O que aconteceu no Brasil no ano de 1904?

Perguntado por: Andreia Gabriela de Miranda  |  Última atualização: 4. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

No início de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco da maior revolta urbana que já tinha sido vista na cidade. A Revolta da Vacina deixou um saldo de 945 prisões, 110 feridos e 30 mortos, segundo o Centro Cultural do Ministério da Saúde.

O que aconteceu em 1904 no mundo?

8 de Novembro – O Republicano Theodore Roosevelt foi eleito presidente dos EUA com 56% dos votos. 10 de Novembro – Eclode a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro. 16 de Novembro – Durante visita de Estado a Inglaterra, o rei Dom Carlos assinou, com Eduardo VII, o Segundo Tratado de Windsor.

Qual foi o motivo da Revolta da Vacina em 1904?

O que motivou essa revolta popular foi justamente a obrigatoriedade da vacinação que usava a força policial para invadir as casas dos moradores e realizar a imunização contra a varíola.

Porque ocorreu a Revolta da Vacina em 1904?

A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por Oswaldo Cruz.

Quem venceu a Revolta da Vacina?

Em 16 de novembro de 1904 a revolta foi sufocada pela polícia. O saldo da agitação que sacudiu as ruas do Rio de Janeiro foi trágico. Cerca de 110 feridos e 30 pessoas mortas. A ação policial resultou na prisão de 945 pessoas, das quais 461 foram deportadas para o Acre.

A REVOLTA DA VACINA NO BRASIL - 1904: leis sanitárias, epidemia | RESUMO DE HISTÓRIA ENEM

36 questões relacionadas encontradas

O que fez a Revolta da Vacina acabar?

O conflito terminou com a fuga dos combatentes de ambas as partes. Do lado popular, os revoltosos que mais resistiram aos batalhões federais ficavam no bairro da Saúde. Eram mais de 2 mil pessoas, mas foram vencidas pela dura repressão do Exército.

Como terminou a Revolta da Vacina em 1904?

Do dia 10 até 16 de junho de 1904, intensos protestos aconteceram, até que o presidente mobilizou o exército e decretou estado de sítio. As consequências da revolta incluíram 31 mortos e 461 pessoas degredadas para o Acre. Em contrapartida, a varíola foi erradicada do Rio de Janeiro.

Qual a história da Vacina no Brasil?

A história das vacinas no Brasil começa no ano de 1804, quando a vacina contra a varíola chegou ao país, trazida pelo marquês de Barbacena. Quase 30 anos mais tarde, a imunização contra a varíola se tornou obrigatória, o que colaborou muito para a superação dessa doença tão perigosa.

Porque Oswaldo Cruz foi criticado?

Foi diretor do Instituto Soroterápico Federal durante 14 anos, posteriormente, Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos. Em 1904, um surto de varíola fez com que Oswaldo Cruz buscasse conter novos casos através da imunização. Foi muito criticado pelos jornais da época e pelo congresso, que protestaram.

Por que a população se revoltou com a aplicação da Vacina?

Por questões políticas, medo e fake news (sim, elas existem desde sempre), pessoas foram às ruas protestar no que entrou para a história como a Revolta da Vacina, que aconteceu entre 10 e 16 de novembro de 1904 e resultou em 945 prisões, 110 feridos e 30 mortos.

Quem foi que inventou a Vacina?

Ele citou o inglês Edward Jenner que produziu aquela que é considerada a primeira vacina: a contra a varíola humana, em 1796. O senador também lembrou Albert Sabin que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite, conhecida no Brasil como “gotinhas”.

Quem era o presidente em 1904?

Francisco de Paula Rodrigues Alves foi presidente da República de 1902 a 1906. Nascido em Guaratinguetá (SP), em 7 de julho de 1848, ele foi promotor e juiz na cidade.

O que aconteceu no dia 10 de novembro de 1904?

A Revolta da Vacina foi um revolta popular que se iniciou no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1904, sendo causada pela insatisfação popular em razão de uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola conduzida pelo sanitarista Oswaldo Cruz.

Quando surgiu a Vacina?

A história da vacinação teve início no século XVIII quando a varíola era a maior ameaça da humanidade. Naquela época, Edward Jenner foi responsável pelo experimento que mostrou que ao inocular uma secreção de uma pessoa com a doença em outra pessoa saudável esta desenvolvia sintomas muito mais leves e se tornava imune.

Quem criou a primeira vacina do Brasil?

Nesse contexto, para reduzir o número de doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela. A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada Lei da Vacina Obrigatória.

Quando foi aplicada a primeira vacina no Brasil?

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil completa um ano nesta segunda-feira (17).

Em que ano surgiu a varíola no Brasil?

A varíola foi introduzida no Brasil pelos “descobridores” europeus. Com o processo de colonização, a doença foi se disseminando. A primeira referência foi feita por José de Anchieta, em 1561, e a primeira epidemia registrada data de 1563.

Quem apoiava a Revolta da Vacina?

Alfredo Varella apoiava por intermédio de seu jornal. Esse grupo heterogêneo buscava influenciar a população contra o prefeito Pereira Passos e, em especial, contra o presidente Rodrigues Alves.

Quem descobriu a Vacina contra a varíola?

No século XVIII, Edward Jenner descobriu a vacina antivariólica, a primeira de que se tem registro.

Como foi o surgimento da Vacina?

Como Jenner desenvolveu a primeira vacina? A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola.

Quais foram os pontos positivos da Revolta da Vacina?

O projeto expandiu-se ao longo de três eixos: melhoramento do porto do Rio de Janeiro, remodelação urbana e saneamento. O presidente Rodrigues Alves tinha uma visão global da reorganização ou modernização da cidade, e de seu alcance nacional e internacional.

O que mudou depois da Revolta da Vacina?

Passado o trauma da Revolta da Vacina, o país consolidou-se ao longo do século 20 como uma referência internacional em imunização. Oswaldo Cruz, outrora descrito como “vilão”, passou a ser considerado um dos maiores sanitaristas brasileiros.

Qual foi a primeira vacina a ser descoberta?

Idealizada pelo médico Edward Jenner, a primeira vacina foi criada no século XVIII, quando a varíola era a maior ameaça da humanidade. Hoje, há imunizantes contra muitas outras doenças, como poliomielite, sarampo, caxumba, gripe, hepatite A e B, entre muitas outras.

Artigo anterior
Como responder comentários nas minhas fotos no Instagram?
Artigo seguinte
Pode o autor alterar a causa de pedir?