O que caracteriza o sistema de custeio ABC?

Perguntado por: Jéssica Catarina Paiva Batista  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Objetivos do custeio ABC O Custeio Baseado em Atividades tem como objetivo avaliar precisamente os custos das atividades realizadas em uma empresa, por meio de direcionadores capazes de dividir as despesas e custos indiretos (aqueles que não estão diretamente relacionados à produção).

Qual o principal objetivo do método ABC?

O grande objetivo do ABC é criar informações para decisão visando melhorar a competitividade das empresas.

O que o método ABC estabelece?

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226). Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p.

Quais são as etapas do método ABC?

Etapas do custeio ABC
  • Identificar as atividades necessárias para completar o produto. ...
  • Atribuição de custos indiretos para atividades identificadas. ...
  • Identificar os direcionadores de custo para cada atividade. ...
  • Calculando as taxas de despesas gerais que foram determinadas para cada atividade.

Qual a primeira etapa do custeio ABC?

Passo a passo para implementar o custeio ABC

A definição de direcionadores — seja o consumo de eletricidade, seja a utilização de uma máquina — é a primeira etapa do processo. Em seguida, deve ser feita a identificação dos custos de atividades.

Método de Custeio ABC

28 questões relacionadas encontradas

Quais as características do método de custeio ABC Quais suas vantagens e desvantagens?

Vantagens e desvantagens do Custeio ABC
  • Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;
  • Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;
  • Menor necessidade de rateios arbitrários;
  • Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;

Quando o método de custeio ABC é recomendado?

O ABC normalmente é recomendado para empresas que tenham departamentos de custos e contabilidade bem estruturados e que os demais métodos de custeio não estão atendendo as necessidades da empresa de forma satisfatória, porque quando a empresa faz a opção por esse método obrigatoriamente ela terá que utilizar o custeio ...

O que é custeio ABC Activity Based Costing é um método que está fundamentado?

O custeio baseado em atividade (Activity-Based-Costing), de acordo com Brimson (1996), está fundamentado no princípio de que quem consome os recursos da empresa são as atividades, e os produtos ou clientes consomem as atividades.

Como implementar o sistema de custeio ABC?

Como implementar o Custeio ABC
  1. 1- Escolha das ferramentas adequadas. Você certamente precisará de algum sistema para mensurar os gastos de cada atividade. ...
  2. 2- Planejamento e mapeamento de atividades. ...
  3. 3- Definição e alocação de recursos. ...
  4. 4- Definição dos Direcionadores. ...
  5. 5- Cálculo e geração de relatórios.

Quais são os conceitos importantes para o custeio direto?

O Conceito do Custeio Direto

Visa o custeio direto dar maior flexibilidade à determinação dos preços de venda e do lucro da emprêsa, separando as despesas fixas de fabricação, de vendas e de administração (que são debitadas diretamente à conta de lucros e perdas) dos custos diretamente variáveis com a produção.

O que deve refletir uma análise ABC?

A análise ABC deve refletir a dificuldade de controle de um item ou o seu impacto sobre os custos e rentabilidade. Os resultados podem variar de empresa para empresa.

Porque o sistema ABC é pouco utilizado?

A complexidade da implantação e operação do sistema, a dificuldade de manutenção, além do alto custo para a sua implantação e a subjetividade das informações sobre a distribuição dos custos indiretos foram as razões pelas quais as empresas decidiram não utilizar o sistema ABC.

Como surgiu o método ABC?

A concepção atual do ABC surgiu nos Estados Unidos na década de 80, formalizado pelos Professores Robert Kaplan e Robin Cooper, da Harvard Business School, com o objetivo principal de aprimorar a alocação aos produtos dos custos e despesas indiretos fixos.

Quais são as desvantagens do custeio ABC?

Talvez uma das maiores desvantagens do Custeio ABC seja o custo elevado em decorrência do alto nível de controles internos a serem implantados e avaliados. Estes controles demandam tempo e trabalho, envolvendo implantação, permanência e revisão constante das informações.

Quais as principais vantagens de se utilizar a Curva ABC?

Benefícios de utilizar a curva ABC
  • Disponibilidade da quantidade correta de itens para a demanda do público;
  • Otimização da disposição dos produtos em estoque;
  • Redução de custos com armazenamento;
  • Melhoria do fluxo de caixa e do capital de giro do negócio;
  • Geração de insights para estratégias de vendas e marketing;

Quem criou o método de custeio ABC?

Essa metodologia, desenvolvida pelos professores norte-americanos Robert Kaplan (o mesmo que criou o Balanced Scorecard) e Robin Cooper, da Harvard Business School, pode ser considerada uma evolução de outros sistemas de medição de custos.

Qual a importância do custeio ABC para as empresas?

O custeio ABC busca identificar quais atividades estão relacionadas à produção de cada produto ou serviço, e também quais atividades agregam ou não valor ao negócio.

Qual é a desvantagem do uso da metodologia ABC nas organizações?

A principal desvantagem deste sistema é sua complexidade em te proporcionar um cálculo 100% preciso. O custeio ABC é mais complexo do que o custeio tradicional, isso porque você precisa ser muito específico nos dados necessários para o cálculo, e estes dados em sua maioria, são coisas que fogem do seu controle.

São etapas de realização do custeio ABC as seguintes exceto?

💡 1 Resposta. A etapa que não faz parte do processo de realização do custeio ABC é "Aprimorar a qualidade".

Em que consiste a aplicação do método de custeio ABC na apropriação dos custos vinculados à área de logística?

O ponto importante do sistema de custeio ABC é que este apropria custos aos produtos ou clientes baseados nos recursos que eles realmente consomem, evitando assim distorções no rateio e no custo final.

Qual é o objetivo principal do custo padrão?

Custo-padrão é uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo com uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocada diante dos custos reais.

Qual dos seguintes seria um exemplo de atividade analisada no custeio ABC em um restaurante?

Dentre as opções apresentadas, a atividade que seria analisada no Custeio ABC em um restaurante é a "Preparação dos alimentos". Isso porque essa atividade é uma das principais atividades que geram custos em um restaurante, como a compra de ingredientes, mão de obra, energia elétrica, água, entre outros.

Como o método ABC é aplicado na empresa descrita no estudo de caso?

Para isso, utilizou-se o método ABC, que consistiu em definir as atividades das empresas; quais são os itens de custos, alocar o valor dos itens de custos para as atividades definidas e, posteriormente, alocar o custo das atividades para os produtos, através de direcionadores.

Qual é o melhor método de custeio?

Concluiu-se que o método de custeio mais apropriado é o custeio variável, devido considerar para sua apuração de custo, apenas os custos variáveis, atingindo dessa forma um resultado viável para aplicação de indicadores que são utilizados para auxiliarem os gestores na tomada de decisão.

Qual é o método de custeio mais utilizado?

Custeio variável

Esse método é o mais utilizado pelas empresas e é um tipo de cálculo que só faz uso dos dados ligados aos custos variáveis diretos ou indiretos, não considerando os fixos.

Artigo anterior
Como calcular a quantidade de calorias para ganhar massa muscular?
Artigo seguinte
Quando cabe à curatela?