O que aprendemos com o ensino remoto na pandemia?

Perguntado por: Inês Iara Gaspar Cardoso Esteves  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

Frente aos desafios enfretados e à incerteza sobre o desenvolvimento da pandemia, o MEC lançou no final do ano passado uma nova diretriz que autorizou as escolas a manterem o ensino remoto até o final de 2021. ... Seguindo todos os protocolos de segurança, ano de 2021 começou com a reabertura gradual das escolas.

O que aprendemos com as aulas remotas?

Se as aulas remotas (ou algumas delas) vão fazer parte da nova rotina, é assim que precisamos encará-las: rotina. Ou seja, com horário e espaço adequado para acontecerem. Assim, será menos caótico que as experiências iniciais, você concorda?

Qual sua opinião sobre as aulas remotas?

As aulas remotas não são invenções dos tempos de pandemia. Elas já existiam, estimuladas nos últimos anos pelo formato EAD (Ensino à Distância). Mas, certamente a necessidade de isolamento imposta pelo alastramento da Covid-19 acelerou a procura e a rápida assimilação dessa modalidade de intercâmbio de conhecimentos.

Qual a importância do ensino remoto?

A família também passa a interagir muito mais com uma criança que está estudando. Por isso, a importância do ensino remoto na educação infantil é justamente fazer com que as famílias fiquem mais próximas dos seus pequenos, aumentando o vínculo entre eles.

Qual o maior desafio do ensino remoto?

  • Concentração. Para o professor pode ser difícil manter a atenção dos alunos durante a aula remota e esse tem sido um dos principais desafios para muitos deles. ...
  • Avaliações e acompanhamento. ...
  • Conexão e acesso. ...
  • Reconhecimento para educadores. ...
  • Leia também:

ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA – VANTAGENS E DESVANTAENS

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as maiores dificuldades no ensino remoto?

Os participantes da pesquisa também levantaram o que acharam desafiador no que diz respeito aos atendimento de alunos em vulnerabilidade social, como sem acesso à alimentação em casa (65%), a falta de conhecimentos dos professores para usar as tecnologias digitais (61%) e problemas para ofertar as aulas a alunos com ...

Quais são as dificuldades encontradas nas aulas remotas?

As 5 principais dificuldades dos professores no ensino remoto
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Autonomia do aluno;
  • Atividades desenvolvidas na aula remota;
  • Interação na aula online;
  • Organização da aula.

Qual a importância das aulas online?

Dentre os principais benefícios desse ambiente virtual de aprendizagem estão a flexibilidade de tempo, o uso de novos meios digitais, a atualização constante e a redução dos custos tanto para o aluno quanto para o gestor do curso.

Como o ensino remoto têm impactado os estudantes?

Escolas e professores tentam manter contato com os alunos. Estudantes e familiares reclamam da falta de acesso à internet, da falta de local adequado para estudos em casa e da falta de contato com os educadores.

Como fazer um relatório sobre as aulas remotas?

Essas anotações é possível fazer através da vivência com a criança, do contato e da rotina estabelecida na sala de aula, pois estas anotações fazem parte do trabalho do professor, sabendo que faz parte também a composição da documentação pedagógica assim mostrando a trajetória da criança.

Quais os pontos positivos das aulas remotas?

Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação: A EaD possibilita que as pessoas que trabalham e por isso não podem frequentar aulas presenciais nos horários convencionais tenham acesso a estas aulas através de aulas assíncronas ou síncronas em horários alternativos ou através da internet.

Quais foram os principais impactos da pandemia para os estudantes da educação básica?

“A maior dificuldade foi para os alunos. Uma parte muito pequena está preparada, com internet, mas a ampla maioria das pessoas mais pobres não possui acesso à internet banda larga, nem espaço adaptado para o ensino em casa”, explicou Matijascic.

Quais os impactos do ensino remoto na educação infantil?

Isso porque gestos, movimentos labiais e materiais didáticos têm impacto na aprendizagem. Esses elementos acabam se perdendo no ensino remoto. "Os alunos que estão retornando [para o ensino presencial] apresentam muitas dificuldades, há alunos que esqueceram até mesmo como se escreve o nome".

Qual a grande problemática do ensino remoto no Brasil?

O modelo online também exige o uso dos dispositivos com acesso à internet para ter acesso às aulas. ... “Muitas famílias têm apenas um celular e os pais levam o aparelho para o trabalho; só à noite a criança consegue entrar e, isso, se tiver sinal de internet, o que é um grande problema no Brasil”, destaca.

Qual a importância das aulas?

A aprendizagem confere aos seres humanos uma posição privilegiada na condução do mundo e da história, o que exige do professor uma postura adequada a essa demanda.

Qual a dificuldade das aulas online?

Falta de equipamentos, dificuldades para acessar as plataformas criadas pelas prefeituras, falta de interações e problemas com internet são as principais queixas dos pais e alunos.

Quais as dificuldades enfrentadas durante a pandemia?

Pesquisa realizada por agências da ONU e publicada no Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) revela que, na pandemia, jovens da América Latina e Caribe relatam insegurança alimentar, aumento da violência de gênero e dificuldades no acesso a ensino e emprego.

Quais as dificuldades das aulas remotas na Educação Infantil?

Há dificuldades, por parte das escolas, de evitar a evasão dos alunos e de garantir novas matrículas, às vezes por dificuldade financeira dos pais, mudanças de rotinas familiares ou até mesmo a dificuldade de compreensão dos pais de que as aulas em formato híbrido podem ser eficazes e colaboram no processo de ...

Como está sendo o ensino remoto na Educação Infantil?

“No ensino remoto para a Educação Infantil, a interação está prejudicada, mas não inviabilizada. Isso porque quando o professor tem a oportunidade de encontrar as crianças online, por exemplo, ele está no mesmo tempo, embora em espaços diferentes em relação a elas”, pontua a psicóloga.

Quais foram as consequências da pandemia na educação?

Pandemia da Covid-19 acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Foto: Divulgação. ... A pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil, que contempla toda a educação básica, aponta que 9 em cada 10 escolas (90,1%) não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020.

Quais as consequências da pandemia para a educação?

Ausência de estrutura para continuidade das aulas, dificuldade de adaptação ao ensino remoto, perda da convivência com o meio escolar, falta de estudo adequado para o Enem, sem contar aqueles que tinham na merenda escolar uma das poucas refeições nutritivas feitas no dia.

Quais foram os impactos da pandemia?

Foram estimados a perda potencial de renda e de consumo no ciclo de vida das pessoas que morreram. “No futuro, serão menos pessoas consumindo, gerando renda. O horizonte de análise indica que no longo prazo haverá impactos econômicos diversos pela redução da população na economia.

Quais os pontos positivos e negativos?

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

O que a pandemia trouxe de positivo?

A pandemia da Covid-19 afetou grande parte dos setores do Brasil e do mundo. Várias reportagens foram produzidas para analisar os pontos positivos da quarentena para o meio ambiente, que foi favorecido em partes pela diminuição da disseminação de dióxido de carbono e da poluição nos oceanos, por exemplo.

Artigo anterior
Como as fases da lua influenciam as marés?
Artigo seguinte
Quantos homens formam um pelotão?