Quais as proporções de ervilhas verdes ou amarelas resultantes?
Perguntado por: Cristiana Mendes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)
O resultado do cruzamento de ervilhas amarelas homozigotas (AA) com ervilhas verdes homozigotas (aa) são ervilhas amarelas heterozigotas (Aa). Se estas ervilhas forem cruzadas entre si, ocorrem ervilhas amarelas e verdes na proporção de 3 para 1.
Qual o resultado do cruzamento entre ervilhas verdes VV com ervilhas amarelas VV?
1. Resposta O enunciado nos diz que as ervilhas verdes são homozigotas com genótipo recessivo (vv), e que as ervilhas amarelas são heterozigóticas com genótipo dominante (Vv). Podemos concluir que 50% dos descendentes possuem genótipo Vv, ou seja, cor amarela, e os outros 50% possuem o genótipo vv, ou seja, cor verde.
Qual será a proporção genotípica e fenotípica dos descendentes resultantes do cruzamento entre ervilhas verdes VV com ervilhas amarelas VV?
Resolução. Logo, temos 50% de Vv (ervilhas amarelas) e 50% vv (ervilhas verdes). Resposta: Letra c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes.
Quais foram os resultados obtidos por Mendel na geração F2 do cruzamento de ervilhas amarelas lisas e verde rugosas?
Mendel então realizou o cruzamento entre indivíduos da geração F1, obtendo sua geração F2. Nessa geração, o biológo obteve quatro categorias fenotípicas com uma proporção de 9:3:3:1 (nove sementes amarelas lisas, para três verdes lisas, para três amarelas rugosas, para uma verde rugosa).
O que aconteceu com a ervilha verde?
Concluiu que na verdade, a cor verde das sementes não havia “desaparecido” nas sementes da geração F1. O que ocorreu é que ela não tinha se manifestado, uma vez que, sendo uma caráter recessivo, era apenas “dominado” (nas palavras de Mendel) pela cor amarela.
Como realizar cruzamentos - 1ª Lei de Mendel
O que Mendel concluiu?
A partir destes experimentos, Mendel chegou à conclusão de que os filhos herdam características dos seus pais por meio dos genes. Quando da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, há a formação do zigoto que carrega informações genéticas do pai e da mãe.
Como foi o experimento de Mendel com as ervilhas?
Mendel estudou a herança de sete características diferentes em ervilhas, incluindo altura, cor da flor, cor da semente e formato da semente. Para fazer isso, ele primeiro estabeleceu linhagens de ervilhas com duas diferentes formas de uma característica, tal como alta vs. baixa.
Qual foi o resultado obtido por Mendel na geração F2?
A partir dos resultados obtidos, Mendel concluiu que como a cor verde não apareceu na geração F1, mas reapareceu na geração F2, as sementes verdes tinham um fator que era recessivo, enquanto as sementes amarelas tinham um fator dominante.
Quais foram os resultados obtidos por Mendel?
Em seus experimentos com cruzamentos de ervilhas, Mendel analisou a herança de várias características dessas plantas, como cor e textura das sementes, cor e forma das vagens, cor das pétalas, altura das plantas e localização das flores no caule.
O que Mendel concluiu Quando F2 aparece nas sementes amarelas e rugosas e verdes e lisas?
Mendel então concluiu que a cor e a textura da semente eram independes uma da outra e os pares de genes segregavam-se de forma independente. Essa conclusão recebeu o nome de 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente.
Quais os genótipos e fenótipos dos descendentes?
Genótipo: a combinação dos dois alelos em um indivíduo. Fenótipo: a expressão física do genótipo, determinado não só pelo gene, mas pelo ambiente também. Heterozigoto (híbrido): um genótipo com dois alelos diferentes. Homozigoto (puro): um genótipo com dois alelos iguais, seja dominante ou recessivo.
Como fazer genótipo e fenótipo?
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.
Quais foram os resultados obtidos por Mendel que possibilitaram a formulação de sua primeira lei?
Conclusões da primeira lei de Mendel
As características dos indivíduos são hereditárias; As características são transmitidas pelos genes; Os indivíduos herdam um gene do pai e um gene da mãe para cada característica.
Qual foi a conclusão da primeira lei de Mendel?
Primeira Lei de Mendel
Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas. Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações.
Por que razão Mendel escolheu as ervilhas para suas pesquisas?
Para conduzir os seus experimentos, Mendel escolheu as ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum). Essa planta é de fácil cultivo, realiza autofecundação, possui um curto ciclo reprodutivo e apresenta muita produtividade.
Qual foi o resultado obtido por Mendel na geração F1?
Mendel não interrompeu seus trabalhos na geração F1, o que foi essencial para a compreensão do processo. Após o resultado de 100% das plantas com flores púrpuras, ele realizou a fecundação entre plantas F1 e teve uma grande surpresa: as plantas que geravam flores brancas reapareceram.
Quais as contribuições de Mendel para a genética atual?
Seus incríveis trabalhos com o cruzamento de ervilhas forneceram informações valiosas sobre hereditariedade. Mesmo sem conhecimento a respeito de divisão celular e material genético, Mendel foi capaz de propor como as características eram transmitidas aos descendentes de maneira correta e até hoje aceita.
Qual foi o método empregado por Mendel?
Para saber se uma planta realmente era pura, Mendel escolhia as plantas e observava seus resultados ao longo de seis gerações. A cada geração, Mendel observava seus descendentes, e se nenhum deles gerasse sementes de cores diferentes da cor da planta inicial, a planta era considerada pura.
O que foi as gerações p F1 e F2 na experiência de Mendel?
Repetindo o cruzamento de diferentes linhagens puras que possuíam “traços” distintos, ele obteve resultados semelhantes. Com isso, concluiu que as primeiras gerações desses híbridos (F1) herdavam ambos os traços, mas somente um deles se tornava visível. O outro ficava em recesso, reaparecendo na segunda geração (F2).
Em que se baseia a 2 lei de Mendel?
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
Qual era o objetivo de Mendel ao realizar esses experimentos?
Mendel realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele resolveu utilizar as ervilhas porque elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente e produzem um grande número de descendentes.
Que características das ervilhas Mendel observou em seus experimentos?
Nos diversos experimentos que realizou, Mendel observou outras características da planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas as características algumas sempre se sobressaíam às outras, ou seja, existia dominância e recessividade.
Qual é a espécie das ervilhas estudadas por Mendel?
Os experimentos de Mendel
A ervilha é uma planta herbácea leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. ... Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
Quais são as leis de Mendel?
As três leis de Mendel
Baseada na comprovação da existência da dominância, da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, a Lei da Pureza dos Gametas diz que cada característica é determinada por um par de fatores herdados, um de cada progenitor.
Qual a diferença entre moto e moto G?
Como deixar a barba por igual?