O que apicultura?

Perguntado por: Luna Irina Abreu de Vieira  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (11 avaliações)

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia.

O que significa apicultura resumo?

É a atividade de criação de espécies de abelhas do gênero Apis para fins de produção de mel, pólen apícola, própolis, cera de abelhas, geleia real e apitoxina ou para serviços de polinização.

Quais são os tipos de apicultura?

Para isso há vários métodos, que devem ser adequados ao tipo de apicultura em causa: apicultura intensiva, profissional ou amadora. A segunda operação é a desoperculação, ou seja, a retirada dos opérculos dos favos cheios de mel.

Para que serve a apicultura?

1 - Apicultura

É o ramo que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem. Inclui técnicas de criação de abelhas e a extração e comercialização de mel, cera, geléia real, pólen e própolis.

Qual o principal produto da apicultura brasileira e mundial?

Um dos principais produtos da apicultura nacional é o mel. Atualmente os principais países exportadores de mel são a Argentina (detentora de 84,17% das exportações mundiais) e a China (26,59% da exportação mundial).

O QUE É APICULTURA?

33 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens da apicultura no Brasil?

Uma vantagem da apicultura é a de representar uma atividade de renda extra, através da venda do mel, ou ainda, pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação.

Quais são os principais produtos da apicultura?

A industrialização dos produtos da apicultura permite a obtenção de diversos subprodutos.
...
Abaixo, listamos os principais produtos que você pode fazer na atividade apícola:
  1. 1 – Mel. ...
  2. 2 – Pólen. ...
  3. 3 – Própolis. ...
  4. 4 – Geleia. ...
  5. 5 – Cera. ...
  6. 6 – Aptoxina.

Qual o principal benefício da apicultura para o homem?

O principal benefício ao homem da criação das abelhas sem dúvida é a polinização das flores gerando frutos. A polinização é a deposição dos gametas masculinos, o pólen, no estigma floral chegando até o ovário da flor.

Quais são as vantagens da apicultura?

A apicultura é uma atividade de pontos positivos, tanto sociais como econômicos, além de contribuir para a preservação dos ecossistemas existentes, gera empregos e é uma atividade que pode ser praticada junto com outras atividades, pois demanda pouco tempo.

Quais as vantagens de se utilizar uma colmeia racional?

As colmeias racionais, inventadas pelo homem para domesticar as abelhas, imitam os abrigos naturais e oferecem facilidade para que o apicultor possa controlar a população da colônia e seus produtos.

Quem são os apicultores?

O apicultor é o profissional que atua na área de criação e tratamento de abelhas. Dessa forma, e comum que este mesmo profissional trabalhe com extração e confecção de produtos provenientes desse inseto, tais como o mel, o própolis, a geleia real, dentre outros.

Quantas colmeias posso ter em um apiário?

O apiário – a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola da região. As regiões do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 colmeias ou mais. O apicultor deve aumentar o número de colmeias até perceber uma redução na produção por colmeia.

O que são colmeias rústicas?

Colméias Rústicas

São caixotes sem dimensões padronizadas utilizados para criar as abelhas.

Que nome se dá a criação de abelhas?

Criação de abelhas (apicultura).

Como é a apicultura no Brasil?

A apicultura brasileira começou oficialmente em 1839, quando o padre Antonio Carneiro importou da região do Porto (Portugal) 100 colônias de abelhas da espécie Apis mellifera. Depois de cruzar o Atlântico, apenas sete colônias sobreviveram e foram instaladas na praia Formosa, no Rio de Janeiro.

Quais as vantagens em se criar abelhas?

As abelhas também contribuem para a preservação ambiental, a polinização agrícola, aumentam a produção e a qualidade dos frutos”, observou, complementando que as principais espécies do Estado são a tiúba, uruçu amarela e preta, jataí, tubi mansa e brava.

Qual é a importância da apicultura no Brasil?

No Brasil, a cadeia produtiva apícola se destaca como uma fonte alternativa sustentável de emprego e renda, podendo ser desenvolvida em todas as regiões do país, devido à sua flora diversificada, por sua extensão territorial e pela variabilidade climática, favorecendo a produção de mel o ano todo.

É verdade que o mel e o vômito da abelha?

Vômito de abelha: O mel nada mais é do que isso. O néctar é transportado para o sistema digestório das abelhas, onde é misturado a enzimas que convertem seu açúcar em glicose e frutose. Ele se transforma em mel e é regurgitado pelas abelhas. É esse o produto final que consumimos.

Quais ações humanas afetam negativamente a população de abelhas?

“Com a diminuição ou desaparecimento delas, a nossa alimentação e a qualidade de vida estão muito comprometidas”. Paula afirma que as principais causas da diminuição da população desses insetos é o uso excessivo de agrotóxicos e a perda de espaços com vegetação nativa.

Como a produção de mel influencia a produção das frutíferas?

Enquanto as abelhas conseguem o néctar e o pólen necessários para se alimentar e produzir mel, a agricultura se beneficia da polinização, que amplia sua produtividade e garante frutos com mais qualidade e, consequentemente, maior valor de mercado.

O que é produzido na apicultura?

A apicultura é uma atividade que consiste na exploração comercial das abelhas para produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Depende de o produtor direcionar sua atividade para o que mais lhe convier ou atender a demanda do mercado. Um dos principais produtos da nossa apicultura nacional é o mel.

O que é apicultura e quais os produtos produzidos pelas abelhas?

Assim, hoje, a apicultura é uma fonte de renda para milhares de pessoas em todo o mundo. A exploração comercial das abelhas ocorre para fabricação de produtos como o mel, pólen, geleia real e própolis, com grandes oportunidades de negócio. Atualmente os principais países exportadores de mel são a China e a Argentina.

Quais são os produtos derivados do mel?

Pão de mel, bolo de mel, creme de mel, bala de mel, molhos á base de mel, creme de amendoim com mel, hidromel, aguardente de mel, cachaça com mel, mel com guaco, mel com própolis, cerveja com mel, vinagre de mel, sorvete de mel, xampu a base de mel, cremes esfoliantes, hidratantes, dentre outros.

Artigo anterior
O que foi o czarismo e com que regime era parecido?
Artigo seguinte
Quantas camadas tem a hipoderme?