O que acontece se não respeitar o resguardo?

Perguntado por: Ivan Esteves  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

Os músculos abdominais, tecidos perineais e ligamentos pélvicos que foram esticados durante a gravidez precisam se recuperar, não respeitar esse tempo de repouso antes de se engajar em atividades físicas mais exigentes pode levar a dores e desconforto.

O que acontece quando se tem relação no resguardo?

Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional. Ter relações sexuais nesse período poderá aumentar o risco de uma complicação chamada de infecção puerperal.

Quais são os sintomas de quebra de resguardo?

A quebra do resguardo pode causar infecções vaginais e uterinas. Especialmente em relação à cesariana, a infecção também pode atingir a incisão abdominal. Os sintomas da quebra de resguardo incluem odor forte na vagina, corrimento vaginal, sangramento e aumento da dor na região púbica.

O que acontece se eu pegar peso no resguardo?

Evite carregar peso

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

Porque tem que ficar 40 dias de resguardo?

O tempo de resguardo recomendado pela maioria dos ginecologistas, é de aproximadamente 40 a 60 dias, contados a partir do nascimento do bebê, pois é o tempo que o útero necessita para cicatrizar corretamente.

RESGUARDO: É PROIBIDO ter RELAÇÕES durante este período?! + MITOS sobre o RESGUARDO! | Dra Jannuzzi

20 questões relacionadas encontradas

Pode ter relação com 20 dias de resguardo?

No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.

Pode ter relação com 15 dias de resguardo?

À CNN, a ginecologista Janaina Araújo Ribeiro Bastos destaca que a recomendação médica é de que não haja relações sexuais nos primeiros 40 dias após o parto, independentemente se tenha sido uma cesariana ou normal.

Porque não pode cozinhar no resguardo?

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.

Quanto tempo demora para vir a menstruação após o parto?

A presença da prolactina também inibe a ovulação, suspendo assim a menstruação. Se estiveres a amamentar, é possível que não tenhas período menstrual durante muito tempo. O primeiro período aparece normalmente entre os 6 a 18 meses após o parto, embora não constitua, em si mesmo, uma regra.

Quem está de resguardo pode fazer comida?

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Quantos dias pós parto normal pode varrer a casa?

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném! O fator relevante para saber se você está apta a realizar tal função e a sua cicatrização e a dor!

Pode sair de casa durante o resguardo?

Durante o tempo de resguardo, após o nascimento de uma criança Akwẽ, a mulher tem oito dias para ficar dentro de um quarto bem fechado. Ela não pode sair em céu aberto, toma banho dentro de casa.

Quantos dias após o parto pode sair de casa?

O puerpério é o período que se inicia após o parto. Também conhecido como quarentena ou resguardo, pode se estender até a sexta ou oitava semana depois que o bebê nasce.

Como satisfazer o marido durante o puerpério?

Dicas para estimular a intimidade do casal no pós-parto

Assim, é possível encontrar tempo de se sentarem, conversarem, se alimentarem juntos, irem se reconectando. Ter uma rede de apoio facilita lidar com o cansaço e com as mudanças de rotina.

O que acontece se tomar friagem no resguardo?

Após o parto é prudente que se evitem os alimentos frios, pois podem produzir uma inversão do fluxo sangüíneo, que poderá subir para a cabeça, causando insanidade mental e dores de cabeça. Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem.

Quais são os sinais e sintomas de infecção puerperal?

Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.

Quando devo me preocupar com o sangramento Pós-parto?

Alguns sinais de alerta são:

– Se houver um aumento no fluxo após a 2ª semana; – Se houver presença de coágulos grandes; – Se contiver mau cheiro. Lembre-se de sempre estar atenta aos sintomas e sinais e, em casos de desconforto, procure o seu ginecologista para investigar as causas.

Quanto tempo leva para o útero voltar ao normal?

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Como é a primeira menstruação depois do resguardo?

Logo nos primeiros dias após o parto, a mulher tem um sangramento, que acontece porque o útero está eliminando o material que o revestia durante a gestação e voltando ao seu tamanho normal. Também chamado de lóquio, esse sangramento pode durar de 3 a 6 semanas, mas ainda não é a menstruação.

Quais frutas não pode comer no resguardo?

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

O que não se deve comer no resguardo?

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

É normal sangrar depois da primeira relação Pós-parto?

Você ainda pode sangrar nas primeiras vezes que fizer sexo após o parto. Um pouco de sangramento e desconforto é totalmente normal. Isso significa que pode haver tecido cicatricial dentro ou em torno da vagina, que suavizará com o passar do tempo.

É normal parar de sangrar no resguardo e depois voltar?

E é natural que você precise de um tempo para se recuperar diante de todas as transformações que passou nos últimos nove meses. O útero que se expandiu para dar lugar ao bebê irá retornar ao seu tamanho habitual e isso pode levar ao lóquio, que é um sangramento normal do período pós-parto.

O que é uma infecção puerperal?

Definição da doença. A infecção puerperal é qualquer infecção de origem bacteriana do trato genital feminino durante o período do puerpério. As principais formas incluem endometrite e paramiometrite. O puerpério é o período que se inicia após a dequitação da placenta até 6 semanas após o período pós-parto.

É normal sangrar mais de 40 dias depois do parto?

Sua duração pode ser de até 40 dias e varia de mulher para mulher. A volta da menstruação dependerá do período e da frequência da amamentação. Assim, quanto maior for o período de amamentação exclusiva no peito, mais tardia será a menstruação.

Artigo anterior
Pode fazer exercício com hemorroida inflamada?
Artigo seguinte
Quais são os três componentes da parte mineral do solo?