O que alimenta o fogo?

Perguntado por: Alícia Vera de Castro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

calor; comburente e combustível.
É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente.

O que gera o fogo?

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

O que é necessário para ter o fogo?

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

O que é comburente e combustível?

O combustível é o elemento que possui suscetibilidade a entrar em combustão. O comburente, por sua vez, é o que alimenta a queima do combustível, o elemento que o faz entrar em combustão.

O que queima no fogo?

Fogo. O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor. O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor.

Nivea Soares - Aumenta o Fogo (Acústico Ao Vivo)

40 questões relacionadas encontradas

Qual a energia que vem do fogo?

PRODUÇÃO DE CALOR POR COMBUSTÃO. Pode-se obter energia térmica por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha.

Quais são os 4 tipos de incêndio?

Quais os tipos de incêndio?
  • Classe A. É o incêndio que envolve a queima de materiais sólidos como papel, madeira ou tecido.
  • Classe B. É caracterizado pela queima de líquidos e gases inflamáveis como gasolina e outros combustíveis variados.
  • Classe C. O fogo se origina em equipamentos elétricos energizados.
  • Classe D.

O que é comburente cite 2 exemplos?

Alguns exemplos são: O hidrogénio (combustível) arde no seio do cloro (comburente). Os metais dos dois primeiros grupos da Tabela Periódica (lítio, sódio, potássio, magnésio, etc.) ardem no seio do vapor de água (comburente)

O que vem a ser o combustível?

Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.

O que é o quadrado do fogo?

O quadrado ou tetraedro do fogo acontece quando o incêndio já tem condição de se manter, ou seja fica fora de controle, é a chamada reação em cadeia. ...

Em qual dos três componentes do fogo?

O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.

Como é caracterizado o combustível?

O combustível é caracterizado por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor, gases ou chamas.

Qual é a origem do combustível?

Entre os líquidos usados como combustível, encontramos os de origem vegetal ou animal, como o álcool e o óleos vegetais de rícino e gorduras a partir do século XX surgem os combustíveis minerais, considerados fósseis, são os derivados do petróleo como óleo diesel, o querosene e a gasolina (ou nafta).

Como são classificados os combustíveis?

Combustível se define como qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica. Tendo por base o seu estado físico, eles podem classificar-se em sólidos, líquidos e gasosos.

Quais são os exemplos de comburentes?

Tipos de comburentes

O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Mas há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela.

O que é combustão exemplos?

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.

Quais são os gases comburentes?

O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros. Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão.

Como são classificados os tipos de incêndio?

Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados.

Qual é a química do fogo?

O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor.

Quais são as duas formas de energia que o fogo manifesta?

Ao queimar o combustível, o calor gerado aquece a água de uma caldeira, que se transforma em vapor, que gira uma turbina, transformando a energia térmica (calor) em energia cinética (movimento) e depois em energia elétrica.

Qual é o estado físico do fogo?

Nenhum. Como o fogo não é formado por matéria, ele não pode ser encaixado em nenhum estado físico. Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia.

Qual foi o primeiro combustível?

O primeiro combustível que se tem conhecimento é a madeira. A madeira foi imprescindível, nos tempos primórdios, para aquecer as pessoas no inverno, preparar alimentos e espantar animais ferozes.

Como é produzido combustível?

A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.

Qual é a importância do combustível?

Os combustíveis fósseis são de grande importância, pois eles podem ser queimados (oxidação para dióxido de carbono e água), produzindo quantidades significativas de energia por unidade de peso.

Artigo anterior
Quem deve destacar ICMS ST?
Artigo seguinte
Como pechinchar preço?