O que causa a lixiviação no concreto?

Perguntado por: Yasmin Eduarda Mota Nunes Teixeira  |  Última atualização: 6. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Conforme Helene (2003), o processo de lixiviação se dá por ação de águas puras, carbônicas agressivas e ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento.

Quais os mecanismos para evitar a lixiviação no concreto?

1. Como evitar a lixiviação do concreto? RODRIGO: O primeiro passo para evitarmos um processo de lixiviação é o de escolher um cimento adequado que iniba a perda de hidróxido de cálcio. Em seguida, devemos desenvolver um traço equilibrado utilizando baixa relação entre água e cimento.

O que causa a desagregação do concreto?

O problema de desagregação ocorre com a perda da função ligante do cimento, ocasionando um desplacamento de parte da camada de cobrimento, suas causas são diversas, sendo possível destacar a movimentação de fôrmas ou transporte inadequado do concreto, corrosão ou calcinação do concreto, ataques biológicos, carbonatação ...

Como reverter a lixiviação?

O processo de calagem é um dos mais indicados para o combate à lixiviação, já que por meio dele são recompostos os minerais presentes no meio, com destaque para o calcário.

Quais são os fatores que levam à deterioração do concreto?

A degradação do concreto devido à reação química entre o cimento Portland hidratado e os íons sulfato pode ocorrer de duas maneiras: através da formação de sulfato de cálcio e através da formação de etringita.

Lixiviação / Lixiviação do Concreto / Patologias (Resumo de aula)

29 questões relacionadas encontradas

Quais os mecanismos de deterioração relativos ao material concreto?

Os processos principais que causam a deterioração do concreto podem ser agrupados, de acordo com sua natureza, em mecânicos, físicos, químicos, biológicos e eletromagnéticos. Na realidade, a deterioração do concreto ocorre, muitas vezes, como resultado de uma combinação de diferentes fatores externos e internos.

O que afeta a durabilidade do concreto?

Um dos fatores mais agressivo ao concreto, na natureza, é a variação e respingos de maré. Quanto às substâncias industriais, os ácidos se destacam como os mais agressivos. Ações e reações internas entre a pasta de cimento e alguns agregados reativos também promovem a deterioração.

Qual é o principal causador da lixiviação?

O principal agente causador da lixiviação é a água. A lixiviação é, portanto, uma espécie de lavagem do solo que promove a alteração na composição química por conta do carreamento de nutrientes.

Como tratar a lixiviação do concreto?

Quando a lixiviação está em seu estado inicial, basta realizar a remoção do carbonato de cálcio que ficou na superfície da estrutura, e realizar uma avaliação da peça para ver se não há algum comprometimento estrutural.

O que provoca a salinização do solo?

O processo de salinização do solo é um problema socioecológico, que afeta a natureza e transforma a terra arável em terra seca. Usualmente, consiste no processo de superacumulação de sais minerais, provenientes de água da chuva, água do mar ou aquela usada ​​para irrigação agrícola.

Por que o concreto fica verde?

O principal problema da indústria cimenteira é a liberação de CO2 durante a queima do carbonato de cálcio (CaCO3) para transformá-lo em óxido de cálcio, que representa 65% da composição do cimento. Também entram como ingredientes óxido de ferro, alumínio e gesso.

O que corrói concreto?

Causas da corrosÃo

Um dos principais fatores é a penetração de cloretos, proveniente de maresia ou contato direto com a água do mar. Os íons cloretos no estado sólido depositam-se progressivamente na superfície do concreto.

O que é eflorescência no concreto?

A eflorescência é uma patologia da construção civil que apresenta manchas na superfície de alvenaria, concreto e revestimentos. Em geral as manchas são brancas, porém, também é possível que elas apresentem uma coloração esverdeada, dependendo diretamente do tipo de sal ou fungo que estão misturados com a água.

O que é a lixiviação?

Resumo. A extração sólido-líquido, também conhecida como lixiviação, é uma operação unitária usada para extrair um soluto de uma matriz sólida. No presente vídeo, são apresentados os princípios físico -químicos desse mecanismo, assim como as aplicações industriais desse tipo de operação.

Como eliminar a eflorescência?

E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.

O que causa a eflorescência?

São muitas as causas da eflorescência. A presença de água é uma das mais comuns, pois acelera o processo. O próprio material usado nas edificações, quando conta com um alto teor de sais solúveis, pode contribuir para a eflorescência.

Quais são os tipos de lixiviação?

Este tipo de lixiviação chamamos de “lixiviação química” e pode ser divida em dois tipos: lixiviação direta e lixiviação sob pressão. Já em geologia, chamamos de lixiviação ao processo de “arraste” ou “lavagem” dos sais minerais presentes no solo, caracterizando uma forma inicial de erosão, ou erosão leve.

Por que o concreto fica branco?

Quando a água infiltra nos poros do concreto, ela dissolve os sais presentes no cimento e na cal, principalmente o hidróxido de cálcio. Esses sais são conduzidos até a superfície durante a evaporação da água através da percolação. Com a evaporação da água, esses sais se cristalizam, gerando manchas de cor clara.

Como evitar a eflorescência?

A melhor forma de se evitar essa patologia é isolar os pontos de infiltração (caso exista algum), respeitar os tempos de cura na execução de cada etapa da obra, não assentar cerâmica sobre base molhada (não curada), impermeabilizar a alvenaria, preferir o consumo de cimento Pozolânico, pois possui menor teor de sais.

Quais micronutrientes Lixiviam facilmente no solo?

Um dos nutrientes que mais sofre lixiviação é o Potássio (K+). Quando presente na solução do solo, o nutriente pode ser perdido por lixiviação de acordo com a quantidade de água, a dose do elemento aplicado, a textura do solo e a capacidade de troca de cátions (CTC) do solo.

O que é laterização e lixiviação?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

O que é lixiviação ácida?

A lixiviação consiste na extração do constituinte solúvel de um sólido, que apresenta em sua composição o metal ou metais de interesse. Essa extração ocorre através do contato desse sólido com uma fase aquosa, que contém ácidos, bases ou agentes complexantes, que são os agentes lixiviantes em diferentes condições.

O que acontece com o concreto em altas temperaturas?

A exposição a altas temperaturas, como as de um incêndio, promove alterações físicas e químicas no concreto, provocando deterioração das propriedades mecânicas nas estruturas, fissuração e desplacamento.

Qual a vida útil do concreto?

A norma de desempenho ABNT NBR 15575 apresenta que a vida útil dos projetos de estrutura de concreto, deve ser igual ou superior a 50 anos.

Como aumentar a durabilidade do concreto?

Proteger o concreto desde o início, realizar limpezas regulares, inspeções periódicas, selar a superfície, proteger contra ações agressivas e realizar reparos oportunos são medidas essenciais para preservar a qualidade e a durabilidade do material.

Artigo anterior
Como é o TIM pré top?
Artigo seguinte
Como abrir ficheiros rar?