Qual o prazo para o juiz analisar pedido de liminar?

Perguntado por: Ivo José Brito  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (34 avaliações)

Análise do Pedido Liminar = Aproximadamente 15 dias. Sentença (decisão final de 1° grau) = Aproximadamente 06 meses. Tribunal de Justiça (decisão final de 2° grau) = Aproximadamente 06 meses. Tempo Total Aproximado para Finalizar o Processo = Aproximadamente 12 meses.

Quanto tempo um juiz leva para julgar uma liminar?

O pedido de liminar costuma ser analisado rapidamente pelo juiz responsável, levando, em média, dois dias para ser atendido, virando uma decisão.

Quanto tempo para cumprir liminar judicial?

O prazo de 120 dias estipulado para o cumprimento da obrigação atende ao disposto no art. 34 , REN 414/2012, da ANELL. A contagem do referido prazo, por se tratar de prazo de direito material (e não processual), deverá ser mesmo em dias corridos, na inteligência do disposto no art. 219 do CPC .

O que fazer quando o juiz não aprecia o pedido de liminar?

Se já houvesse algum despacho e que neste não houvesse manifestação sobre a liminar, caberia embargos de declaração ante a omissão. Nesse caso em que nada foi dito, não cabe agravo de instrumento ante omissão, mas, possível tentativa de despacho pessoal com o julgador poderia suprir a ausência de manifestação.

O que fazer quando o juiz demora para decidir?

Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ. Porém, é necessária a identificação do reclamante e o fornecimento dados do processo, pois não são aceitas reclamações anônimas.

Qual prazo para que o juiz analise um pedido de liminar? Advogado especialista explica a lei

26 questões relacionadas encontradas

É possível falar diretamente com o juiz?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Como agilizar liminar?

O despacho pessoalmente com o juiz pode ser uma boa alternativa para acelerar o processo. Dessa forma, o advogado responsável pelo caso pode conversar diretamente com o magistrado. Essa é uma boa chance para explicar a urgência ou a prioridade do caso e buscar esclarecer os pontos essenciais do processo.

É possível derrubar uma liminar judicial?

As liminares podem ser revogadas pelos próprios magistrados que as proferiram ou por decisão em recurso para instância superior, seja monocrática ou colegiada. Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial.

Pode recorrer de liminar negada?

Sim, ela poderá ser revogada. Da mesma forma que a pessoa que fez o pedido pode recorrer, caso tenha sido negado, a outra parte também tem esse direito.

Qual a diferença entre pedido de liminar e tutela antecipada?

A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.

Quando cabe suspensão de liminar?

A pessoa jurídica de direito privado que tem delegação para prestar serviço público só pode ajuizar pedido de suspensão de liminar se estiver atuando na defesa de interesse público primário relativo à própria concessão e à prestação do serviço.

Quando a liminar se confunde com o mérito?

O pedido liminar se confunde em parte com o mérito da demanda, e, sua concessão, nesta etapa, esgotaria o conteúdo da ação. 3. A decisão concessiva ou não da tutela de urgência somente deve ser reformada no juízo ad quem quando demonstrada flagrante abusividade ou ilegalidade, o que não é o caso dos autos.

Como funciona uma liminar na Justiça?

1) O advogado ingressa com ação judicial com pedido de liminar pedindo que o juiz analise com urgência o pedido e conceda a ordem “liminar”. Liminar significa que o juiz decidirá de modo tão urgente que ele não ouvirá os argumentos do réu e que decidirá com base nos documentos juntados pelo autor da ação.

Quem pode entrar com pedido de liminar?

Quem pode solicitar liminar? Quem move a ação pode solicitar a liminar caso exista urgência no caso. A decisão do juiz é formada a partir e uma análise, onde ele avalia se o quadro, de fato, precisa ser resolvido com prontidão. Para isso, a decisão envolve o nível de urgência da situação.

O que vem depois de uma liminar?

A liminar é uma decisão provisória que visa garantir um direito urgente. A liminar não tem um prazo e, depois da concessão da liminar o réu estará obrigado a cumprir a ordem do juiz, sob pena de multa, por exemplo, sem prejuízo do juiz adotar outras medidas para fazer valer a ordem liminar.

Precisa de advogado para entrar com liminar?

Eis, então, os dois requisitos para conseguir uma liminar:

1) o advogado precisa demonstrar que você tem direito; 2) o advogado precisa demonstrar que seu caso é urgente; Há uma outra forma de obter uma "liminar", que é quando a pessoa consegue demonstrar cabalmente, de modo irrefutável, que ela tem direito.

O que acontece se descumprir a liminar?

O descumprimento de liminar pode ensejar a incidência de multa diária.

Como saber se o advogado está trabalhando no caso?

Para verificar se o advogado está ativo no processo, fique atento a sinais como o recebimento de notificações do tribunal, comunicação frequente e atualizada, participação em audiências e cumprimento de prazos processuais.

Qual a última fase de um processo?

Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Como saber em que fase está o meu processo?

Existem diversas formas de fazer isso: Acesso ao site do Tribunal: O primeiro passo é acessar o site oficial do tribunal responsável pelo processo. Cada tribunal possui um portal que disponibiliza informações sobre processos judiciais.

Como devo chamar o juiz?

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
  • Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  • Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  • Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

O que fazer se o juiz começar a gritar com você?

– Em tom de voz normal, porém firme, peça respeito ao juiz e que ele fale mais baixo. – Se o juiz continuar gritando e perder a compostura, solicite a presença de um representante da OAB. Mantenha-se firme no pedido até ser atendido. – Se foi ofendido entre os gritos, solicite o desagravo junto ao representante da OAB.

Como mandar mensagem para um juiz?

MERITÍSSIMO E EXCELENTÍSSIMO: São palavras sinônimas. Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a).

Quando o juiz não analisa o mérito?

485. O juiz não resolverá o mérito quando: I – Indeferir a petição inicial; Situação em que a petição inicial – instrumento que contém o pedido do autor – possui algum vício que leve à necessidade de indeferi-la (petição inicial inepta).

Artigo anterior
Como saber se minha cicatriz está inflamada?
Artigo seguinte
Como saber se o número é racional ou irracional?