O que as Testemunhas de Jeová usam no lugar do sangue?

Perguntado por: Hugo Lourenço Pinho Andrade  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a ingestão de sangue e que os cristãos não devem aceitar transfusões de sangue ou doar ou armazenar seu próprio sangue para transfusão. A crença é baseada em uma interpretação da escritura que difere da de outras denominações cristãs.

O que pode substituir a transfusão de sangue?

Hoje já existem vários tratamentos alternativos às transfusões de sangue, entre os tratamentos mais utilizados, podemos citar o sangue artificial ou substituto do sangue, mais conhecido por expansores do volume do sangue e terapias de oxigênio.

O que os Testemunhas de Jeová usam no lugar do sangue?

Em casos de emergência, no qual se perde muito plasma (parte líquida do sangue), utilizam-se os Expansores do volume do Plasma, tais como os Cristalóides (incluindo a solução salina, lactato de Ringer e a solução salina hipertônica), os quais são fluidos intravenosos compostos de água, com vários sais e açucares, que ...

Porque as Testemunhas de Jeová não aceitam sangue?

Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).

Quanto ganha um Testemunha de Jeová?

Organizam-se em congregações e cada uma é supervisionada por um grupo de anciãos, que não recebem salário. Aliás, este é um dos fatores que dizem justificar a boa saúde financeira.

Transfusão de sangue e Testemunhas de Jeová

27 questões relacionadas encontradas

O que Testemunha de Jeová não pode comer?

UOL Comportamento: não existem alimentos proibidos para Testemunhas de Jeová Diferentemente do que foi publicado na matéria "Café, carne de vaca e ketchup: 10 religiões e suas restrições alimentares", não existem alimentos proibidos para as Testemunhas de Jeová.

Como evitar transfusão de sangue?

Existem múltiplos recursos terapêuticos para reduzir ou evitar uma transfusão de sangue alogênico (sangue de outra pessoa). Estas opções envolvem estratégias clínicas com medicamentos e/ou equipamentos específicos para tratar o paciente com anemia e/ou distúrbio na coagulação do sangue (por exemplo, plaquetas baixas).

Pode fazer transfusão de sangue em casa?

Os pacientes que necessitam receber hemocomponentes (Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas, Plasma etc...) e que não necessitam da internação, podem receber a transfusão em ambiente confortável, com agendamento prévio por telefone, e ao término da transfusão voltar para casa.

Como fazer cirurgia sem sangue?

Uma opção de cirurgia sem sangue é a de administrar eritropoetina ao paciente. 'Esta substância estimula o aumento dos valores de hemoglobina no sangue e deve ser usada no período pré-operatório, de preferência três semanas antes da data prevista para a cirurgia', explica Daniela.

Como funciona a hemodiluição?

Hemodiluição normovolêmica aguda (HNA)

Essa solução funciona como um expansor de volume que não contém sangue; assim, o sangue que ainda resta no paciente é diluído contendo menos glóbulos vermelhos. Durante a cirurgia, o sangue é desviado para bolsas e devolvido ao paciente durante e/ou ao término da cirurgia.

O que substitui a hemoglobina?

Uma proteína encontrada na beterraba poderia ser usada para substituir o sangue humano, de acordo com pesquisadores suecos. A hemoglobina vegetal presente no legume é similar à hemoglobina presente no sangue humano.

Porque não devemos dar sangue?

Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via. A posição delas se baseia numa lei fundamental que Deus deu à humanidade.

O que diz a lei sobre transfusão de sangue?

A Resolução CFM nº 1.021/80, em seu artigo 2º, diz: "Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”.

Quanto tempo demora para fazer uma transfusão de sangue?

Quanto tempo demora uma transfusão de sangue? Entre a coleta de uma amostra e o início da transfusão, é necessário um prazo de aproximadamente 3 horas, para realização dos testes pré transfusionais. A transfusão demora, em média, de 2 a 3 horas.

Qual tipo de anemia que precisa tomar sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Quando é necessário tomar bolsa de sangue?

Vários motivos podem levar à necessidade de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada.

O que os médicos dizem sobre transfusão de sangue?

A resolução 1.201/80 do Conselho Federal de Medicina estabelece que, se houver recusa de permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo ao Código de Ética Médica, deve agir da seguinte forma: se não houver iminente perigo de vida, respeitará a vontade do paciente ou dos responsáveis; se houver iminente perigo de ...

Porque Testemunha de Jeová não come carne?

Em Levítico 17:14, Deus disse que “Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue.

Qual religião não come vaca?

Zoroastrismo. Seus seguidores não comem carnes de mamíferos, como gado, porco e coelho, aves ou peixes ósseos de tamanho grande. Segundo os dogmas dessa religião, esses animais carregam significados espirituais importantes.

Qual a religião que não come carne?

Na Igreja Católica, a restrição alimentar acontece num período específico: a quaresma – o período de 40 dias após o Carnaval, descontando-se os domingos. Na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras que precedem a Páscoa, recomenda-se que os fiéis se abstenham de carne bovina.

Tem o paciente direito constitucional de recusar transfusão de sangue?

(2003) “[…] o paciente tem direito de recusar determinado tratamento médico, inclusive a transfusão de sangue, com fundamento no art. 5º, II, da CF. Por este dispositivo, fica certo que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei (princípio da legalidade) [..]”.

Quais são os aspectos legais e jurídicos relacionados a recusa a transfusão de sangue?

Admite-se a recusa às transfusões sanguíneas por motivos de foro íntimo: convicções pessoais, religiosas ou não. O próprio Código Civil coíbe a intervenção médica ou cirúrgica, com risco de vida, sem o prévio consentimento do paciente.

Quem recebe transfusão de sangue?

A transfusão de sangue só pode ser feita quando o tipo de sangue entre o doador e o paciente é compatível, sendo indicada em situações em que há grande perda e sangue ou líquidos ou quando há alteração no processo de produção das células sanguíneas ou componentes do sangue, como fatores de coagulação, por exemplo.

Será que doar sangue é pecado?

O sangue é entendido como sinônimo de vida e a transfusão, como um pecado que corrompe sua pureza. "A gente não fala em punição para quem descumpre. Mas é a integridade de um princípio que deve ser preservada.

O que acontece com o corpo após a doação de sangue?

O sangue é reposto pelo organismo.

Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas.

Artigo anterior
Quais os tipos de exames neurológicos?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre rede credenciada e rede referenciada?