Como calcular a quantidade de calorias para ganhar massa muscular?

Perguntado por: Telmo Gonçalves de Miranda  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Basta pegar seu peso e multiplicar por um dos fatores, começando em 1,2. No nosso exemplo, se o José de 70 kg treina musculação pesada nas 3x que vai na semana, pode começar com 2,0 x 70 = 140 g de proteína por dia. Dá para saber o valor em caloria também, multiplicando o resultado por 4. Então, 140 x 4 = 560 kcal.

Quantas calorias deve se consumir por dia para ganhar massa muscular?

Isso resultará na quantidade total de calorias necessárias para manter seu peso atual. Para ganhar massa muscular, é recomendado adicionar um excedente calórico moderado à sua dieta, geralmente de 300 a 500 calorias acima da sua necessidade calórica de manutenção.

Quantas calorias são necessárias para ganhar 1 kg de massa muscular?

Para cada quilo de músculo há um consumo médio de 35 calorias por dia, enquanto 1 quilo de gordura gasta apenas 6 calorias.

Como calcular a quantidade de carboidrato para ganho de massa muscular?

Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia. Em atividades de longa duração e/ou treinos intensos, há necessidade de até 10g/kg de peso/dia para a adequada recuperação do glicogênio muscular e/ou aumento da massa muscular6.

Como calcular o VET para hipertrofia?

Para encontrar o valor energético total (VET) precisamos somar o GET com o superávit calórico da dieta (SUP). Vamos adicionar 500 calorias de superávit na dieta desse indivíduo, lembrando que ele está buscando o ganho de massa muscular.

FAÇA VOCÊ MESMO - CALCULE SUAS CALORIAS

37 questões relacionadas encontradas

Qual fórmula usar para ganho de massa muscular?

De acordo com a evidência mais recente, a fórmula de Harris-Benedict e a fórmula de Cunningham, parecem ser as mais adequadas para populações atléticas, sendo a primeira mais adequada para homens e a segunda para mulheres (Jagim et al., 2018).

Qual o cálculo de proteína por kg para hipertrofia?

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.

Como fazer a contagem de calorias?

Para calcular as calorias dos alimentos deve-se multiplicar a quantidade, em gramas, de proteínas, carboidratos e gorduras, de cada porção do alimento, pelo seu respectivo valor calórico. Cada grama de gordura fornece 9 calorias, já os carboidratos e as proteínas fornecem 4 calorias por grama.

Como montar um plano alimentar para hipertrofia?

Como aumentar a massa muscular
  1. Consumir mais calorias do que gasta. ...
  2. Não pular refeições. ...
  3. Consumir mais proteínas. ...
  4. Consumir gorduras boas. ...
  5. Beber bastante água. ...
  6. Consumir pelo menos 2 frutas por dia. ...
  7. Evitar açúcar e alimentos processados. ...
  8. Evitar o consumo de álcool.

Como fazer a conta do déficit calórico?

Por exemplo, se a necessidade diária de calorias for de 2000 calorias e o objetivo de déficit for de 500 calorias, a meta diária de calorias é de 1500 calorias (2000 – 500 = 1500). A redução de 500 calorias por dia na dieta, favorece a perda de cerca de 0,5 Kg por semana.

O que equivale a 7.000 calorias?

um quilo de gordura equivale a sensivelmente 7000 calorias,

Importa lembrar que a quantidade de calorias perdidas em cada exercício vai depender da intensidade e tempo em que treina mas também do peso e metabolismo de cada mulher entre outros aspetos.

Quanto tempo demora a ganhar 1 kg de massa muscular?

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Como fazer o cálculo de proteína por kg?

"Para calcular as proteínas, utiliza-se a multiplicação do peso corporal em quilogramas (kg) pelo número de gramas de proteína recomendadas para cada quilo de peso (0,83g). Ela comentou: "É importante destacar que deve-se considerar outros fatores, como idade, gênero, altura e até mesmo a gravidez para as mulheres.

Quantos ovos por dia para ganhar massa muscular?

Geralmente, comer 3 a 5 ovos por dia é o suficiente para hipertrofia. Esta quantidade de ovos trará todos os benefícios do alimento na construção de massa muscular.

O que comer antes de dormir para ganho de massa muscular?

“Alguns alimentos são ricos em triptofano, como a banana, amêndoas, aveia, cereais integrais, nozes, ovo, leite e queijo. Eles regulam o ritmo biológico do corpo, o que estimula o sono, principalmente no período noturno.

O que comer no café da manhã para ganho de massa muscular?

Ovos. O ovo é uma das melhores fontes de proteína, tem todos os aminoácidos essenciais para a reparação e crescimento muscular. É uma fonte de vitamina D e B12, riboflavina e selênio, que desempenham papéis importantes no metabolismo energético e na saúde muscular.

Como gerar hipertrofia rápido?

11 Dicas para Ganhar Massa Muscular (mais rápido)
  1. Fazer cada exercício de forma lenta. ...
  2. Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ...
  3. Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ...
  4. Ter uma alimentação rica em proteínas. ...
  5. Consumir gorduras e carboidratos antes do treino. ...
  6. Treinar de forma intensa. ...
  7. Trocar de treino de forma regular.

Qual o melhor carboidrato para hipertrofia?

Os melhores carboidratos no pós-treino
  • Aveia. "A aveia é uma excelente escolha, rica em fibras, o que contribui para a saciedade e o controle dos níveis de açúcar no sangue", sugere Vanessa em entrevista exclusiva para o Sport Life.
  • Frutas. ...
  • Batata doce. ...
  • Pão integral.

Como dividir as refeições durante o dia para ganhar massa muscular?

Um exemplo de cardápio para quem quer ganhar massa muscular seria:
  1. Café da manhã: uma fruta, uma xícara de café e pão integral com um pedaço de queijo minas;
  2. Almoço: salada com grão de bico, um bife e arroz integral;
  3. Lanche da tarde: um pote de iogurte com granola;
  4. Jantar: salada de legumes e um filé de frango.

Como calcular kcal por kg de peso?

Para perda de peso se utiliza 20 a 25 kcal por quilo de peso do paciente (exemplo: Paciente de 50 kg o cálculo será 20×50=1000 kcal) ou 30 a 35 kcal por quilo de peso do paciente quando se deseja ganhar peso.

Como consumir 1500 calorias diárias?

Para fazer a dieta de 1500 calorias é recomendado fazer 5 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia, que deverão ser em pequenas porções e priorizando alimentos saudáveis, como como frutas e vegetais frescos, leguminosas, proteínas magras, gorduras saudáveis, cereais integrais ou tubérculos.

Como saber qual é o meu déficit calórico?

Para saber exatamente a quantidade de calorias que você gasta existe uma conta onde calculamos o seu gasto energético diário e, assim, se você está ingerindo menos do que este gasto energético diário, consequentemente está em déficit calórico, mas você também pode aumentar o seu gasto energético ao longo do dia com ...

Como calcular a quantidade de proteína e carboidrato para hipertrofia?

Como calcular os macros

Com essa recomendação, você precisa pegar a quantidade de calorias diárias que você precisa e dividir conforme o percentual indicado. Usando o exemplo do cara de 80 kg que você consumir 2400 calorias diárias, ele precisa aproximadamente: 720 calorias de proteína. 1080 calorias de carboidrato.

O que aumenta a massa muscular proteína ou carboidrato?

Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.

Quanto de carboidrato proteína e gordura por dia para hipertrofia?

Os valores mais usados para trabalhos de hipertrofia giram em torno de: Carboidratos 6 a 8gr/kg/dia. Proteínas 1,2 a 2gr/kg/dia. Gorduras 1 a 2gr/kg/dia.

Artigo anterior
Qual a situação da Internet 5G no Brasil hoje?
Artigo seguinte
O que caracteriza o sistema de custeio ABC?