O que aconteceu no mundo na década de 50?

Perguntado por: Diego Sebastião Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Política nos Anos 50
A política nos anos de 1950 fica marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista. São exemplos: a Guerra Fria (1947-1991), a Guerra do Vietnã (1955-1975) e, no final da década, a Revolução Cubana (1959).

O que marcou a sociedade nos anos 50?

Consolidava-se a chamada sociedade urbano-industrial, sustentada por uma política desenvolvimentista que se aprofundaria ao longo da década, e com ela um novo estilo de vida, difundido pelas revistas, pelo cinema - sobretudo norte-americano - e pela televisão, introduzida no país em 1950.

Como era a vida na década de 50?

As pessoas casavam cedo e tinham filhos. Nesse contexto, a mulher dos anos 50, além de bela e bem cuidada, devia ser boa dona-de-casa, esposa e mãe. Vários aparelhos eletrodomésticos foram criados para ajudá-la nessa tarefa difícil, como o aspirador de pó e a máquina de lavar roupas.

O que aconteceu em 1950 no Brasil?

Houve um aumento da população urbana, sendo que 24% da população rural migraram para as cidades na década de 1950. Este processo ocorreu, devido ao aumento da intensificação das indústrias brasileiras, tendo início em 1956, sendo parte da “política desenvolvimentista” do então presidente Juscelino Kubitschek.

O que foi fundado em 1950?

Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a "idade de ouro" do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA).

? DÉCADA DE 1950: tudo que aconteceu nos ANOS DOURADOS

39 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu nos Estados Unidos em 1950?

1 de abril: O Senado dos Estados Unidos ratifica os tratados, terminado a ocupação da Alemanha Ocidental. 21 de abril: Termina a ocupação norte-americana da Alemanha. 31 de maio: A Suprema Corte dos Estados Unidos determina aos Estados o fim da segregação racial.

Qual é o século do ano 1950?

1950 (MCML, na numeração romana) foi um ano comum do século XX que começou num domingo, segundo o calendário gregoriano.

São transformações ocorridas na sociedade brasileira durante a década de 1950?

Nos anos 50 vivemos os governos de Getúlio Vargas (que se matou em 1954) e de Juscelino Kubitschek, os quais, em linhas gerais, fomentaram o processo de industrialização nacional pela substituição de importações (iniciado por Vargas); pela abertura ao capital externo para investimento; pelo planejamento estratégico ( ...

Quem foi o presidente do Brasil no ano de 1950?

Mandato de Eurico Gaspar Dutra.

Quais as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira a partir da década de 1950?

A década de 1950 foi um período de transformações sociais, econômicas, urbanas e comportamentais. Os chamados “anos dourados” trouxeram a consolidação da urbanização, industrialização e da sociedade de massa no Brasil, com a expansão dos meios de comunicação.

Como era em 1950?

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. É uma década de revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente quando consideramos o ponto de vista comunicacional, pois é nesse período que as propagandas invadem a rádio e a recém chegada televisão.

Quem foi o último Presidente antes do Lula?

Os ex-presidentes (da esquerda para direita): Itamar Franco, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney em 2005, no funeral do Papa João Paulo II.

Quais são as transformações da sociedade?

Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações. A transformação social, por sua vez, acontece pela necessidade em adaptar-se ao novo para garantir sobrevivência.

Quais foram as principais transformações ocorridas no cenário econômico do Brasil durante as décadas de 1920 e 1940?

Paralelamente à contração da agricultura, cresceu a participação da indústria : 11,6% do PIB em 1900, 15,7% em 1920, 18,7% em 1940, 29,9% em 1960, 34,4% em 1980. O país passou de uma economia com grande dependência do comércio do café e da borracha para a industrialização e diversificação de maneira rápida e dinâmica.

Como estava a situação do Brasil entre as décadas de 1950 e 1960?

Em nenhuma outra década do século 20, a população brasileira cresceu tanto quanto no período 1950-1960: um crescimento em torno de 35%, com o número de pessoas saltando de 52 para 70 milhões.

Qual a data XX?

O Século XX corresponde aos anos de 1901 a 2000.

Como eram os anos 40?

Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial.

Como era nos anos 60?

Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.

O que aconteceu em 1955 nos Estados Unidos?

No dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks se negou a ceder a um branco o seu assento em um ônibus. O ato foi um marco no movimento antirracista nos Estados Unidos. Em Montgomery, capital do Alabama, as primeiras filas dos ônibus eram, por lei, reservadas para passageiros brancos.

Em quais grupos os países foram classificados após 1950?

Teoria dos Mundos
  • Primeiro Mundo: Bloco capitalista, compreendido pelos EUA, Japão, Reino Unido e seus aliados.
  • Segundo Mundo: Bloco socialista, compreendido pela União Soviética, China e seus aliados.
  • Terceiro Mundo: países não-alinhados e neutros (estes últimos liderados pela Índia e Iugoslávia).

Quem foi o presidente do Brasil em 1961?

João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango (São Borja, 1 de março de 1919 — Mercedes, 6 de dezembro de 1976), foi um advogado e político brasileiro, 24.° presidente do Brasil, de 1961 a 1964.

Artigo anterior
Como funciona o Textbroker?
Artigo seguinte
Qual instrumento jurídico a ser utilizado pelo réu para arguir a incompetência mencionada?