O que causa a retração no concreto?

Perguntado por: Erica Sousa Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

Enquanto a desidratação é o motivo central que envolve a retração, Riccardo reforça que o problema pode ter outras origens: “fatores químicos (tipo e quantidade de cimento), condições climáticas, volume do concreto (variação volumétrica) ou até a maneira como o concreto foi traçado (tipo e granulometria do agregado, ...

O que é retração do concreto e os tipos de retração?

O que é a retração do concreto? A retração é o processo de redução de volume na massa de concreto. Tecnicamente, esse movimento ocorre devido à saída de água, caracterizando diferentes tipos de retrações. Fatores químicos, autógenos e térmicos também podem influenciar essa diminuição de volume, trazendo problemas.

Como tratar retração do concreto?

Para trincas estabilizadas

Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.

Por que a retração é uma grande desvantagem nas peças moldadas em concreto?

Porque a pega do concreto é um processo exotérmico, ou seja, libera calor. Com isso a perda de água no início é maior, ocorrendo a retração.

O que são fissuras de retração?

As trincas e fissuras de retração da argamassa são muito comuns em edificações. A retração nada mais é do que o processo de redução de volume que ocorre na massa de concreto devido à perda de água excedente da mistura pelo processo de evaporação.

RETRAÇÃO NO CONCRETO

41 questões relacionadas encontradas

O que é uma retração?

A retração é o processo de redução de volume que ocorre na massa de concreto, ocasionada principalmente pela saída de água por exsudação (retração plástica e por secagem ou hidráulica).

Quais as possíveis origens de fissuras de retração?

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

O que é retração é benéfica ou prejudicial ao concreto Fale sobre suas causas e como evitá lá?

A retração do concreto é a diminuição do seu volume, geralmente motivada pela eliminação da água contida em seu interior (exsudação). Outros motivos também podem provocar essa retração, como fatores químicos, climáticos, relativos ao volume do concreto ou mesmo pela maneira como foi traçado.

Quais fatores influem na retração da mistura de cimento?

15) Quais fatores influem na retração da misturas de cimento? Cimento - mais fino, maior retração nas primeiras horas; Traço – maior quantidade de agregados, menor retração; Qtd.

Quais os fatores que influenciam na qualidade do concreto?

A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.

Como reforçar estruturas de concreto?

Opções de reforço para estruturas de concreto armado

Também é possível inserir armadura na seção existente, ou fazer colagem de chapas metálicas na face tracionada ou, ainda, aplicar compósito de fibra de carbono e epóxi – solução externa, colada na superfície, como uma bandagem.

Como fazer reparo em piso de concreto?

O reparo do piso consiste inicialmente no recorte da área danificada, formando uma figura geométrica regular, e na regularização da superfície de modo a garantir a espessura mínima para o material que será empregado no reparo. O próximo passo é a aplicação de um primer e, em seguida, da argamassa.

Como tratar fissuras ativas?

Para tratar as fissuras há diversas soluções disponíveis, como injeção de resinas estruturais de base epóxi e poliuretano, resinas flexíveis, sistemas cimentícios e selantes à base de poliuretano e à base de polímero.

O que significa retração compensada?

O compensador de retração mineral SYNTECH SRA é uma adição mineral inorgânica, o qual não contem materiais danosos ao concreto, tais como cloretos e sulfoaluminato.

Quais os tipos de cimento existentes no mercado?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

O que é a classe do tipo do cimento?

O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Como o processo de produção do cimento gera impacto ambiental e o que pode ser feito para minimizar os impactos negativos?

As cimenteiras são responsáveis por cerca de 5% da emissão global de dióxido de carbono (CO2), de fonte antrópica, liberado anualmente na atmosfera. Estima-se que, na produção de uma tonelada de clínquer, seja produzida uma tonelada de CO2, contribuindo em grande parte para o aumento do efeito estufa, segundo estudo.

O que é a fluência do concreto?

A fluência é um fenômeno que ocorre devido à movimentação de água no interior do concreto e é afetada por vários fatores que agem simultaneamente. Dentre estes fatores estão às condições do ambiente (umidade relativa do ar e temperatura) ao qual o elemento, ou corpo de prova, está submetido.

O que é a expansão do concreto?

É a reação dos compostos dos agregados com alguns compostos do cimento chamados álcalis, que provocam a formação de um gel expansivo que causa a quebra da estrutura do concreto.

O que é a cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas.

O que causa exsudação no concreto?

A exsudação ocorre nas primeiras idades do concreto, mas pode comprometer sua durabilidade ao longo dos anos. Falhas de processo como excesso de vibração (ou falta da mesma), excesso de água, baixo teor de cimento, cura incorreta (ou a falta dela), acabam provocando a exsudação.

O que é eflorescência no concreto?

Entre as manifestações patológicas que podem acometer as estruturas de concreto armado, as eflorescências são as mais recorrentes. Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.

Quais são as principais causas de formação de fissuras e trincas?

As causas prováveis se devem a escavações, construções ou vibrações vizinhas, rebaixamentos de lençol freáticos, alterações no solo, dimensionamento inadequado das fundações.

Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?

Causas mais comuns de fissuras, trincas e rachaduras no prédio
  • Recalque de Fundação. Os recalques diferenciais de fundação são algumas das causas mais recorrentes de fissuras e trincas nas edificações. ...
  • Variação Térmica. A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. ...
  • Retração do Concreto.

Porque ocorre fissuras?

As fissuras acontecem, geralmente, quando as tensões que a superfície precisa resistir são inferiores às deformações. A diferença entre as forças faz com que aconteça alívio no sistema, gerando as pequenas aberturas.

Artigo anterior
Quantas pessoas estão no espaço atualmente?
Artigo seguinte
Qual o número atômico do níquel?