Qual é a diferença entre epilepsia e convulsão?

Perguntado por: Lourenço Eduardo Campos Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

A convulsão é apenas um tipo mais intenso de ataque epilético², no qual a pessoa perde os sentidos e se debate, podendo morder a língua e urinar na roupa². No entanto, existem crises mais fracas, caracterizadas por breves desligamentos, formigamentos ou contrações restritas a alguns grupos musculares².

O que dá uma convulsão?

Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.

Quando é considerado epilepsia?

Para ser diagnosticado com epilepsia, o paciente deve apresentar algum dos três quadros seguintes: crises epilépticas mais de duas vezes, separadas por um intervalo de 24 horas; uma crise, com probabilidade maior de 60% de apresentar uma segunda crise em 10 anos; uma síndrome epiléptica bem definida.

Qual é a causa da epilepsia?

A epilepsia pode ter causas diversas. Em crianças, por exemplo, está associada a anóxia neonatal e a problemas inatos do metabolismo. Em idosos, doenças cerebrovasculares, bem como os tumores cerebrais, estão entre as causas mais frequentes.

O que fazer para evitar as crises de epilepsia?

É possível impedir uma crise?
  1. Evite o consumo de álcool. Beber esporadicamente e em pequenas doses não costuma afetar radicalmente a vida das pessoas com epilepsia, desde que estejam corretamente medicadas. ...
  2. Evite baladas ou festas com luzes piscantes. ...
  3. Evite ficar estressado.

Qual a Diferença Entre Desmaio, Convulsão e Epilepsia

39 questões relacionadas encontradas

Como a epilepsia pode matar?

Estudos sugerem que a morte súbita ocorra nesses casos, porque durante as crises, as regiões do cérebro que controlam a respiração e os batimentos do coração possam ser "desligadas", ou parem de funcionar de forma adequada.

Como saber se eu sou epilético?

Sintomas de ambos os tipos de convulsões
  1. Breve perda de memória.
  2. Perda de consciência.
  3. Micção descontrolada.
  4. Movimentos da boca rítmicos.
  5. Confusão e sonolência após a convulsão.

O que é epilepsia silenciosa?

A epilepsia de ausência é mais comum entre crianças e adolescentes – mesmo assim, em casos raros, pode ocorrer em adultos. Ela é caracterizada por pequenos 'apagões' da consciência, começando a partir dos 4 anos de idade.

O que é convulsão pode matar?

Infelizmente sim, a convulsão pode matar. Embora seja raro, não se pode excluir essa possibilidade, que pode ocorrer tanto indireta quanto diretamente. Ao ter um ataque convulsivo, o paciente pode se afogar com a própria saliva, sangue ou vômito.

Tem como a pessoa morrer de convulsão?

"Os pacientes podem morrer quando têm uma convulsão e batem a cabeça, quando caem e se cortam, por problemas cardíacos que gerem falta de sangue na região cerebral, intoxicação por remédios ou excesso de álcool, fazendo a pessoa parar de respirar", alega o médico.

Quando a convulsão e perigosa?

Isso geralmente acontece em decorrência de uma crise convulsiva generalizada, que toma todo o cérebro e surge ao longo das horas de sono. Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50%.

O que acontece com o cérebro durante uma convulsão?

A convulsão acontece por causa de uma falha na condução elétrica no cérebro, levando à maior atividade elétrica em algum ponto suscetível deste, o que provoca os sintomas da crise convulsiva (abalos musculares, perda da consciência, salivação, e em alguns casos perda esfincteriana – diurese e evacuação espontânea ...

Quais são os tipos de epilepsia que existem?

Existem dois tipos de epilepsia: a epilepsia parcial e a epilepsia total. Na epilepsia parcial, essa emissão incorreta de sinais fica limitada a apenas uma parte do cérebro, enquanto a epilepsia total afeta todo ele.

Quais os sintomas da epilepsia focal?

Como identificar uma crise de epilepsia convulsiva focal
  • Mal-estar na boca do estômago;
  • Sensações não usuais de medo; e.
  • Manifestações sensitivas (como formigamentos) ou motoras (como repuxamentos) de um lado ou outro do corpo.

Qual o tipo de epilepsia mais grave?

Além disso, quando a pessoa apresenta convulsões epilépticas generalizadas que causam perda abrupta da consciência, enrijecimento do corpo, tremores generalizados, perda do controle da bexiga ou mordida na língua, são chamadas de epilepsia tônico-clônica e é considerada o tipo mais grave de epilepsia.

Como saber se eu vou ter algum tipo de convulsão?

Sintomas de convulsão
  1. Queda repentina com perda de consciência;
  2. Tremores descontrolados dos músculos com dentes cerrados;
  3. Espasmos musculares involuntários;
  4. Babar ou espumar pela boca;
  5. Perda de controle da bexiga e do intestino;
  6. Confusão repentina.

O que provoca um ataque epilético?

O que é a epilepsia

Os milhões de neurónios existentes no cérebro comunicam por impulsos elétricos e estas “crises epiléticas devem-se a uma descarga elétrica anormal numa determinada zona cerebral, que se pode depois espalhar ao resto do cérebro”, explica a neurologista Socorro Piñeiro, do Hospital Lusíadas Amadora.

Como é crise de epilepsia?

A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”. Nesse tipo de crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Quantos anos vive um Epiletico?

A epilepsia é considerada curada quando o paciente está há mais de 10 anos sem qualquer tipo de crise epiléptica e está há pelo menos 5 anos sem medicações para epilepsia.

Quais os três tipos de epilepsia?

Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.

O que é epilepsia parcial?

A epilepsia parcial acontece quando apenas uma parte do cérebro é afetada por essas convulsões. Na epilepsia parcial simples a consciência não é prejudicada e o paciente percebe sensações anormais no corpo.

Por que nunca devo puxar a língua da vítima?

A produção de saliva durante a convulsão poderá obstruir a passagem do ar, por isso é importante manter a vítima na posição lateral, assim tanto a língua quanto a saliva não causarão obstrução à passagem do ar.

Como fica a pessoa depois da convulsão?

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

Quantas convulsões uma pessoa pode ter por dia?

As crises convulsivas podem ocorrer em intervalos variados, incluindo mais de uma vez ao dia. Sugiro que você fale com seu médico para que seu tratamento seja ajustado.

Artigo anterior
Quantos filhos tem Elba?
Artigo seguinte
Qual o valor que posso vender no MEI?