Como a leptina atua na hipófise?

Perguntado por: Teresa Núria Branco Morais Costa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

A leptina em baixas doses induziu a liberação do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) em porções incubadas de hipotálamo de ratos, bem como induziu a liberação in vitro do hormônio folículo estimulante (FSH) e do LH pela hipófise (68).

Como atua a leptina?

A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras.

O que ativa a leptina?

Para total atividade do promotor da leptina é necessário o C/EBP-α, que são importantes fatores de transcrição que desempenham função na diferenciação e expressão gênica específica do adipócito. A insulina regula a ação do C/EBP por induzir esta expressão por fosforilação/desfosforilação.

Como atua a leptina na regulação do comportamento alimentar?

A leptina estimula o gasto energético por meio da ativação do SNS, expressão de proteínas mitocondriais responsáveis por oxidação de substrato e supressão do NPY. Para isso, são necessárias concentrações bem acima das encontradas nos distúrbios alimentares, diminuindo o gasto energético total na AN e Bu10,36.

Onde é secretado a leptina?

Produção. O tecido adiposo branco é responsável pela maior parte da leptina produzida pelo organismo. Outros órgãos produzem leptina em menor quantidade: epitélio gástrico (estômago), trofoblasto placentário (placenta), tecido adiposo marrom (11-13), músculo esquelético e glândula mamária.

Hipófise: Sistema Endócrino | Anatomia e etc

16 questões relacionadas encontradas

Qual é o hormônio da saciedade?

Quando o alimento passa do estômago para o intestino, um outro sinal de saciedade é produzido, dessa vez, químico: o intestino libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega intestino.

Onde a grelina atua?

Secretada no estômago, a grelina atua no sistema nervoso central sinalizando a necessidade de ingerir alimentos, ao induzir a liberação de neuropeptídios orexígenos: os neuropeptídeos Y (NPY) e Agouti (AGRP), ambos potentes estimuladores do apetite (ver Figura 2).

Qual o papel da insulina leptina e grelina no controle da fome?

A grelina, ao contrário da leptina, atua com estímulo ao apetite, à fome, já a leptina tem ação inibitória à fome. Em pessoas obesas as concentrações de leptina são maiores, pois quanto mais tecido adiposo maior são os níveis circulantes de leptina.

Como ocorre a ação dos hormônios grelina e leptina durante o mecanismo de ação da fome e saciedade?

A grelina, ao contrário da leptina, é um hormônio que estimula o apetite, é produzido pelas células do estômago e está diretamente envolvida na regulação a curto prazo do balanço energético. Além disso, estimula a lipogênese (síntese de gorduras) e reduz a taxa metabólica", afirma Carine.

Qual a relação da leptina com a obesidade?

Pessoas com obesidade, em sua maioria, tornam-se resistentes à ação da leptina. O mecanismo se dá em razão da grande quantidade de gordura, e o consequente aumento da produção de leptina pelas células de gordura, que acaba se acumulando no organismo, com grande circulação, levando o cérebro a resistir a sua ação.

O que estimula a produção de leptina?

Jejum, exercício físico moderado e frio resultam numa diminuição da expressão do gene da leptina e eventual queda nas concentrações plasmáticas da proteína (17, 18). Alimentação após jejum, glicocorticóides e insulina são fatores que estimulam a transcrição do gene e a produção de leptina (19-21).

Quais alimentos ativam a leptina?

Alguns alimentos como açúcar, doces, comidas muito engorduradas, produtos enlatados e processados podem causar uma inflamação nas células e levar à resistência à leptina. Além disso, esses alimentos aumentam o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Como a leptina atua no sistema melanocortina do sistema nervoso central?

O principal papel da leptina no Sistema Nervoso Central é na regulação da homeostase energética, onde age sobre os agentes anorexígenos e orexígenos para gerar um sinal de saciedade.

Como ativar o hormônio acelerador do metabolismo?

7 maneiras de como acelerar o metabolismo
  1. Beba bastante água gelada. ...
  2. Alimente-se várias vezes ao dia. ...
  3. Pratique exercícios aeróbicos com frequência. ...
  4. Consuma pequenas porções de gorduras boas. ...
  5. Ingira bastante proteína. ...
  6. Pratique exercícios que mexem com a musculação.

Qual a relação da leptina com a reprodução?

Os efeitos da leptina sobre a reprodução são consequência da disponibilidade de reservas energéticas, uma vez que a leptina atua enviando sinais periféricos às regiões do cérebro sensíveis à glicose, que influenciam a secreção do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH; Amstalden et al., 2000; Brann et al., 2002).

Qual o papel da leptina e da grelina no controle do peso corporal e as limitações que ainda existem para tratar a obesidade em humanos?

A leptina é um petídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormôrnio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina.

Onde são secretados e qual a função dos hormônios grelina e leptina?

Esse hormônio é encontrado e produzido no estômago. Esse hormônio também possui outras funções importantes como secreção ácida, motilidade do estomacal, atua sobre a função endócrina do pâncreas e no metabolismo da glicose. A grelina é conhecida por ter efeitos contrários à leptina.

Qual o papel da grelina?

A grelina é um peptídeo produzido nas células do estômago, e está diretamente envolvida na regulação do balanço energético a curto prazo. Assim, este artigo abordará o papel da leptina e da grelina no controle do peso corporal e as limitações que ainda existem para tratar a obesidade em humanos.

Como a insulina atua no controle da fome e saciedade?

A insulina é produzida pelas células beta do pâncreas, e a sua concentração sérica também é propor- cional à adiposidade. Com seu efeito anabólico, a insulina aumenta a captação de glicose, e a queda da glicemia é um estímulo para o aumento do apetite (Woods et al., 1998).

Qual o efeito da grelina no controle da ingestão alimentar?

A grelina é um hormônio polipeptídeo, produzido pelo estômago que está envolvido na regulação central da ingestão alimentar e do balanço energético, estimulando o apetite, a lipogênese e reduzindo a taxa metabólica.

Qual a relação da fome e à insulina?

Em seres humanos, enquanto esses receptores estão ativos, o cérebro mantém sua sensibilidade aos efeitos da insulina, e o apetite diminui; quando os receptores se tornam resistentes à ação da insulina, o peso aumenta.

Qual célula produz grelina?

A grelina é um hormônio produzido principalmente pelas células do estômago e do pâncreas. É frequentemente denominada hormônio da fome e, às vezes, chamada de lenomorelina. Esse hormônio é secretado quando o estômago está vazio.

Onde é produzido o hormônio da saciedade?

Leptina, o hormônio da “Saciedade”:

A leptina é um hormônio produzido predominantemente pelo tecido adiposo branco em relação proporcional direta à massa corporal deste tecido, isto é, a massa total de tecido adiposo do organismo é o fator que mais está associado às concentrações de leptina no sangue.

Quais são os neuropeptídeos?

Neuropeptídeos: endorfina, encefalina, vasopressina, oxitocina, orexina, neuropeptídeo Y, substância P, dinorfina A, somatostatina, colecistoquinina, neurotensina, hormona luteinizante, gastrina e enteroglucagon.

Como ativar hormônio da saciedade?

Além disso, existem alimentos que ajudam a manter uma maior saciedade e por mais tempo. São o exemplo dos alimentos ricos em fibras solúveis: sua digestão e absorção ocorrem lentamente, liberando a insulina devagar e consequentemente gera maior saciedade.

Artigo anterior
O que causa a pneumonia infantil?
Artigo seguinte
Como a Geografia pode contribuir para uma formação cidadã?