O que caracteriza uma doença autoimune?

Perguntado por: Hélder Henrique Pereira de Nunes  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

Qual das seguintes doenças é classificada como autoimune?

Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?

Esclerose múltipla, uma doença neurológica que causa lesões cerebrais e na medula; Lúpus, uma doença inflamatória crônica que afeta diversos órgãos, tecidos e articulações; Psoríase, doença inflamatória na pele que causa lesões cutâneas; Tireoidite de Hashimoto, que afeta a tireoide e produção de hormônios.

Qual Exame de sangue detecta doença autoimune?

O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).

Quem tem doença autoimune tem imunidade baixa?

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

DOENÇAS AUTOIMUNES - O QUE SÃO? COMO OCORREM?

21 questões relacionadas encontradas

Como saber se tenho alguma doença autoimune?

Diagnóstico de doenças autoimunes

Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.

O que é doença autoimune citar três exemplos dessas doenças?

Tipos de doenças autoimunes
  • Esclerose múltipla: compromete habilidades cognitivas e motoras.
  • Doença celíaca: atinge o intestino delgado por sensibilidade ao glúten.
  • Lúpus: gera uma série de inflamações no organismo.
  • Diabetes tipo 1: resulta no descontrole dos níveis de açúcar no sangue.

O que altera no hemograma quando tem doença autoimune?

O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.

Quando desconfiar de uma doença autoimune?

Geralmente, as inflamações decorrentes de doenças autoimunes são indicativos de outros sintomas secundários, como dor, deformações articulares, fraqueza e dificuldade respiratória.

Qual o médico especialista em doenças autoimunes?

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

Quais as piores doenças autoimunes?

Lúpus é considerada a mais grave das doenças autoimunes.

Tem como reverter uma doença autoimune?

O paciente pode se submeter a uma dieta natural para reverter a resposta autoimune. É essa a proposta do Protocolo Doenças Autoimunes do Spa Tour Life. Para corrigir essa anomalia do sistema imunológico, é preciso que o organismo fique livre de elementos tóxicos.

Qual doença autoimune faz cair o cabelo?

Doença autoimune, alopecia areata pode ser desencadeada por fatores emocionais. A alopecia areata é uma doença autoimune que causa queda de cabelos, mas qualquer pessoa pode ter após uma crise emocional, por exemplo.

Quais doenças tem FAN positivo?

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

Quais os motivos que podem levar uma pessoa ter doença Auto-imune?

Um sistema imunológico saudável defende o corpo contra doenças e infecções. Mas, se ele não funciona bem, ele ataca, por engano, células, tecidos e órgãos saudáveis. Chamados de doença autoimune, esses ataques podem afetar qualquer parte do corpo, enfraquecendo as funções corporais e até mesmo tornando-se fatais.

Quais os direitos de uma pessoa com doença autoimune?

Se você sofre de doença autoimune, saiba que existe um benefício para ajudar a aliviar sua situação: o BPC-Loas. Este benefício é destinado a pessoas com incapacidade para o trabalho, seja de longo prazo ou permanente, e oferece ajuda financeira para aqueles que se encontram em situação de baixa renda.

Qual doença autoimune causa manchas na pele?

Assim como a maioria das outras doenças autoimunes, o lúpus eritematoso sistêmico é considerado uma doença que atinge todas as faixas etárias, sem distinção de gênero. O principal sintoma se manifesta por meio de manchas vermelhas na pele. Além disso, o lúpus pode ser silencioso, afetando diversos órgãos internos.

O que fazer quando se tem uma doença autoimune?

O diagnóstico da doença autoimune, conforme a medicina tradicional, pede uso de drogas imunopressoras, como os corticóides. Tais medicamentos fazem que a atividade do sistema imunológico seja reduzida.

Porque doenças autoimunes não tem cura?

Quando falamos de doença autoimune, é como se existisse, em teoria, um 'erro de fabricação' em nosso organismo. E os danos podem ser realmente muito graves, podendo levar à morte, caso não haja controle a partir do tratamento”, explicou o médico.

Quando o resultado do hemograma é preocupante?

Quando o resultado está abaixo do valor de referência, há um quadro de anemia. Da mesma maneira, o resultado elevado indica policitemia, ou seja, excesso de hemácias. Esses casos também são preocupantes, já que deixam o sangue espesso e favorecem a formação de coágulos.

Que tipo de doenças O exame FAN detecta?

O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.

São exemplos de doenças autoimunes?

Diagnóstico pode ser diferente para cada doença
  • Lúpus. ...
  • Artrite reumatoide. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Tireoidite de Hashimoto. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Doença celíaca.

Qual doença é parecida com lúpus?

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

Quais são as 50 doenças autoimunes?

Existem mais de 50 tipos e as mais conhecidas são:
  • Lúpus. Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos.
  • Artrite reumatoide. ...
  • Doença de Crohn. ...
  • Artrite reumatoide. ...
  • Vitiligo. ...
  • Psoríase. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Esclerose múltipla.

É possível ter mais de uma doença autoimune?

Cerca de 25% das pessoas com doenças autoimunes vive com cinco doenças diferentes, além do risco de desenvolver outras adicionais. Para pessoas que têm mais de uma doença autoimune diagnosticada, ela é chamada de poliautoimunidade.

Artigo anterior
Quais são os fatores emocionais que influenciam no ambiente de trabalho?
Artigo seguinte
O que é uma ilusão no amor?