O que caracteriza a dor?

Perguntado por: Débora Sara Lopes  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

A dor é uma sensação desagradável que sinaliza lesões reais ou possíveis. A dor é o motivo mais comum pelo qual as pessoas procuram assistência médica. A dor pode ser aguda ou leve, constante ou intermitente, latejante ou estável.

Quais são as características da dor?

Quais são as características da dor? A dor pode ser pulsátil, em peso, em pressão, em cólica, latejante, em queimação ou em “ferroada”. Pode também ter início súbito ou insidioso, além de poder ser intermitente ou persistente.

O que é considerado dor?

A definição amplamente aceita da dor foi elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos."

Como podemos classificar a dor?

A dor pode ser classificada de acordo com o seu local de origem (periférica, central, visceral ou somática), seu tempo de evolução e patologia física (aguda ou crônica) e seu mecanismo fisiopatológico (neuropática, nociplástica, nociceptiva ou mista).

Quais são as 10 características da dor?

Os termos clínicos que ajudam a descrever a qualidade e o caráter da dor incluem aguda ou crônica; difusa ou localizada; pulsátil ou contínua; surda ou em cólicas; em queimação, em formigamento, em punhaladas, ou lancinante; aguda ou dolorida; constante ou intermitente; e emergente ou incidente.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOR

30 questões relacionadas encontradas

Como caracterizar a dor na anamnese?

Você precisa caracterizar, explicar o quadro relatado. Por exemplo, se você estiver frente a um quadro álgico, você deve descrever: O local da dor, o tipo (em pontada, em aperto, em queimação, em peso, contínua, em cólica, pulsátil);

Como caracterizar a dor semiologia?

Características Semiológicas da Dor: os 10 mandamentos da dor
  1. Localização.
  2. Qualidade ou Caráter.
  3. Intensidade.
  4. Duração.
  5. Evolução.
  6. Irradiação.
  7. Relação com as funções orgânicas.
  8. Fatores desencadeantes ou agravantes.

Quais os 3 mecanismos de dor e suas características?

Portanto, a dor compreende três mecanismos básicos: a transdução, caracterizada pela ativação dos nociceptores; a transmissão, o conjunto de vias sensitivas e mecanismos que permitem o impulso nervoso, gerado ao nível de nociceptores e conduzido para estruturas do sistema nervoso central (SNC) comprometidas com o ...

Quais são as fases da dor?

Dada a diferença de velocidades de propagação dos impulsos entre as diferentes fibras, a sensação de dor tem duas fases, uma inicial rápida, fina (epicrítica) e outra mais tardia, mais difusa, e mais duradoura (protopática) [2].

Qual é o órgão do corpo que não sente dor?

Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.

O que é a fisiologia da dor?

O estudo da fisiología da dor compreende o estudo dos receptores, dos estímulos, das vias, das estruturas do sistema nervoso central que partici- Page 21 pam da fisiología da dor, da percepção dolorosa e das reações motoras e neurovegetativas.

Qual a maior dor de todas?

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos.

Quais fatores podem influenciar na dor?

O grau de atenção, ansiedade, distração influenciam no sistema da dor. Se uma pessoa concentra a atenção numa situação potencialmente dolorosa, tende a sentir dores mais intensas do que o normal. A expectativa da dor é o bastante para aumentar a ansiedade e conseqüentemente a dor sentida.

Onde a dor é sentida?

A dor chega ao nosso cérebro através dos neurônios que são células especializadas em transmitir impulsos nervosos no nosso corpo. Além de transmitir os impulsos nervosos, eles têm aparelhos especializados para sentir estímulos.

Qual a definição de dor segundo a IASP?

Qual a definição de dor? Entre as definições de dor mais aceitas globalmente está a da Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP). Segundo a organização, trata-se de “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou semelhante àquela associada a uma lesão tecidual real ou potencial”.

Quais são os tipos de dor?

Quais os principais tipos de dor?
  • Nociceptiva.
  • Inflamatória.
  • Neuropática.
  • Funcional.
  • Tipos de dor de cabeça.
  • Tipos de dores nas costas.
  • Tipos de dor de garganta.
  • Tipos de dor torácica.

Quais são os mediadores da dor?

São mediadores do benefício potencial de fármacos ativos no sistema nervoso central (p. ex., opioides, antidepressivos, anticonvulsivantes, estabilizadores de membrana) que interagem com receptores específicos e neuroquímicos no tratamento da dor crônica. Fatores psicológicos são importantes moduladores da dor.

Qual é o neurotransmissor da dor?

A nível medular os principais neurotransmissores libertados pelos nociceptores são o glutamato e a substância-P.

Como o cérebro processa a dor?

O cérebro tem um papel central na sensação de dor – é ele que, tecnicamente, a sente. O mecanismo de produção de dor no corpo funciona através dos nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor que ficam na pele, nas articulações e em alguns órgãos internos.

Qual a substância da dor?

As principais substâncias responsáveis pela sensibilização dos nociceptores são acetilcolina, prostaglandinas, histamina, serotonina, bradicinina, substância P, tromboxana, dentre outras.

Onde ocorre o processamento da dor?

No encéfalo, particularmente no cérebro, os estímulos associados à lesão real ou potencial são interpretados como dor. Como os estímulos nocivos de naturezas diferentes (química, mecânica, térmica) são convertidos em impulsos nervosos? Amplamente espalhados em todos os tecidos, com a exceção do tecido nervoso!!

Qual a escala de avaliação da dor?

Existem várias escalas para a avaliação da dor: Escala numérica:[1]: consiste numa régua dividida em 11 partes iguais, numeradas sucessivamente de zero a dez, com zero significando ausência de dor e dez, dor máxima. ligeira”, “dor moderada”, “dor intensa” e “dor máxima”.

Quando a dor deve ser avaliada?

A dor é considerada um sinal vital tão importante quanto os outros e deve sempre ser avaliada num ambiente clínico, para se empreender um tratamento ou conduta terapêutica. A eficácia do tratamento e o seu seguimento dependem de uma avaliação e mensuração da dor confiável e válida.

Como saber se a dor e muscular ou visceral?

Estudos recentes têm demonstrado que a percepção de dor visceral é diferente das dores musculares, além delas poderem ser somadas pelo nosso sistema nervoso, que começa a integrá-las e nos confundimos em relação à estas dores.

Como a Enfermagem pode avaliar a dor?

Vários métodos são utilizados para mensurar a intensidade da dor. São instrumentos de mensuração: Escala Numérica; Escala Analógica Visual; Escala de Faces; Questionário de MC Gill.

Artigo anterior
O que é estéril?
Artigo seguinte
O que são rochas metamórficas?