O que caracteriza um monumento?

Perguntado por: Catarina Jéssica Torres Carvalho  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

1. Construção ou obra que transmite a recordação. 2. Jazigo, mausoléu.

O que é considerado monumento?

Significado de Monumento

substantivo masculino Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência. Sepultura suntuosa, repleta de luxo e fausto; mausoléu.

O que pode ser considerado um monumento histórico?

Monumentos históricos são marcos construídos para perdurar através do tempo a fim de manter vivos os significados que carregam. O objetivo principal é que sejam vistos por todos os que visitam ou frequentam determinado local. Dessa forma, serão lembrados ainda que se passem muitos anos.

Quais as características que um monumento deve ter para ser caracterizado como um patrimônio histórico?

É algo que faz lembrar o passado fazendo-o sentir como se fosse presente, sentir a memória, a fim de manter e preservar a identidade de uma comunidade étnica ou religiosa, tribal ou familiar. Uma memória viva que possui uma natureza afetiva essencial, com finalidade de causar uma emoção, não apenas ser informativo.

Qual a função de um monumento?

Monumentos históricos Monumentos históricos são objetos artísticos ou bens materiais, isto é, estruturas erguidas para simbolizar, comemorar ou homenagear pessoas, acontecimentos ou fatos significativos para determinados grupos ou sociedades.

O que é um monumento ?

29 questões relacionadas encontradas

O que é um monumento qual a sua função na cidade?

Monumento é um tipo de estrutura comemorativa em homenagem a uma pessoa ou um evento que, com o decorrer dos anos, tornou-se relevante para um determinado grupo social por ser uma materialização da memória coletiva de acontecimentos históricos ou testemunho do patrimônio artístico e cultural, devido às suas ...

Quais são as características dos monumentos e as dos documentos?

O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos.

Qual a diferença entre monumento e monumento histórico?

O monumento, tal qual foi descrito, é concebido intencionalmente. O traço que marca as fronteiras entre o monumento e o monumento histórico, a não intencionalidade de criá-lo como tal.

O que significa monumento do patrimônio histórico nacional?

1.º - Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico."

Qual a importância dos monumentos e dos patrimônios históricos você sabe Diferenciá-los?

Importância do patrimônio histórico

Estão intimamente relacionados com a identidade do local e representam uma importante fonte de pesquisa atual. Através do patrimônio histórico podemos, portanto, conhecer a história e tudo que a envolve. Por exemplo, a arte, as tradições, os saberes e a cultura de determinado povo.

Quais são os monumentos históricos?

Os 10 melhores monumentos do mundo e do Brasil, segundo viajantes
  1. Angkor Wat (Siem Reap, Camboja) ...
  2. Praça de Espanha (Sevilha, Espanha) ...
  3. Grande Mesquita Sheikh Zayed (Abu Dabi, Emirados Árabes) ...
  4. Basílica de São Pedro (Cidade do Vaticano, Itália) ...
  5. Mesquita-Catedral de Córdoba (Córdoba, Espanha) ...
  6. Taj Mahal (Agra, Índia)

Quais monumentos históricos você conhece?

Espia só:
  1. Torre Eiffel, Paris, França. ...
  2. Estátua da Liberdade, Nova York, Estados Unidos. ...
  3. Coliseu, Roma, Itália. ...
  4. Empire State Building, Nova York, Estados Unidos. ...
  5. Big Ben, Londres, Inglaterra. ...
  6. Golden Gate Bridge, São Francisco, Estados Unidos. ...
  7. Angkor Wat, Siem Reap, Camboja. ...
  8. Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.

O que é considerado patrimônio material?

O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.

O que significa Monumento na Bíblia?

É monumento ecumênico e faz homenagem à liberdade de cultos e credos no Brasil. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos sustentando ao céu a Bíblia Sagrada, onde se lê a escritura “Deus enviou seu filho não para condenar, mas para salvar o mundo” (João 3:17).

Como analisar um Monumento?

Um monumento deve ser visto como um elemento do meio ambiente histórico, e como tal deve ser analisado em seu contexto social e histórico, ao longo do tempo.

O que pode ser tombado?

2 - O que pode ser tombado? O tombamento pode ser aplicado a bens móveis e imóveis de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas, etc.

O que é um patrimônio nacional?

Patrimônio nacional é um conjunto de bens que representam a história e a memória de um determinado país. São esses bens que ajudam a formar um sentimento nacional, que nos fazem sentir brasileiros.

Qual o significado do patrimônio histórico para a sociedade?

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.

O que significa a palavra Iphan?

Página - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O que é monumento cultural e histórico?

O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pelo ser humano e que definimos como cultura de uma sociedade. De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.

Quando surge os termos monumento é patrimônio histórico?

Patrimônio Histórico no Brasil

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN, surge em 1936 e em 1937 o Decreto-lei n. 1937, viabilizava o pro- cesso de tombamento dos bens considerados de interesse coletivo.

Qual é o monumento histórico mais visitado no Brasil?

1 – Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

O monumento é o mais famoso e o que mais atrai turistas de todo o mundo para aquela foto tradicional de abraços abertos como a gigante estátua.

Qual a diferença entre documento e monumento?

Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa” (p. 545, 1996).

O que é um monumento é documento?

Analisando semanticamente as palavras monumento e documento, Le Goff diz que monumento é tudo aquilo que pode evocar o passado, perpetuar a recordação, exemplo: escritos e uma obra comemorativa de arquitetura ou de escultura.

Como são feitos os monumentos?

Os monumentos podem ser feitos de pedra, de concreto, ferro fundido, bronze, ou seja, de materiais que resistam ao tempo, para que durem e sejam vistos por um grande número de pessoas de diversas épocas e de diversas regiões.

Artigo anterior
Quando o dólar foi 2 reais?
Artigo seguinte
O que é CPT na espirometria?