O que atrai a ênclise?

Perguntado por: William Eduardo Pereira Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)

Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio: Devo-lhe explicar o que se passou. (ênclise depois do verbo auxiliar, “devo”) Devo explicar-te o que se passou.

Quando se dá o uso da ênclise?

Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo.
...
Quando não Usar
  1. Em orações negativas. ...
  2. Com pronomes relativos, indefinidos ou demonstrativos. ...
  3. Em orações exclamativas e em orações que exprimam desejo. ...
  4. Em orações com conjunções subordinativas. ...
  5. Com verbo no gerúndio regido da preposição em. ...
  6. Em orações interrogativas.

Onde atrai a próclise?

A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

Que próclise ou ênclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

O que é próclise e exemplos?

Próclise = pronome antes do verbo

- Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.

Colocação Pronominal [Prof Noslen]

34 questões relacionadas encontradas

Que próclise?

Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo). Exemplos: Não me diga que não vem!

O que é fator de próclise?

Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.) sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?

Onde atrai o pronome se?

O “se” aí é um pronome que indica indeterminação do sujeito. Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronome “se” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.

Quando a ênclise é proibida?

#2 A ênclise é proibida em dois casos: quando houver futuro do indicativo (futuro do presente + futuro do pretérito) e após particípio.

Pode ênclise no final da frase?

i. Não se inicia período com pronome oblíquo (“Me entreguem…”); ii. Não se usa ênclise em final de frase (“…

Qual atrai o pronome se?

4) Pronomes indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual, pouco, vários) atraem o pronome para junto de si. Quem te disse isso? Alguém me contou. 5) Pronomes demonstrativos (isso, aquilo, aquele, aquela, esta, este, esse, essa) pedem o uso de próclise.

Como usar o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Porque atrai partícula se?

Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.

Quando lhe solicitaram e próclise?

A colocação pronominal deverá ser feita antes do verbo apenas quando houver palavras atrativas que justifiquem o adiantamento do pronome, como: Palavras negativas (não, nunca, ninguém, jamais,…). Não te quero ver nunca mais!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Quando usar Refere-se ou se refere?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos antes do verbo. Ênclise é a colocação deles depois do verbo.

Que Encontram-se ou que se encontram?

A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.

Que se torna ou que Torna-se?

Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Qual a função do pronome SE?

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Quais palavras atraem o pronome?

Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:
  • Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ...
  • Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ...
  • Advérbios ou locuções adverbiais:

O que puxa o se para antes do verbo?

Os pronomes são os átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos. Eles sempre estão vinculados a um verbo e, de acordo com a posição, recebem a seguinte classificação: Próclise (antes do verbo): A pessoa não se feriu.

O que pode se ou o que se pode?

No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?

Artigo anterior
Quais são os filmes da saga Halo?
Artigo seguinte
O que são bases de dados e para que servem?