O que causa a pneumonia infantil?

Perguntado por: Ana Bruna Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (30 avaliações)

Os fatores de risco para o desenvolvimento de pneumonia em crianças são baixo peso no nascimento, desnutrição, falta de aleitamento materno, deficiência de vitamina A, poluição ambiental e exposição à fumaça de cigarro.

O que causa a pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Como se pega pneumonia em bebê?

3A pneumonia é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por via respiratória ou quando o bebê tosse ou espirra.

Como sei se meu filho tá com pneumonia?

Confira os sintomas de pneumonia em bebê:
  1. Tosse seca;
  2. Febre alta;
  3. Dificuldade para respirar;
  4. Mal-estar;
  5. Fraqueza.

Como desconfiar de pneumonia?

Sintomas de pneumonia
  1. Febre alta;
  2. Dor no tórax;
  3. Tosse;
  4. Mal-estar;
  5. Falta de ar ou dificuldade respiratória;
  6. Confusão mental;
  7. Fraqueza;
  8. Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Pneumonia Infantil | Prevenção, cuidados e tratamentos

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se meu bebê está com o pulmão cheio?

Sintomas de pneumonia no bebê
  1. Febre acima de 38ºC que demora para baixar;
  2. Respiração curta, rápida e ofegante;
  3. Tosse forte e com secreção;
  4. Choro fácil;
  5. Dificuldade para dormir;
  6. Olhos com remelas e secreções;
  7. Vômitos e diarreia;
  8. Movimentos das costelas ao respirar.

Como evitar a pneumonia em bebê?

1– Evitar o contacto com pessoas doentes. Se algum familiar ou conhecido estiver doente, deve manter o seu filho afastado dessa pessoa e dos objetos que tenha usado. 2- Vacine-o. Há duas vacinas que previnem contra as duas principais causas da pneumonia: o pneumococo e o haemophilus influenzae tipo b.

Quanto tempo dura a pneumonia em bebê?

Como é o tratamento da pneumonia na criança em casa e no hospital. O tratamento da pneumonia infantil dura cerca de 7 a 14 dias e é feito com uso de antibióticos de acordo com o agente causador da doença, podendo ser indicado o uso de amoxicilina oral ou injeção de penicilina prescritos pelo pediatra.

Qual é o risco de uma pneumonia?

Os principais fatores de risco da pneumonia são:

Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

Como saber se estou com início de pneumonia?

Em relação aos sintomas iniciais, na maioria dos doentes, verifica-se um começo ou início agudo de febre, tosse seca ou sem expectoração e dificuldade em respirar. No entanto, a pneumonia nem sempre tem febre associada.

Como a pneumonia age no corpo?

A pneumonia é uma inflamação que acomete os pulmões. Para ser mais exato, ela atinge principalmente os bronquíolos (pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa) e o interstício (tecido mais interno do órgão).

O que a pneumonia pode matar?

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Quanto tempo leva para curar uma pneumonia?

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

O que pode acontecer se não tratar a pneumonia?

Isso porque, quando a inflamação não é tratada, o germe entra na corrente sanguínea, espalha-se pelo corpo e acarreta uma infecção generalizada. O quadro evolui para uma insuficiência respiratória, levando o paciente a precisar de um suporte de ventilação mecânica, cujo risco de morte é considerável.

Como acabar com a pneumonia em bebê?

Para tratar pneumonia em recém-nascidos, os médicos administram antibióticos intravenosos. Depois de ter identificado o organismo específico, é possível que ele ajuste o tipo de antibiótico.

Como cuidar de bebê com pneumonia?

Tratamento da pneumonia na criança
  1. Fazer nebulizações de acordo com as indicações do médico;
  2. Manter boa alimentação com frutas;
  3. Oferecer leite e água em quantidade suficiente;
  4. Manter o repouso e evitar espaços públicos, como a creche ou a escola;
  5. Vestir a criança de acordo com a estação do ano;

Como limpar pulmão de bebê?

Outra dica, muito comum entre os responsáveis, é fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador, para limpar as vias aéreas. Se acaso não tiver condições de comprar um nebulizador, dê um banho morno no bebê com a porta fechada para que o vapor de água facilite a saída do catarro.

Como perceber falta de ar em bebê?

dificuldades na alimentação, como recusa da mamada, sugar pouco ou presença de vômitos frequentes; alterações na respiração, que é o sinal mais importante da doença, e caracterizando-se por respiração ruidosa, gemido, ausência de movimentos respiratórios ou pausa respiratória.

Como saber se o bebê está com problemas respiratórios?

Respiração mais curta e rápida, ofegante, aumento da frequência respiratória (número de respirações por minuto), podendo até ter chiado no peito (aquilo que o médico chama de sibilos).

Como saber se o bebê está chiando?

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

Como saber se pneumonia foi curada?

Os sinais de melhora incluem redução da dificuldade para respirar, melhora da falta de ar e diminuição da febre. Além disso, quando existe a produção de secreções, é possível observar a alteração da cor que vai passando de esverdeada, para amarela, esbranquiçada e, finalmente, transparente, até desaparecer.

Qual o repouso para quem está com pneumonia?

Repouso relativo, em casa, é tudo que é necessário na maioria dos casos. Procure ficar longe de qualquer pessoa que tenha alterações do sistema imunológico. Quanto de repouso é necessário? Uma pessoa jovem vigorosa pode levar uma vida normal dentro de uma semana de recuperação da pneumonia.

O que fazer para melhorar a pneumonia?

Os casos de pneumonia viral costumam ser mais simples e são tratados em casa com cuidados básicos, como repouso e uso de expectorantes e medicamentos antitérmicos. Já nos casos bacterianos, é necessário o uso de antibióticos para que o corpo consiga eliminar o micro-organismo.

Quais as chances de morrer de pneumonia?

A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos. Para se ter uma ideia, segundo matéria publicada no Viva Bem do Portal UOL, a pneumonia é a doença que mais mata crianças com até cinco anos no mundo. No Brasil, ela afeta 900 mil pessoas e causa 100 mil mortes por ano.

Qual o tipo de pneumonia mais grave?

A pneumonia viral é uma complicação comum de doenças semelhantes à gripe, e também é uma complicação da SRA-COV-2. A pneumonia viral pode desaparecer por si só. Contudo, quando grave, pode ser fatal. Os vírus não são geralmente uma causa tão comum da PAC como algumas bactérias.

Artigo anterior
Quanto ganha um fisioterapeuta que trabalha no SUS?
Artigo seguinte
Como a leptina atua na hipófise?