O que acontece se romper o ligamento lateral do joelho?

Perguntado por: Leonardo Fernandes  |  Última atualização: 23. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

Uma ruptura completa do LCM é uma lesão mais grave, onde o ligamento é completamente rasgado. Isso pode resultar em uma sensação de instabilidade grave no joelho, inchaço significativo, dificuldade em suportar peso no joelho afetado e, às vezes, um som de “estalo” durante a lesão.

É possível andar com o ligamento lateral do joelho rompido?

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

O que fazer quando rompe o ligamento lateral do joelho?

O tratamento da lesão do ligamento colateral lateral ou do canto posterolateral do joelho pode ser com ou sem cirurgia. Lesões estáveis, ou seja, que não provocam instabilidade no joelho, são tratadas sem cirurgia.

Como saber se rompi o ligamento lateral?

O diagnóstico da lesão do ligamento colateral lateral do cotovelo é feito a partir de uma boa anamnese (história clínica do paciente) e de um exame físico específico do cotovelo que, por sua vez, dependendo se o paciente se encontra na fase aguda da lesão ele acaba sendo comprometido pela dor e pelo inchaço.

É perigoso romper o ligamento do joelho?

Dentre os quatro ligamentos estabilizadores do joelho, o ligamento cruzado anterior — também chamado de LCA — é o principal. Sua lesão ou ruptura gera instabilidade e falseios e pode propiciar a ocorrência de outras lesões associadas se não tratada de forma adequada.

LESÃO DO LIGAMENTO COLATERAL MEDIAL: Sintomas, diagnóstico e tratamento

40 questões relacionadas encontradas

Qual o pior ligamento para romper?

Lesão do ligamento colateral medial

Os ligamentos são bandas duras de tecido que conectam os ossos do seu corpo. Existem quatro ligamentos no joelho que são propensos a lesões: O ligamento cruzado anterior (LCA) é o ligamento do joelho mais comumente lesado.

Quanto tempo posso ficar com ligamento do joelho rompido?

Em geral, o tempo de recuperação pode levar de algumas semanas até vários meses para que a articulação afetada volte ao normal. Para uma lesão leve, como uma distensão ou estiramento leve do ligamento, o tempo de recuperação pode variar de 1-2 semanas com o uso de fisioterapia e órteses.

O que a pessoa sente quando rompe o ligamento?

Quais são os sintomas

Uma lesão de Ligamento Cruzado Anterior costuma levar ao inchaço da articulação com sangue. Já a lesão de Ligamento Cruzado Posteior não causa muito inchaço. Alguns pacientes relatam falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar.

Onde dói quando rompe o ligamento do joelho?

Inchaço do joelho; Dor aguda; Impossibilidade de colocar o peso no joelho e andar; Se outros ligamentos forem afetados, pode surgir um hematoma.

Quando rompe o ligamento do joelho precisa de cirurgia?

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

É fácil romper o ligamento do joelho?

Os ligamentos são formados a partir de tecidos fibrosos, e com isso, são muito resistentes, mas não possuem elasticidade. Mesmo que essa resistência seja suficiente para cumprir com as suas funções, em alguns casos, este ligamento pode ser rompido, quando são muito exigidos.

Como saber se rompeu o ligamento lateral do joelho?

Sintomas da lesão do ligamento colateral medial

Os sintomas mais comuns na lesão de ligamento colateral medial são: Dor na parte medial (interna) do joelho; Inchaço (edema) e hematoma, que, após alguns dias, pode descer pela perna até o tornozelo; Hemartrose: trata-se de um derramamento de sangue dentro da articulação.

O que acontece se eu não fizer a cirurgia de ligamento cruzado anterior?

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

É possível viver com ligamento rompido?

É possível viver com ligamento rompido? Sim, a maioria dos pacientes conseguem andar, dirigir, pedalar e até fazer musculação, mesmo a lesão completa do ligamento cruzado anterior.

Pode correr com o ligamento rompido?

E quando o paciente não vai reconstruir o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) ele pode praticar corrida? Em quanto tempo após a lesão? Em primeiro lugar é preciso reforçar que você não deve praticar atividades que provoquem novos episódios de instabilidade em seu joelho. Isso inclui a prática de corrida.

Tem como recuperar um ligamento rompido?

Fisioterapia: Em muitos casos, a fisioterapia desempenha um papel fundamental na recuperação de um ligamento rompido no tornozelo. Um fisioterapeuta pode projetar um programa de exercícios específicos para ajudar a restaurar a força, a estabilidade e a amplitude de movimento no tornozelo.

Qual é a lesão mais grave no joelho?

1 - Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior)

Quando o LCA é rompido, existe uma grande chance de que uma cirurgia seja necessária, dependendo da gravidade e nível de atividade da pessoa. Essa lesão pode ser causada quando ocorre uma mudança rápida de direção, parada repentina de um movimento, pancadas e outros.

Como saber se a lesão no joelho é grave?

Perda de Amplitude de Movimento: Em casos mais graves, a contusão pode levar à limitação temporária da amplitude de movimento no joelho devido à dor e ao inchaço. Rigidez: Pode ocorrer rigidez no joelho afetado, especialmente nas horas iniciais após a lesão.

Qual exame para saber se rompeu ligamento?

Ressonância. A ressonância magnética é o melhor exame para a visualização do ligamento cruzado posterior e suas características. Esse exame é particularmente bom na fase aguda, pois conseguimos ver todas as características do trauma (inchaço, lesões associadas, tamanho e localização da lesão do LCP).

Como saber se é menisco ou ligamento?

Dores durante compressão e rotação sugerem lesão no menisco; dores durante distração e rotação sugerem lesão ligamentar ou da cápsula articular.

Como saber se a dor e no ligamento?

Os sintomas incluem dor ao longo do interior do joelho, em especial na parte inferior com irradiação para a perna. A dor pode ser sentida ao subir escadas ou quando contraímos os músculos isquiotibiais contra a resistência. Alongar os músculos isquiotibiais também pode causar dor.

Qual ligamento precisa de cirurgia?

Ligamento Cruzado Anterior (LCA) A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é muito comum em atividades esportivas e, na maioria das vezes, requer cirurgia.

Como curar ligamento do joelho em casa?

Tratamento para as lesões nos ligamentos do joelho
  1. Gelo: Aplicar compressas frias na região afetada pode contribuir para diminuir o inchaço e proporcionar alívio da dor.
  2. Compressão: O uso de uma bandagem de compressão pode ajudar a controlar o inchaço.
  3. Elevação: Elevar a perna afetada pode ajudar a reduzir o inchaço.

Quantos dias de atestado para rompimento de ligamento?

Você não ficará sem andar por 9 meses. Mas se seu trabalho exigir movimentos de giro e desacelerações abruptas, terá que esperar os 9 meses. Por outro lado, se no seu trabalho você não carregar peso e ficar a maior parte do tempo sentado, é possível que possa retornar ao trabalho dentro de 1 mês.

Como tratar ligamento colateral lateral?

Do mesmo modo de outras lesões agudas nos tecidos moles, o tratamento inicial de uma lesão no ligamento colateral lateral inclui aplicação de gelo, além de utilização de compressão focalizada e repouso com um imobilizador de joelho de 10 a 15 dias.

Artigo anterior
O que acontece quando as estrias ficam roxas?
Artigo seguinte
Pode tomar fluoxetina e desvenlafaxina?