixa etária de bronquiolite?
Bronquiolite é uma infecção dos bronquíolos. Ela ocorre mais frequentemente em crianças menores de 2 anos. (O termo bronquiolite é confundido com bronquite, que é uma inflamação das vias aéreas superiores e se dá em crianças maiores).
Quem tem direito a vacina da bronquiolite?
A vacina não é aplicada diretamente nos bebês e a dose também foi autorizada para a prevenção da doença do trato respiratório inferior em pessoas com 60 anos ou mais, população também considerada de risco para a doença.
Como fica o pulmão com bronquiolite?
Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões, fazendo com que os bronquíolos se tornem mais grossos e, dada a presença de muco, podem ficar obstruídos, dificultando a entrada e, particularmente, a saída de ar. Por esse motivo, não é raro a bronquiolite ser confundida com uma crise de asma.
Qual a pior fase da bronquiolite?
Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.
Pode usar Clenil para bronquiolite?
É eficaz,nesse tipo de doença o uso do clenil? A Bronquiolite é uma doença de bom prognóstico, de curso clínico geralmente favorável e o Clenil pode sim fazer parte do grupo de medicações de suporte para o manejo dos sintomas desta.
Qual é o valor da vacina palivizumabe?
O Palivizumabe é um imunobiológico – medicamento que corresponde a anticorpos – que tem como objetivo induzir a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório. Trata-se de um medicamento de altíssimo custo: cada caixa pode chegar a uma média de 8 mil reais.
Pode fazer lavagem nasal em bebê com bronquiolite?
A técnica também é indicada como tratamento e prevenção das infecções virais de vias aéreas superiores, rinite, sinusite e bronquiolite. Quer aprender como fazer lavagem nasal em bebê? Neste artigo, você vai conhecer melhor essa técnica para reproduzir aí na sua casa.
Quantas vezes o bebê pode ter bronquiolite?
MITO. A bronquiolite é habitualmente causada pelo vírus respiratório sincicial ( VSR ). No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.
Estou com um corrimento meio esverdeado o que pode ser?
Quantos filhos Ymir Fritz teve?