O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?
Perguntado por: Cristiano Moreira de Ramos | Última atualização: 11. April 2022Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)
Essa é uma doença que ataca principalmente os adultos. Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.
Qual o perigo da periodontite?
Os riscos da periodontite são grandes. Sem os devidos cuidados, ela pode levar à perda das estruturas que sustentam o dente na boca (osso, ligamento e cemento) e, em estágios mais avançados, causar a perda dos dentes.
Qual o melhor tratamento para doença periodontal?
O tratamento da peridontite
Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Qual o principal agravo que o paciente apresenta na periodontite?
A gengivite é a mais comum das manifestações da doença periodontal, pode ocorrer em qualquer indivíduo se houver acúmulo suficiente de placa bacteriana na superfície dental na margem ou nível dento-gengival.
Como saber se a periodontite está avançada?
Sinais e sintomas.
✓ perda óssea severa; ✓ exposição das raízes dentárias; ✓ retração gengival; ✓ mobilidade dos dentes (em alguns casos);
Doença periodontal e sua influência sobre a saúde ©
O que é periodontite severa?
A periodontite agressiva é uma doença relativamente rara, de progressão rápida e que acomete adolescentes e adultos jovens, na faixa etária dos doze aos trinta anos. Causa rápida perda vertical do osso alveolar de suporte, resultando no aparecimento de bolsas infra-ósseas geralmente profundas.
Como tratar periodontite severa?
O tratamento consiste na instrução para controle efetivo da placa bacteriana, raspagem e alisamento mecânico dos dentes acometidos pela doença para eliminar bactérias e tecidos infectados e a administração de antibióticos e agentes químicos controladores de placa bacteriana.
Qual é o primeiro estágio da doença periodontal?
Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite.
Qual o principal fator etiológico da doença periodontal?
O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.
Qual o melhor antibiótico para periodontite?
A amoxicilina vem sendo a escolha principal para o tratamento da doença periodontal devido à sua considerável atividade contra vários patógenos periodontais.
Como acabar com doença periodontal?
A maior parte dos casos de periodontite tem cura, mas seu tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser feito através de cirurgia ou de técnicas menos invasivas, como curetagem, aplanamento da raiz ou uso de antibióticos, por exemplo.
Como reverter periodontite?
A primeira etapa no tratamento da doença periodontal é uma abordagem não cirúrgica conservadora, chamada raspagem e alisamento radicular (RAR). O dentista faz esse tratamento por meio da raspagem e remoção da placa bacteriana e do tártaro dos dentes e superfícies radiculares com instrumentos específicos para esse fim.
Quanto tempo dura o tratamento periodontal?
A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Qual a Epidemiologia e etiologia da doença periodontal?
Pesquisas mais recentes demonstram que sítios rasos em fumantes são colonizados por níveis mais elevados de patógenos periodontais, como T. forsythia, Treponema Denticula e P. gengivalis, e que essas diferenças ficam obscurecidas em bolsas profundas com doença.
Qual o fator etiológico da doença periodontal aceito em consenso pela comunidade científica especializada nos dias atuais?
O agente etiológico das doenças periodontais, assim como da cárie dentária, é a placa bacteriana, embora os microrganismos associados ao desenvolvimento da cárie e da doença periodontal sejam distintos. Para o desenvolvimento da gengivite, basta permitir o acúmulo de placa sobre a coroa dos dentes.
Qual é a etiologia da doença periodontal e cite 3 fatores que interagem favorecendo o desenvolvimento desta?
Diversos fatores associados ao DM podem influenciar a progressão e agressividade da doença periodontal: tipo de diabetes (mais extensa em diabetes melito tipo 1), idade do paciente (aumento do risco durante e após a puberdade), maior duração da doença e controle metabólico inadequado (3,8).
Quais os estágios da periodontite?
- 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
- 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
- 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.
Quais são os tipos de doenças periodontais?
- Periodontite crônica. ...
- Periodontite agressiva. ...
- Doença periodontal avançada. ...
- Boa higiene bucal. ...
- Visitas odontológicas regulares. ...
- Cirurgia de retalho periodontal (cirurgia de redução de bolsa) ...
- Enxertos de tecidos moles. ...
- Enxerto ósseo.
Quantos dias demora para curar a gengivite?
Na maioria dos casos, a gengivite desaparece dentro de 10 a 14 dias. Se seu caso é mais grave, pode levar mais tempo para tratar. Cuide da sua saúde bucal para evitar que se repitam.
Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?
O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.
Como saber se a periodontite é localizada ou generalizada?
Um periodonto sem perda de inserção, nem perda óssea radiográfica apresentará gengivite localizada quando o sangramento à sondagem estiver entre 10 e 30%. Será considerada generalizada quando houver sangramento em mais de 30% dos sítios (Quadro 4).
Quanto custa o tratamento de periodontite?
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
Como é feita a limpeza periodontal?
Na prática, é a remoção mecânica de tártaro e placa bacteriana aderidos não apenas nos dentes, como também abaixo da linha da gengiva (nas raízes dentárias). Para realizar o tratamento periodontal, o paciente deve se dirigir ao dentista que vai remover a placa através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes.
Como é feita a cirurgia periodontal?
A cirurgia periodontal é realizada através de anestesia local, ou seja exatamente na zona afetada na gengiva. A seguir é recebido o tecido gengival para enxerto e a chamada zona do “palato duro” de onde este é obtido. Por fim, as zonas são suturadas com pontos.
É possível recuperar a gengiva?
- cirurgia gengival simples.
- cirurgia com enxerto de gengiva autógeno (próprio paciente)
- cirurgia com enxerto de gengiva alógeno.
- dessensibilização.
- restauração dentária.
Qual a melhor argila para modelagem?
O que é esquistossomose reagente?