O que aconteceu no carandiru?
Perguntado por: Miriam Mia Oliveira | Última atualização: 7. April 2025Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)
Em 1992, a Casa de Detenção de São Paulo (ou “Carandiru”, como era popularmente conhecida) foi palco de uma das maiores chacinas ocorridas no país. Oficialmente, os registros do Massacre do Carandiru indicam 3,5 mil tiros disparados, que causaram a morte de 111 pessoas e feriram outras 110.
Qual foi o motivo do Massacre do Carandiru?
O massacre do Carandiru aconteceu em 2 de outubro de 1992 e se deu após uma ação policial para conter uma rebelião de detentos na penitenciária. Ouça o texto abaixo!
Teve sobreviventes no Carandiru?
Relatos dos sobreviventes
Após as homenagens iniciais, ex-detentos que sobreviveram aos ataques foram convidados a contar suas trajetórias no sistema prisional e na retomada da vida em sociedade. É o caso de "André do Rap", como é conhecido José André de Araújo.
O que o PCC tem a ver com o Massacre do Carandiru?
O massacre também consolidou a fundação do Primeiro Comando da Capital (PCC), como apontam os pesquisadores do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) Camila Dias e Bruno Paes Manso.
Quem foram as vítimas do Carandiru?
- Adalberto Oliveira dos Santos.
- Adão Luiz Ferreira de Aquino.
- Adelson Pereira de Araujo.
- Alex Rogério de Araujo.
- Alexandre Nunes Machado da Silva.
- Almir Jean Soares.
- Antonio Alves dos Santos.
- Antonio da Silva Souza.
O QUE ACONTECEU NO CARANDIRU? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Quantos sobreviventes tiveram no Carandiru?
Na chacina que ocorreu há 30 anos, policiais militares invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção, nome oficial do presídio na zona norte de São Paulo. Mataram 111 detentos e obrigaram sobreviventes a carregarem os corpos. Para não virar um deles, Godoy teve que se fingir de morto entre os cadáveres.
Quem começou a briga no Carandiru?
Em setembro de 2016, o Tribunal de Justiça anulou essas condenações. Antonio Luiz Nascimento, o Barba, e Luiz Tavares de Azevedo, o Coelho, começaram uma briga no Pavilhão 9. Barba partiu com um soco, ao que Coelho revidou com uma paulada.
Quem deu a ordem do Massacre do Carandiru?
Morre Luiz Antônio Fleury Filho, governador que ordenou massacre do Carandiru. Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador de São Paulo entre os anos de 1991 e 1994, faleceu na manhã desta terça-feira, 14, aos 73 anos de idade, como revelou o MDB, partido que era filiado há décadas.
Quantas pessoas morreram realmente no Carandiru?
Relembre o que aconteceu. Em 1992, a Casa de Detenção de São Paulo (ou “Carandiru”, como era popularmente conhecida) foi palco de uma das maiores chacinas ocorridas no país. Oficialmente, os registros do Massacre do Carandiru indicam 3,5 mil tiros disparados, que causaram a morte de 111 pessoas e feriram outras 110.
Quantos policiais participaram do Massacre do Carandiru?
Levantamento feito pelo Brasil de Fato mostra que dez policiais militares que participaram do Massacre do Carandiru há 30 anos, no dia 2 de outubro de 1992, recebem de aposentadoria um saldo maior que o salário do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que em agosto somou R$ 23.048,59.
Como era o Carandiru por dentro?
No térreo desse pavilhão existiu uma ala conhecida como masmorra. Celas apertadas, úmidas e escuras onde ficavam detentos jurados de morte por outros presos e que não podiam ser transferidos para outros pavilhões. Essas celas foram motivo de frequentes polêmicas com a imprensa e organizações humanitárias.
O que tinha atrás das paredes do Carandiru?
Aí atrás tem um córrego aqui embaixo. Uma grande surpresa para toda a equipe. Antes de entrar na casa de detenção, socorro. leite disse que existiam elevadores no Carandiru.
Como ficou o Carandiru depois do massacre?
O Carandiru foi oficialmente desativado em 2002, 10 anos após o massacre. Na época, a maioria dos pavilhões foram demolidos. Três anos depois, Geraldo Alckmin – na época Governador de São Paulo – deu a ordem para que o resto da cadeia fosse demolido.
Quem era o presidente do Brasil na época do Carandiru?
O episódio aconteceu numa sexta-feira de forte efervescência política. Naquele mesmo dia, o então presidente Fernando Collor de Mello fora afastado por um processo que posteriormente culminaria no seu impeachment.
Quantos presos tinham em Carandiru?
O complexo era formado por sete pavilhões. Na época, 7.257 presos viviam no local, 2.706 deles só no Pavilhão 9, onde estavam encarcerados os réus primários, aqueles que cumpriam sua primeira pena de prisão ou que ainda aguardavam julgamento.
Quem eram os presos do Pavilhão 9 do Carandiru?
Ele relembrou o dia do Massacre do Carandiru, e apresentou informações sobre os presos mortos durante a ação da polícia. “No Pavilhão 9, onde ocorreu a matança, ficavam os réus primários, que tinham idade entre 18 e 30 anos.
O que aconteceu no Pavilhão 9?
O caso ficou conhecido internacionalmente pela invasão da Polícia Militar (PM) no Pavilhão 9 da Casa de Detenção, para tentar conter uma rebelião de presos. Policiais armados mataram detentos para por fim a confusão. Eles alegaram ter atirado para se defender.
Quais direitos humanos foram violados pelos agentes públicos no Massacre do Carandiru?
A República Federativa do Brasil violou suas obrigações decorrentes dos artigos 4 (direito à vida) e 5 (direito à integridade pessoal), em virtude da morte de 111 pessoas e de um número indeterminado de feridos, todos eles detidos sob a sua custódia, na subjugação do motim de Carandiru em 2 de outubro de 1992, pela ...
Quais histórias do filme Carandiru são reais?
Carandiru conta algumas das histórias dos detentos do presídio, que foi a maior prisão da América Latina; a história do filme culmina com o massacre de 1992 ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos, 102 pela polícia.
O que foi feito com o terreno do Carandiru?
Marcado pelo massacre de 111 detentos há 15 anos, o Carandiru teve três pavilhões implodidos em dezembro de 2002. No ano seguinte, foi construído o Parque Estadual da Juventude, um espaço com atividades para a comunidade local.
Qual foi a maior chacina do Brasil?
O Massacre do Carandiru foi uma chacina que ocorreu no Brasil, em 2 de outubro de 1992, quando uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru), causou a morte de 111 detentos.
Quantos presos foram mortos no Massacre do Carandiru?
Em 2 de Outubro de 1992, ocorreu o episódio que ficou marcado como o Massacre do Carandiru. O estado de São Paulo afirmdeixando 111 detentos mortos, segundo o Estado de São Paulo.
Qual polícia invadiu o Carandiru?
Passadas três décadas desde o dia em que a Polícia Militar paulista invadiu o pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, os sobreviventes e familiares das 111 vítimas do Massacre do Carandiru poderão, enfim, começar a ver o desfecho do caso.
Qual foi a última rebelião no Brasil?
A Revolução Praieira foi a última rebelião provincial que aconteceu no Brasil, durante o século XIX. Essa revolta foi resultado da disputa entre praieiros e conservadores pelo poder na província de Pernambuco.
Quem é o vilão de Supernatural?
Quais as principais exigências na escrita em desenho técnico?