O que é um trombolítico?

Perguntado por: Erica Érica de Melo  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Trombólise é o processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. Alguns agentes fibrinolíticos, como o ativador do plasminogênio tecidual, podem ser empregados no tratamento ...

Quais são os trombolíticos?

Atualmente, os dois principais trombolíticos são:
  • Alteplase.
  • Tecneteplase.

Para que serve os trombolíticos?

A alteplase faz parte de uma classe de medicamentos chamada de "trombolíticos", ou seja, drogas que dissolvem coágulos sanguíneos que são, na maioria das vezes, a causa dos derrames. Só que essas medicações também podem causar hemorragia grave no cérebro, o que pode ser fatal.

O que é a trombólise?

A trombólise consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou, para que ele se dissolva.

Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?

1. Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.

Trombólise - COMO FUNCIONA? / Video Aula.

28 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados de enfermagem com AVC Hemorragico?

Realizar a mudança de decúbito a cada 2 horas, promovendo conforto com travesseiros; Avaliar integridade cutânea diariamente; Realizar a massagem de conforto com hidrante corporal diariamente; Para pacientes afásicos, promover meio de comunicação (seja através da escrita, mímica ou lousa de alfabeto);

Quais os principais cuidados de enfermagem no AVC?

A mobilização passiva e ativa na cama pode ser iniciada logo nas primeiras 48h, caso o enfermo apresente bom nível de consciência. As condições de alimentação e o funcionamento do sistema excretor também estão entre os cuidados da enfermagem em tratamentos de AVC.

Como é feita a trombólise?

“A trombólise é feita com um medicamento, o trombolítico, que é aplicado na veia. Ele viaja pela circulação até o coágulo que está entupindo o vaso sanguíneo do cérebro e tenta dissolvê-lo para retomar a circulação e a função daquela área”, explica Sheila.

O que é trombólise AVC?

A terapia trombolítica intravenosa consiste em uma dissolução de um trombo intravascular por meio de medicamento endovenoso, utilizada na fase aguda do AVC isquêmico, e assim, restaurar o fluxo sanguíneo cerebral. Este tratamento só é possível se o paciente receber atendimento em até quatro horas e meio após o AVC.

Qual a janela de tempo máximo para trombólise?

O tempo para iniciar trombólise intravenosa para acidente vascular cerebral isquêmico agudo é geralmente limitado dentro de 4,5 horas após o início dos sintomas.

Como utilizar alteplase?

Administrar uma dose de 15 mg como bolo intravenoso, seguida de dose de 50 mg em infusão intravenosa durante os primeiros 30 minutos, seguida de infusão intravenosa de 35 mg durante os 60 minutos seguintes, até a dose máxima de 100 mg.

Como funciona alteplase?

A Alteplase, conhecida também como ativadora do plasminogênio tecidual, é uma enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos.

Quais as principais complicações da terapia trombolítica?

As complicações decorrentes da terapia trombolítica e da internação hospitalar foram: transformação hemorrágica sintomática 20 (31%), pneumonia 13 (20,4%), infecção do trato urinário 5 (7,9%) e úlcera por pressão 4 (6,3%).

Quais são os fármacos trombolíticos Fibrinolíticos disponíveis utilizados?

Atualmente, existem vários agentes fibrinolíticos disponíveis para uso clínico: estreptoquinase(SK), anisteplase (APSAC), uroquinase de dupla cadeia (tcu-PA), uroquinase de cadeia única (scu-PA), alteplase(t-PA), e seus derivados: reteplase (r-PA) e tenecteplase(TNK- tPA).

Quais as opções de trombolíticos disponíveis no Brasil?

De um modo geral, as doses de trombolíticos recomendadas para TEP são as seguintes: estreptoquinase, 250.000 UI em dose inicial, seguida de 100.000 UI/h por 24 h; uroquinase, 4.400 UI/kg de peso em dose inicial, seguida de 2.200 UI/kg por 12 h; ou rtPA i.v., 100 mg/2 h (Quadro 13).

Quando Trombolisar paciente?

em casos de AVC hiperagudo, onde os sintomas já estão melhorando, mesmo assim vale a pena realizar a trombólise venosa quando o paciente estiver dentro da janela de tempo, pois pode-se estar de frente para uma oscilação dos sintomas (os quais podem voltar a piorar horas depois)

Quais as indicações do AVC?

Glicemias abaixo de 60 e acima de 400 precisam ser corrigidas antes da trombólise, pois podem ser a causa do déficit focal.
...
Indicações da trombólise no AVC
  • ≥18 anos;
  • Déficit neurológico focal súbito;
  • Ictus ≤ 4h30min;
  • Glicemia “normal” (entre 60 e 400);
  • Ausência de sangramento na TC;
  • Ausência de contraindicações.

Qual o critério de exclusão para o tratamento trombolítico?

São critérios absolutos de exclusão para terapia com alteplase endovenoso:
  • Hipodensidade precoce na TC de crânio >1/3 do território da artéria cerebral média e/ou.
  • PAS >180 e/ou PAD >105 refratária ao tratamento medicamentoso em 3 medidas com intervalos de 10 min e/ou.

Qual protocolo para AVC?

O protocolo institucional de neuroimagem utilizado no CÓDIGO AVC é a TOMOGRAFIA DE CRÂNIO SEM CONTRASTE e a ANGIOTOMOGRAFIA CERVICAL. No contexto do CÓDIGO AVC a angiotomografia deve ser realizada rotineiramente sem a necessidade de avaliação prévia dos exames de uréia e creatinina.

Como é feita a trombectomia?

Na trombectomia, um cateter é usado no AVC isquêmico para desobstruir um vaso sanguíneo no cérebro de forma mecânica, removendo o coágulo com o uso de um stent ou por sucção. Atualmente, o tratamento mais utilizado é a trombólise, em que os coágulos desse tipo são dissolvidos por meio de medicação.

O que é trombectomia mecânica?

A técnica consiste na introdução de um cateter, que vai até o ponto de oclusão responsável pelo AVC. Na ponta desse cateter há um stent retriever (ou um stent que é retirado), capaz de aderir ao trombo e resgatá-lo, desobstruindo o vaso acometido.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente neurológico?

Para Alcântara e Marques (2009, p. 895), a avaliação de enfermagem do paciente neurológico deve incluir “o monitoramento do nível de consciência, a reação pupilar, as funções motoras e a observação dos sinais vitais.

O que é AVC sinais e sintomas e cuidados de enfermagem?

Deve-se suspeitar de AVC sempre que o paciente apresentar início súbito de déficit focal, com ou sem alteração do nível de consciência, mantendo atenção especial aos sinais de alerta: perda de força ou formigamento de um lado do corpo; dificuldade em falar ou compreender; perda visual em um ou ambos os olhos; tontura, ...

Qual o papel da enfermagem para o tratamento dos Avcs?

O enfermeiro possui um importante papel na promoção da compreensão dos pacientes com acidente vascular encefálico e de seus familiares sobre o curso da doença, as possibilidades para melhora e recuperação e suas limitações, além de fornecer informação acerca da doença, do tratamento, da reabilitação e das expectativas ...

Como reverter um AVC Hemorragico?

Portanto, a terapia correta nas primeiras horas e dias do AVCh é dar remédios na veia para baixar a pressão arterial, se a pressão estiver acima de 140/90mmHg. O alvo de PA atualmente para a fase aguda, ou seja, para as primeiras horas e dias de tratamento de um AVC hemorrágico, é manter a pressão menor de 140/90 mmHg.

Artigo anterior
O que é uma atividade eventual?
Artigo seguinte
Que povo fez a roda?