O que acontece se o bebê tomar a BCG 2 vezes?

Perguntado por: Camila Rodrigues de Valente  |  Última atualização: 19. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Os resultados da pesquisa mostraram que a segunda dose não traz nenhum benefício adicional no combate à doença. Segundo Jandira Lemos, o estudo reuniu grandes especialistas em imunização no país. Eles avaliaram dois tipos de pacientes portadores de tuberculose.

O que acontece se tomar BCG duas vezes no mesmo dia?

Uma única dose, logo após o nascimento. Até 2006, eram aplicadas duas doses: uma no bebê recém-nascido e outra entre os 6 e 10 anos. No entanto, a baixa eficácia no combate à tuberculose, fez com que o Ministério da Saúde suspendesse a segunda dose da vacina BCG.

Pode repetir a vacina BCG?

Criança que chega ao serviço, ainda não vacinada, poderá receber BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão. A revacinação não é indicada.

Quantas vezes se toma a vacina BCG?

Saúde e Vigilância Sanitária

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

Quanto tempo dura o efeito da vacina BCG?

QUANTO TEMPO DURA A PROTEÇÃO? A duração da proteção varia. Portanto, se sabe que a proteção é maior nos primeiros 3 anos de vida, mas não há evidências de que a proteção seja superior a 15 anos.

A vacina BCG e a importância da imunização

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se a vacina BCG fez efeito?

Como acontece a vacinação da BCG? A vacina deve ser aplicada no braço direito e a resposta ao imunizante leva de 3 a 6 meses para aparecer e é notada quando surge uma pequena mancha vermelha elevada na pele.

Quais os efeitos colaterais da vacina BCG?

Em alguns casos as reações à vacina BCG evoluem mais lentamente e são mais brandas, podendo demorar até 6 meses para a formação da cicatriz vacinal. O paciente também pode sentir febre, calafrios, mal-estar, dores musculares e aumento nos gânglios ou abscessos na pele e nas axilas.

Quando é necessário repetir a BCG?

Não revacinar. A vacina BCG é indicada a partir de nascimento e previne a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. Até então, as crianças vacinadas que não apresentavam a cicatriz vacinal após 6 meses realizavam uma nova dose.

O que acontece quando não tem a marca da BCG?

Sem cicatriz, sem efeito? Ainda há uma crença de que se a vacina BCG não deixar a cicatriz no braço é porque a imunização não obteve sucesso. Isso não é verdade. Mesmo nos raros casos em que a vacina não deixa marquinha, a proteção é sim garantida.

Porque tenho duas marcas de vacina BCG?

Como os testes mostraram que o reforço não era necessário, tal indicação foi abandonada. Por isso, é provável que, caso você tenha mais de 25 anos de idade, tenha duas marquinhas em seu braço, enquanto os mais novos tenham só uma.

Porque a vacina BCG tem que ser no braço direito?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a pequena cicatriz que se forma no braço direito da pessoa imunizada é uma reação natural do corpo ao bacilo de Calmette-Guérin (sobrenomes dos médicos que desenvolveram a vacina, por isso o nome BCG) que compõe a vacina para estimular a imunização.

É normal a BCG inflamar depois de 2 meses?

Evolução – Após mais ou menos 3 semanas o local começa a ficar vermelho e, possivelmente, formará uma ferida (com ou sem pus) que poderá demorar até 3 meses para cicatrizar (ferida abre, aparenta cicatriz, abre novamente). Pode ocorrer coceira no local.

Qual a reação da vacina BCG em Recém-nascido?

Quais são as reações adversas da vacina BCG? É comum aparecer uma pequena elevação avermelhada no braço onde foi aplicada a vacina BCG após duas semanas. A expectativa é que a cicatrização total ocorra em até dois meses.

Quanto custa a BCG no particular?

Vacina BCG ID - R$139,00 - Labi Saúde.

É normal a BCG inflamar depois de anos?

A reativação da BCG pode ocorrer em diversos contextos: associada a quadros infecciosos, imunossupressão, autoimunidade e pós-vacinações. Além disso, especialmente em crianças abaixo de 5 anos de idade, deve ser valorizada como um achando presente em cerca de 50% dos casos de Doença de Kawasaki.

Qual a vacina que dá mais reação no bebê?

Vacina Tríplice bacteriana (DTP ou DTPa)

As reações mais graves como choro persistente, apneia, episódio hipotônico-hiporresponsivo e convulsões são mais comuns com a vacina DTP (que contém a vacina coqueluche de células inteiras) que na vacina DTPa (que contém a vacina coqueluche acelular).

Qual a idade para tomar a vacina BCG?

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde.

Pode tomar BCG depois dos 5 anos?

o Crianças com idade entre 18 meses e 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias, não vacinadas, somente podem receber a vacina BCG após sorologia negativa para HIV; o A partir dos 5 (cinco) anos de idade, indivíduos portadores de HIV não devem ser vacinados, mesmo que assintomáticos e sem sinais de imunodeficiência.

Quem tomou a vacina BCG qual o risco de pegar tuberculose?

Clóvis explica que quando se passa da fase infantil, a pessoa que tomou a BCG pode ser diagnosticada com tuberculose, mas a secundária, que também é conhecida como tuberculose pulmonar. Essa é a forma mais amena da doença.

Quando Revacinar com a BCG?

Não havendo formação da cicatriz vacinal, recomenda-se única revacinação após 6 meses da data da vacinação.

Quem nunca tomou BCG pode tomar com qualquer idade?

Para quem não tomou a vacina e já é adulto, não se recomendada esta vacinação. Segundo o Manual de Vacinação do Ministério da Saúde do Brasil a vacina BCG tem duas indicações: crianças até 5 anos (devem ser vacinadas o mais cedo possível); contatos intra domiciliares de pacientes com hanseníase.

Precisa revacinar BCG?

O Ministério da Saúde recomenda que crianças que não apresentarem cicatriz vacinal, após receberem dose da vacina contra tuberculose (BCG) não precisam ser revacinadas. O novo entendimento está alinhado com os procedimentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do O Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI).

Quais são as doenças que a BCG previne?

A vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Pode colocar o Xô febre em cima da BCG?

Pode colocar o Xô febre sobre o local da vacina? Não há nenhuma contraindicação para colocar o Xô Febre sobre o local da vacina, sendo também uma ótima opção para o alívio do desconforto que a criança possa estar sentindo após a vacina, reduzindo a dor que normalmente fica no local da picada.

Quais os cuidados com a vacina BCG?

Entretanto, após a administração da vacina BCG, haverá uma reação no local da aplicação, com uma cicatriz se formando posteriormente. Essa reação, bem como a cicatriz, é normal e, por isso, não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo no local. Trata-se de uma resposta totalmente esperada pelo organismo.

Artigo anterior
Quem tem Cosme e Damião?
Artigo seguinte
Qual tipo de pipeta e mais precisa?